Foi a única fabricante de pesados do Brasil que conseguiu essa proeza. E a filial brasileira ainda ficou em 1º no mundo em produção
A Scania vendeu, em 2009, 8.324 caminhões no Brasil. É um número e tanto. Primeiro, porque é superior (4%) ao de 2008, coisa que nenhum outro fabricante de caminhões do País conseguiu, por causa da crise financeira mundial. Segundo, porque, com esse número, o Brasil tornou-se o maior fabricante de caminhões Scania do mundo, ultrapassando a Grã-Bretanha. E terceiro porque assim a Scania voltou a emplacar o primeiro lugar na fabricação de pesados no Brasil, com 26,3% de participação no mercado. Fazia algum tempo que isso não acontecia.
Os modelos mais vendidos foram o G 420 4×2 com 3º eixo e o G 380 4×2, também com 3º eixo.
De julho de 2009, quando foi lançado, até dezembro, o Procaminhoneiro financiou 26% dos caminhões Scania, ou seja, 1.275 caminhões. O PSI, outra linha do Finame para veículos, foi responsável por 55% das vendas, ou 2.750 unidades. A montadora também anunciou o início de funcionamento do seu banco.
Este ano, será realizada a terceira edição do concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. O regulamento e os prêmios ainda não foram anunciados, mas, apesar da liderança mundial do mercado brasileiro, ainda não será desta vez que o vencedor levará um caminhão zero-quilômetro como acontece na Europa.
Consórcio lança plano especial
A Scania Administradora de Consórcios acaba de lançar um plano que pretende aumentar a chance de contemplação do participante. Batizado de Plano 15, o grupo tem apenas 200 participantes (normalmente são 300). E, na sexta assembleia, serão permitidos 12 lances. Ou seja, o grupo será subdividido em 12, de 15 pessoas cada. Em cada subgrupo, um cliente será sorteado e poderá levar o caminhão com um lance de 15%. Nos outros meses, as entregas serão da forma tradicional: por sorteio e por lances livres, limitados à disponibilidade de recursos do grupo.
O grupo tem parcelas a partir de R$ 1.872 mensais por 100 meses. Também podem ser adquiridas cotas com duração de 24, 36, 60 e 80 meses – quanto menor o prazo, menor a taxa de administração.
Outro benefício é que o cliente pode optar por pagar parcela reduzida (75% do valor normal) no período entre a 6ª e a 40ª assembleia ou entre a 6ª assembleia e a contemplação – o que ocorrer primeiro. Existe ainda uma carência de três meses no pagamento da parcela após a contemplação por lance.
Outras informações sobre o Plano 15 podem ser obtidas num concessionário Scania ou pelo fone 0800557900 (ligação gratuita).