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Paraná proíbe bitrenzão de 9 eixos

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Recall-MB

 Nelson Bortolin

Há cerca de um mês, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná deixou de conceder Autorização Especial de Trânsito (AET) para bitrenzões 9 eixos (com 19,8 metros de comprimento) transformados depois de fevereiro de 2006. Essa configuração, cujo Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 74 toneladas, já era proibida no Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador de Engenharia de Trânsito e Segurança Rodoviária do DER paranaense, Nilton Merlin de Camargo, o órgão chegou à conclusão de que o veículo é danoso para o pavimento e para as obras de arte. “Só estamos concedendo licença para quem comprovar que (o bitrenzão) foi fabricado até essa data”, afirma.

É que a resolução 211/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu os bitrenzões curtos. A partir de então eles só podem ser fabricados com, no mínimo, 25 metros. Mas, conforme mostrou a Revista Carga Pesada, há muita gente transformando antigos bitrens 7 eixos, que têm PBTC de 57 toneladas, em bitrenzões.

Esse fenômeno se intensificou depois que o Contran passou a exigir cavalos 6×4 para tracionar os 7 eixos. Devido ao aumento do custo do cavalo traçado, muitos transportadores aproveitam para transformar os velhos implementos em bitrenzões, com um ganho de 30% na carga. Clique aqui e leia reportagem especial sobre o assunto.

Questionado a respeito dos custos que os transportadores tiveram para reformar os implementos que agora não poderão rodar, Camargo respondeu que eles deveriam ter consultado o DER antes de incluir os dois eixos nos veículos. Segundo o coordenador, o bitrenzão ajuda a reduzir a vida útil do pavimento.

Além disso, de acordo com ele, há também a preocupação com a segurança. “Ninguém me provou que ele (bitrenzão) é seguro. Quando eu coloco 200 quilos a mais na minha caminhonete já sinto uma diferença grande na hora de frear, imagine o caminhão com 17 toneladas a mais”, ressalta.

O coordenador afirmou esperar que o Contran tome alguma providência para impedir as transformações desses implementos. No ano passado, a assessoria do órgão havia informado à Carga Pesada que uma comissão estava estudando o assunto. A reportagem entrou em contato com a assessoria novamente nesta sexta-feira (27). A informação é de que não há nenhuma novidade por enquanto.

SÓ COM LIMINAR – No Rio Grande do Sul, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) proibiu os bitrenzões em 2004, antes mesmo da resolução do Contran. De acordo com a superintendente de Transporte de Carga do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Iara Montano Rei, só estão circulando no Estado as configurações de 19,8 metros cujos proprietários foram à Justiça e obtiveram autorização por meio de liminares. 

Truckscontrol
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77 Comentários

  1. Se as autoridades vicem um bitrenzão andando na serra(ex serra do cafezal) ou qualquer outra aonde ele toma metade da pista contrária ( indo a segunda carreta na contra mão) ,certamente baniria do pais esta burrice sobre rodas.Esta ganancia tem que terminar!

  2. muito bem gostei asim como muitos que lerao esta reportagem parabens para o parana, sao paulo, rio grande do sul e outros estados que tomarem esta atitude seria e de responsabilidade. com serteza tem muita gente parabenizando vcs. meus parabens mais uma vez.

  3. na minha opiniao  o fato de  pegar os   conjuntos de  4 eixos e transformalos  em 6 eixos  é uma forma de ganhar mais   dinheiro  sobre a carga transportada pq aumenta  a sua  capacidade liquida,sobre o fato de que o 9 eixos acaba com o asfalto quem nao sabe ,mais na verdade  as autoridades nao sabem que aquelas porcarias que eles falao de asfalto nao vale nada e por isso que  o mesmo  acaba  muito rapido e poem a culpa nas carretas e etc

  4. Nivaldo Baptista on

    Ola,pessoal esta proibição já deveria ser muito tempo atrás, na verdade não deveria nem ser produzido este tipo de carreta,só serve para acabar com as estradas e atrapalhar o transito,isto sim é medida restritiva e não proibir caminhões em mini anel viários de certas cidades Brasileiras.Abraços

    • O Brasil vai na contramão do resto do mundo, em vez de se atualizar cada vez mais melhorando as condições rodoviárias de nossas estradas vem com mais restrições ao livre mercado e concorrência isso só encarece o produto final para nós consumidores.
      Sobe o preço do frete aumenta a quantidade de caminhões nas estradas em vez de otimizarmos o transporte e reduzirmos os veículos pesados nas rodovias.

  5. Em vez de proibir este tipo de veiculo, deveria preparar as entradas para esse tipo de transporte que vem crescedo a cada dia no pais, naun so noves eixos como muito mais eixos.

  6. Olá pessoalPara falar a verdade o Brasil não tem estradas para essa configuração de caminhão. Essa balela do Camargo de que ninguém provou para ele que o bitrenzão é seguro não merece crédito. Acredito que nenhum veículo desse porte é seguro, principalmente para outros usuários da estrada, principalmente os de 25 e 30 metros. Nem os de 7 eixos são seguros.  Atrapalham o trânsito por onde quer que trafeguem, principalmente quando tracionados por cavalos de baixa potência.

  7. trabalhei  a procimado 10 anaos caregando peso e ate eseso de peso e nunca deu resultado. minhas caretas são  todas L S  apricimado 2 anos só carego  peso de balança  ou menos peso  hj vejo resultato  potando se pudese tira um eixo eu tirava ja mais colocaria mais eixo em caretas    iso  só provoca  rachaduras   nas estradas  pois são de pecima cualidade  e muintos acidentes  precipalmente  nas rejiois   serana  um ezemplo. montes claro a salinas    M G  e outro  estados   como mostra  as reportajem  nas  rodovias  e  estadual ………? …………………?

  8. eu viajei nese final de ano pro nordeste é cruel nas ultrapasajem  cundo ta trafegando 2  nove eixos  ou mais  em contino  nas rodovias  ezistente  bau e camra fria eu  carga seca bitremsão 9 eixo nunca podia ezistir  iso é um  abuso principalmente  pelas inresponsabilidade  dos matoristas ,,,,

  9. Concordo plenamente com a proibição, pois estão pensando só nos lucros, alias, outra que deveria merecer um estudo mais aprofundado são esses caminhões que estão transitando com duas carretas, principalmente frigorificas e moveis, devido ao comprimento das mesmas, dificulta a ultrapassagem, atrapalham na subida, sem contar que a ganancia é tanta que levam a carga de dois caminhões. Um abraço.

  10. schiffer alberto on

    concordo plenamente,quando do surgimento dos bi-trem nos anos 80/90 eu ja era da opiniao de eles serem tracionados por 6×4 e potencia de 380 cv no minimo. mas aqui tudo e lerdo( so nao para se roubar na politica). estes de 30 mts tbm sou contra, viaje atras deles no norte nordeste vc vai ver o quanto e bom

  11. Parabens ate q em fim uma medida censsata sera que um dia estes responssaveis pelas estradas possam dirigir um caminhao e dai sim decidir tais medidas como por exemplo não só multar mas apreender a mercadoria exedida em peso bruto total e acabar com esta ladroeira que são as balanças por eixo. Nunca exedo o peso de meus caminhoes porem pago um absurdo em multas, ja que pago sem cometer a infraçao sera q um dia tambem não vou colocar exesso . 

  12. Juarez Carnaíba on

    Essas medidas já deveriam ter sido tomadas há muito tempo e não permitir que fossem fabricados e/ou modificados, já que esses pesos pesados estragam com muita intensidade as estradas brasileiras, pois as balanças nem sempre funcionam com regularidade, para coibir os excessos. Porém, deixar fabricar, deixar modificar, para depois proibir, quem fica com o prejuizo ? Isso é falta de gestão dos órgãos públicos que cuidam da questão.

  13. Essa notícia é ótima, porém tenho conhecimento de que aqui mesmo no Paraná juizes andam liberando AET’s especiais para o tráfego dessas aberrações, portanto administrativamente não se consegue, mas judicialmente tudo continuará igual, enquanto isso a insegurança e o sucateamento das estradas continuará o mesmo, esses juizes que andam liberando essas AET’s também deveriam ser autuados, ou será que eles estão acima da lei e criam suas próprias leis quando bem entendem?

  14. Em relação as comentários citados acima dos 04 colegas discordo totalmente com suas colocações pois no Brasil tudo sobe menos o frete neste país. A conta é simples meus caros…2 + 2 = 4… final do mês se você não trabalhar e muito você não pagará a conta. E aqui no Brasil óleo diesel, pneu, peças, caminhões novos, bitrens, pedágios dentre outros mais,  tem aumentado significativamente semestralmente,  tornando inviável o transporte. Ainda temos os problemas dos portos onde a vergonha nacional se repete a cada ano causando transtornos tanto para carregar como para descarregar cargas deixando filas imensas e causando muitas dores de cabeça ao mercado transportador. Com certeza vocês 04 que fizeram comentários não trabalham e nem conhecem o setor do transporte rodoviário e muito menos a logística sem vergonha deste país. Não devem saber também que quem sustenta este país e muitas famílias é o AGRONEGÓCIO o qual envolve um cadeia que começa no campo e atravessa o MUNDO dando sustento a muitos inclusives vocês. ESTES BREVES COMENTÁRIOS FORAM PARA EXPLICAR A NECESSIDADE DE AUMENTAR  O TAMANHO DOS DOS CAMINHÕES, MODIFICANDO A QUANTIDADE DE CARGA. E, VOCÊS PODEM TER A PLENA CERTEZA QUE TODOS FORAM LIBERADOS PARA SEREM MODIFICADOS ENTÃO PENSEM NO QUE  ESTÃO ESCREVENDO ANTES DE  PUBLICAR ALGUMA COISA. 

  15. BOA TARDECONCORDE PLENAMENTE?DEPOIS QUE COMEÇARAM A RODAR O FRETE DA REGIÃO DE PARANAGUA PARA O MATO GROSSODESPENCOU E NÃO SOBRE MAIS, PQ EM VEZ DE LUTAR POR MELHOR FRETE LUTAM PARA COLOCAR MAIS PESO:ABRAÇO

  16. Concordo com o Juarez quando diz que há falta de gestão nos órgãos públicos, o que atrasa uma boa idéia e as vezes age rápido ao extremo para validar uma idéia ruin como a da troca da cor predominante nos semi reboques. Quanto a potência dos veículos, para minimizar pelo menos o incômodo da baixa velocidade, estes veículos deveriam ter no mínimo 460 cv, enquanto aqui no Brasil a opção mais potente que temos está em torno de 550 cv, em países da Europa e EUA já passaram dos 700, por exemplo Volvo na Austrália com composições gigantes…

  17. Realmente isso é um absurdo, um veículo transportar mais de 70 toneladas, essa medida deve ser adotada em todo o Brasil, sou empresário do ramo de transporte de cargas, mas nem assim concordo com essas jamantas circulando no nosso país, não podemos ser tão egoístas, querer ganhar tanto dinheiro de uma só vez, pq o frete desses veículos são altos, não precisa disso.

  18. Johnny Rafael Lang on

    Não concordo com a proibição, pelos seguintes motivos:Deixaram fabricar até agora, e estão deixando ainda;Estavam dando AET pra esse tipo de veiculo até um mês atrás, sendo que o órgão federal  (DNIT) ainda concedem a mesma;A lei ampara, está previsto essa mudança para esse tipo de veiculo.O governo está agindo como se estive-se tratando com criança, essa atitude vai influenciar a economia do país inteiro, pois é por Paranaguá que escoa a safra do Brasil.Vai faltar é pátio prender tanto caminhão.

  19. Alexandre Bergamo on

    Eu acho que certo ou errado quem transformou nao tem culpa se os órgãos responsaveis autorisam e documentam os bitrenzões afinal para que serve o CONTRAN e o IMETRO se o que eles autorizam ainda continua ilegal ai fica dificil, como fica quem fez ,com licenciamento na mão imposto pago mas sem poder trabalhar no seu estado???

  20. NAO  CONCORDO COM A PROIBICAO,  POIS  O GOVERNO  É  CHEGADO NUMAS  TAXAS ,  O PESSOAL  QUE FES  ESSE TIPO DE BITREM  ESTAO  COMBERTO DE RAZAO,PRIMEIRO  QUE  FIZERAM PARA SE MANTER  NO  RAMO,  POIS  OS  FRETES  SAO  BAIXOS  E  O PRECOS  DO DIESEL SAO ALTISSIMO  O PRECOS  DOS  PEDAGIOS  SAO  UM ABSURDO  E  POR  AI  VAI….DEPOIS  , QUE  PRA  FAZER  ESSE  TIPO DE  COMPOSICAO , TEM QUE  PEDIR  AUTORIZACAO  PRO  DETRAN DE ORIGEM  EEEEEEE  PAGAR  (  TAXAS  PRO GOVERNO  )   DEPOIS   TEM QUE  CONFECCIONAR NUMA UMA EMPRESA  ONDE  TEM UM ENGENHEIRO  QUE  ASSINA  ,EEEEEEEEEE(  PAGAR  TAXAS  PRO  CREA DO GOVERNO)  DEPOIS  TEM  QUE  LEVAR  NO  IMETRO  PRA  VERIFCAR OS  FREIOS  E  A CAPACIDADE  DE CARGA EEEEEEEEEEEE  (  PAGAR TAXAS PRO GOVERNO  )    DEPOIS  TEM VOLTAR  PRO  DETRAN FAZER INCLUSAO  DOS  TERCEIROS  EIXOS E  MUDAR CAPACIDADE DE CARGA  NO DOCUMENTO  E LICENCIAR  ,EEEEEEEEEEEE ADIVINHA?  TEM ( PAGAR  TAXAS PRO GOVERNO  )   DEPOIS  TEM  QUE  PEDIR  AET  PRO  DENIT  EEEEEEEEEE  ( PAGAR  TAXAS PRO GOVERNO) DEPOIS  TEM QUE  FAZER  AS LICENCAS  ESTADUAIS  EEEEEEEEEE  ( PAGAR  TAXAS PROS GOVERNOS )   TODAS  AS  TAXAS  SAO AUTISSIMA.  EU FIZ  3 CAMINHOES  DESSES  E  SEI COMO E FEITO  ISSO  DAI,   NAO  FOI FEITO  NAS  COCHAS   NAO.E TEM MAIS UMA COISA , TODOS  ESSAS  TAXAS  FORAM COBRANDO SEM  NINGUEM AVISAR  QUE ISSO PODERIA  ACONTECER PORQUE SERA?   SÓ PRA  ARRECADAR DINHEIRO  E DEPOIS  QUERER  MAIS DINHEIRO, AGORA  ESSE  RODOVIA    ( BR277)  ONDE CONSTA  NOS  MAPAS  BR 277  CONSTA  EN TODOS  OS  ORGAOS  DO  PROPRIO GOVERNO , CONSTA NA LICENCAS DO  DNIT  COMO  QUE  ESTA AUTORIZADO A TRANZITAR  NESSA RODOVIA,MAIS COMO NO BRASIL  TUDO E DE INTERESSE  POLITICO  E  NAO  PUBLICO  AS  COISAS   SAO ASSIM  MESMO,  SO QUERO VER  AS  INDENIZACAO  QUE  ESTE  ESTADO VAI SOFRER  POR CONTA DE NAO RESPEITAR OS DIREITOS DE IR E VIR COM UM EQUIPAMENTO DEVIDAMENTE LICENCIADO.ESTAO DIZENDO QUE  ESSES CAMINHOES  DANIFICA  AS  RODOVIAS,  ONDE  ISSO  E  MENTIRA, POIS  SAO PROGETADOS  COM PESO PROPORCIONAL  A CADA  EIXO, ASSIM  COMO O SETE EIXO  ASSIM COMO  A  LS QUE  É  6 EIXOS,  E  TEM MAIS  SAO CAMINHOES  CURTOS  ONDE DIMINUI O RISCOS DE ACIDENTES NA HORA QUE  OS VEICULOS BAIXOS  PRECISAM APODAR,  IMAGINA  VC  APODAR UM CAMINHAO  DE 30 MTS  OU MESMO  25 METROS ,  É MUITO  PERIGOSO,   AGORA  ESSE  DAI  NAO , ELE  É  UM BITREM NORMAL,  19,80  MTS.QUE  QUE  ISTO, UMA  BARBARIDADE,  ESTAO FAZENDO TEMPESTADE NUM COPO DE AGUA.E  ESTES  CANAVIEIROS  E  CAMINHOES  MADEIREIROS  QUE ANDAM COM 100  TON  EM CIMA DESTA  PISTAS  ,  NAO  VAO MAIS  TRABALHAR   INTAO,    NOS  VAMOS  ATRAZ  DE TUDO  ISTO  .  PODE  ESPERAR,ASS MENDES 67 99762247

  21. E  TEM MAIS  AINDA,  QUAL VEICULO QUE  NAO DANIFICA  AS RODOVIAS ?  TODOS .  POIS  TODOS  TEM  PESO  PROPORCIONAL E TEM ATRITOS  COM O ASFALTO.SERÁ  QUE  AS RODOVIAS DO BRASIL  ATÉ  AGORA  ERAM  INTACTAS? ELAS  ERAM  UMA  MARAVILHA? QUE  NADA  ESSAS   RODOVIAS  NUNCAM  PRESTARAM,  E  SE POR  A CASO  DER UM DESGASTE  A MAIS  NAS RODOVIAS ,  ESSES  PEDAGIOS  VAO GASTAR  O NOSSOS  DINHEIROS QUE  PAGAMOS  ONDE??? COM  COMPRA DE FAZENDAS  DE GADO , COM  JATINHOS  DE LUXOS?  TEM QUE  GASTAR NAS RODOVIAS  MESMO  UÉ.  EU PAGOR  CERCA DE 1100,00   SÓ DE PEDAGIO  DE UM CAMINHAO  SO  PRA IR DE CASCAVEL  A  PARANAGUA   E VOLTAR  .  IMAGINA  SO  QUANTO  DA DE DINHEIRO  PRO  PEDAGIO  ISSO  DAI  EM  20  MINUTINHO  SÓ?   FICA  NUMA PRACA DE PEDAGIO  E  CONTE  QUANTOS  CAMINHOES PASSA  EM 20  MINUTINHO ,  SO  20  MINHUTO,  IMAGINA  1  HORA ,  UM   DIA , 10 DIAS ,  UM  MES,   3  MESES  ,  UM  ANO,   E  A  VIDA  TODA  QUANTOS  ESSES  PEDAGIOS  VAO  RECEBER?VAMOS  ACORDAR   BRASIL,   NOS  DONOS  DE CAMINHOES  TEMOS  MUITA   FORCA  E  NOS  NAO  QUEREMOS  USAR,    SE PARARMOS  NOSSOS  CAMINHOES  15  DIAS,  TODOS  NOS  O QUE    ACONTECE?  EU FALO POR  MIM,  SÓ  EU  ESTOU PAGANDO  CERCA DE 25000  REAIS  SO DE IPVA,  E QUE  TEM  100  CAMINHOES?EU QUERO DEIXAR  AQUI  UMA  PERGUNTA  NO  AR?POR QUE  QUE  NOS  QUE  TEMOS  VEICULOS DE CARGAR COM DESGASTE ALTISSIMO NESSAS  PESSIMAS  RODOVIAS PAGAMOS  IPVA E  AS  FROTAS  DE VEICULOS  DE ALUGUEL  PAGA  IPVA REDUZIDO?E OS  TAXIS  QUE  SAO  ISENTO DE IPVA? POR  ELES  PODEM SER ISENTOS  E NOS  NAO?   MOTOTAXI  TAMBEM  SAO  ISENTO  , VOCE  SABIAM?PORQUE   SERA?   EN  EU FICO  PENSANDO  ISSO  DAI  TODO  DIA………  PENSEN  NISSO  TAMBEM

  22. NAO  CONCORDO COM A PROIBICAO,  POIS  O GOVERNO  É  CHEGADO NUMAS  TAXAS ,  O
    PESSOAL  QUE FIZERAM  ESSE TIPO DE BITREM  ESTAO  COMBERTO DE RAZAO,PRIMEIRO  QUE 
    FIZERAM PARA SE MANTER  NO  RAMO,  POIS  OS  FRETES  SAO  BAIXOS  E  O PRECOS 
    DO DIESEL SAO ALTISSIMO  O PRECOS  DOS  PEDAGIOS  SAO  UM ABSURDO, AGORA QUEREM CAVALOS 6X4,INVENTAM LEI DO TACOGRAFO, DEPOIS  LEIS QUE TEM QUER TER PLAQUINHA  AMARELA  ATRAS  DOS REBOQUES E VAO INVENTANDO COISAS PRA ESSE  SETOR DE GENTE SOFRIDA GASTAR DINHEIRO  E  POR  AI 
    VAI…., ESSAS  LEIS  SAO SÓ PRA CAMINHOES , CARRO BAIXO  NAO PRECISA DE PLAQUINHA  AMARELA, PORQUE? SO  OS  CAMINHOES?DEPOIS  , QUE  PRA  FAZER  ESSE  TIPO DE  COMPOSICAO , TEM QUE  PEDIR 
    AUTORIZACAO  PRO  DETRAN DE ORIGEM  EEEEEEE  PAGAR  (  TAXAS  PRO GOVERNO  )  
    DEPOIS   TEM QUE  CONFECCIONAR NUMA UMA EMPRESA  ONDE  TEM UM ENGENHEIRO  QUE 
    ASSINA  ,EEEEEEEEEE(  PAGAR  TAXAS  PRO  CREA DO GOVERNO)  DEPOIS  TEM  QUE 
    LEVAR  NO  IMETRO  PRA  VERIFCAR OS  FREIOS  E  A CAPACIDADE  DE CARGA
    EEEEEEEEEEEE  (  PAGAR TAXAS PRO GOVERNO  )    DEPOIS  TEM VOLTAR  PRO  DETRAN
    FAZER INCLUSAO  DOS  TERCEIROS  EIXOS E  MUDAR CAPACIDADE DE CARGA  NO
    DOCUMENTO  E LICENCIAR  ,EEEEEEEEEEEE ADIVINHA?  TEM ( PAGAR  TAXAS PRO GOVERNO 
    )   DEPOIS  TEM  QUE  PEDIR  AET  PRO  DENIT  EEEEEEEEEE  ( PAGAR  TAXAS PRO
    GOVERNO) DEPOIS  TEM QUE  FAZER  AS LICENCAS  ESTADUAIS  EEEEEEEEEE  ( PAGAR 
    TAXAS PROS GOVERNOS )   TODAS  AS  TAXAS  SAO AUTISSIMA.  EU FIZ  3 CAMINHOES 
    DESSES  E  SEI COMO E FEITO  ISSO  DAI,   NAO  FOI FEITO  NAS  COCHAS   NAO.E
    TEM MAIS UMA COISA , TODOS  ESSAS  TAXAS  FORAM COBRANDO SEM  NINGUEM AVISAR 
    QUE ISSO PODERIA  ACONTECER PORQUE SERA?   SÓ PRA  ARRECADAR DINHEIRO  E DEPOIS 
    QUERER  MAIS DINHEIRO, AGORA  ESSE  RODOVIA    ( BR277)  ONDE CONSTA  NOS 
    MAPAS  BR 277  CONSTA  EN TODOS  OS  ORGAOS  DO  PROPRIO GOVERNO , CONSTA NA
    LICENCAS DO  DNIT  COMO  QUE  ESTA AUTORIZADO A TRANZITAR  NESSA RODOVIA,MAIS
    COMO NO BRASIL  TUDO E DE INTERESSE  POLITICO  E  NAO  PUBLICO  AS  COISAS   SAO
    ASSIM  MESMO,  SO QUERO VER  AS  INDENIZACAO  QUE  ESTE  ESTADO VAI SOFRER  POR
    CONTA DE NAO RESPEITAR OS DIREITOS DE IR E VIR COM UM EQUIPAMENTO DEVIDAMENTE
    LICENCIADO.ESTAO DIZENDO QUE  ESSES CAMINHOES  DANIFICA  AS  RODOVIAS,  ONDE 
    ISSO  E  MENTIRA, POIS  SAO PROGETADOS  COM PESO PROPORCIONAL  A CADA  EIXO,
    ASSIM  COMO O SETE EIXO  ASSIM COMO  A  LS QUE  É  6 EIXOS,  E  TEM MAIS  SAO
    CAMINHOES  CURTOS  ONDE DIMINUI O RISCOS DE ACIDENTES NA HORA QUE  OS VEICULOS
    BAIXOS  PRECISAM APODAR,  IMAGINA  VC  APODAR UM CAMINHAO  DE 30 MTS  OU MESMO 
    25 METROS ,  É MUITO  PERIGOSO,   AGORA  ESSE  DAI  NAO , ELE  É  UM BITREM
    NORMAL,  19,80  MTS.QUE  QUE  ISTO, UMA  BARBARIDADE,  ESTAO FAZENDO TEMPESTADE
    NUM COPO DE AGUA.E  ESTES  CANAVIEIROS  E  CAMINHOES  MADEIREIROS  QUE ANDAM COM
    100  TON  EM CIMA DESTA  PISTAS  ,  NAO  VAO MAIS  TRABALHAR   INTAO,    NOS 
    VAMOS  ATRAZ  DE TUDO  ISTO  .  PODE  ESPERAR,ASS MENDES 67 99762247

  23. Eu acho errado proibirem soh agora!!!! e o prejuizo desse pessoal esse lado vcs nao vem neh!!!´PORQUE NINGUEM COMENTOU OU DEFINIU UMA LEI MUITO ANTES DE COMEÇAREM A FAZER AS TRANSFORMAÇOES….Tbm todo veiculo por si soh danifica as rodovias mais é por isso que eles pagam o bendito pedagio sem reclamar neh!!! eu acho que se for pra proibir que tenham um motivo melhor e que pelomenos indenizem esses brasileiros!!! POCHA PESSOAL TANTA GENTE AI FAZENDO COISAS ERRADA E NINGUEM PROIBE…. ELES ESTAO TENTANDO TRABALHAR MAIS E GANHAR MAIS”… PORQUE ENTAO QUE AUTORIZARAM DOCUMENTOS DE MUITOS AI???

  24. Essa notícia é enganosa, pois o que vemos nas estradas ainda é um enorme numero de 9 eixos rodando pra cima e pra baixo. Descendo a serra e fazendo anarquia nas estradas e no frete paranaense.

  25. Concordo plenamente com o Mendes quem critica o transporte e principalmente os rodotrens não sabe de nada quero ver um amigo desses ai se ele consegue manter um caminhão e os demais gastos que tem carregando 37 toneladas de Campo novo-MT a paranaguá a 150 reais por tonelada fora o pedagio, como ja postei antes somente transformamos porque nos acreditavamos numa alta de frete que nunca irá acontecer e acho mais, para você meu amigo transportador que tiver um bitrem, transforme tem que transformar mesmo

  26. ESSES BABACAS Q COMENTAM CONTRA O 9 EIXO E OUTROS CAMINHÕES SÓ PORQUE DIFICULTAM SUAS ULTRAPASSAGENS (DOS APRESSADINHOS) Q LA NA FRENTE PODEM PROVOCAR UM ACIDENTE AINDA MAIOR Q UMA CARRETA, PORQUE NÃO PERGUNTA AOS ORGÃO Q COBRAM OS IMPOSTOS (IPVA/TRANSF./VISTORIA DO IMMETRO DENTRE OUTRAS!!!)? TUDO ISSO E MUITO MAIS, INCLUSIVEL ESTES MESMOS ORGÃOS QUE PROIBEM A LECENÇA DO PR SÃO LIGADAS AO GOVERNO FEDERAL,NA QUAL VC CONSEGUE LICENÇA P/ RODOVIAS FEDERAL. ENTÃO EU LHES PERGUNTO QUEM TEM MAIS PODER NESTE…???? PAIS, É O GOVERNO FEDERAL OU O ESTADUAL Q LEI SÃO ESSAS? PORQUE N FALAM A MESMA LINGUA?, AI VC PODE ME DIZER Q OS CONSERTOS NAS RODOVIAS ESTADUAIS TEM CUSTO P/ ESTADO, CONCORDO SÓ Q O GOVERNO FEDERAL MANDA DINHEIRO P/ OS ESTADO TAMBEM P/ AS RODOVIAS, ISSO NÃ FALANDO DOS PEDAGIOS Q NOS PAGAMOS P/ O ESTADO, (AONDE ESTÃO O DINHEIRO). ISSO É SÓ POLITICAGEM ALGUEM N ESTA CONSEGUINDO VENDER SEUS IMPLEMENTOS E TEM E TEM ALGUEM INFLUENTE NO GOVERNO Q ESTÃO C/ ESTA PALHAÇADA, EU PODERIA FICAR UM ANO O MAIS FALANDO DESTE ASSUNTO MAIS N ADIANTA. SÓ P/ FINALIZAR EU TAMBEM TENHO CARRO PEQUENO E ANDO ATRAS DOS CAMINHÕES E FICO AS VEZES PUTO DA CARA, MAS NO MESMO TEMPO LEMBRO Q ELES ESTÃO TRABALHANDO E ESTÃO TRANSPORTANDO TALVEZ A MINHA PROPIA ALIMENTAÇÃO…. PENSEM NISSO TAMBEM!!!!.

  27. Eu sou contra o bitrenzão pois quero que me provem que é seguro transformar um veiculo de 57 toneladas para 74 toneladas. Seria muito a favor se fosse um equipamento 0 KM  mas não fabricado em qualquer oficina, muitos desses bitrens já estão até fora de operação a muito tempo e são transformados em bitrenzões, qual a segurança deste equipamento??  Já vi muitos por ai com a carreta de trás tombada. já vi vários acidentes provocados por esses veiculos por não terem a segurança necessária, por não ser um veiculo que foi testado e aprovado para ser fabricado, acharam uma brecha na lei e começarm a transformar esses bitrens em bitrenzões Sou contra e  acho que não deveriam mais dar licença para esses tipos de veiculos.

  28. 9 eixo deve ser proibido já, pois quem não vê que na serra de paranaguá ele desce pegando fogo nas lonas de freio, e outra coisa os 9 eixos estão derrubando o frete principalmente no paraná e mato grosso, já devia ter proibido há muito tempo, o 7 eixo é o ideal não precisa mais do que isso, e outra coisa se fosse tão bom 9 eixo, a randon, guerra, noma e outros já estariam fabricando o bitrenzão, mas não estão então quer dizer não presta só atrapalha.  

    • Só desce fumaçando tudo quem abusa do equipamento assim como ls e bitrem fumaça tambem , trabalho em um 3 3 e não tenho do que reclamar em relação a freio , quem desce pegando fogo em roda não é motorista …

  29. Acho ridículo essa proibição !Se eles deram licença para quem transformou , eles nao podem retroagir.A probicao deveria valer somente a partir da data de divulgação para novas transformações.As antigas deveriam valer, mas com ação contra essa corja , os caminhões vão rodar normalmente. É o cúmulo fazer proibições retroativas.É a mesma cousa que fazer uma lei que nao pode mais andar de carro, só de bicicleta.Isso nao existe. Quem tem tem o direito adquirido e mais o bitrenzao nao danifica a esteada pois tem mais eixos  e isso distribui melhor a carga . A carreta ” Vanderleia” com eixos espaçados danificam muito mais e nao são proibidos. Esses engenheiros do DNER só podem ter comprado o diploma. 

  30. Além disso, de acordo com ele, há também a preocupação com a segurança. “Ninguém me provou que ele (bitrenzão) é seguro. Quando eu coloco 200 quilos a mais na minha caminhonete já sinto uma diferença grande na hora de frear, imagine o caminhão com 17 toneladas a mais”, ressalta.E o Inmetro é o que então ???Órgão nacional que aprova e fiscaliza e testa todas as transformações é o que ??Tem cada um que me aparece.Enquanto a população nao se revoltar contra esses dirigentes o país vai ficando cada vez pior.Agora a moda nao é ecologia ? Um Bitrenzao gasta o mesmo diesel e leva mais carga.Então polui a metade pois eqüivale a dois caminhões , diminui o número de caminhões na estrada, nossa, só tem benefícios. Ficam falando que estraga estrada . Tudo balela.Vejam o pedagio. Era para pedagiar as principais rodovias do Paraná para teoricamente sobrar dinheiro do ipva e de outros impostos sobre is combustíveis , para reformar todas as esteadas de menor porte, vicinais , e estaduais. Resultado. Nao reformaram 1metro de estradas estaduais no Paraná .E nós aqui sofrendo .Vamos parar com essa baboseira e cobrar do governador cadê a verba que sobrou que nao esta sendo investida nas rodovias pedagiadas que seriam investidas nas outras estradas que nao possuem pedagio .

  31. Gente como vao ficar nossas pontes a maioria ja estao condenadas a do rio iguaçu ta rachada logo do rio paraná em Guaira  vai ter q entrar em reforma  tudo porque as multi nacionais querem reduzir custos, porque no estado de SP o bitrenzao é broibido?? a rodovia Cascavel Toledo ja afundou a pista da direira Cascavel  a Capitao depois q PRF liberou o trafico dos 9 eixos acabaram com a rodovia, to revoltado.

  32. UM!!!TA  REVOLTADINHO.NOSSA  QUE  PREUCUPACAO COM  AS  RODOVIAS ???   QUANDO  E  ASSIM  NAO  CONSEGUIU  FAZER  NENHUM  9 EIXO,MAIS BEM  QUE   ESTAVA  COM VONTADE   NE??VOCE  FALA COMO  SE FOSSE  OS CAMINHOES  QUE  ESTRAGA  AS  RODOVIAS MAIS  ESQUECE  QUE O GOVERNO  NAO  DA MANUTENCAO  PERIODICA, ONDE  ESTAO  NOSSO  DINHEIRO  DOS  IPVAS?

  33. Só no Brasil mesmo, deixão fazer as coisas depois proibem, mais não proibem os roubos no senado, e em todos os orgãos publicos, com todo o imposto q pagamos teriamos pelo certo que andar só em pista dupla  ate as estaduais, o povo brasileiro aceita tudo e ninguém faz nada, quando começam a construção de um pedágio tinhamos que nos reunir e quebrar tudo aonde ja ce viu pgar pedágio pra andar em pista simples e esburcada.,

  34. O frete ta uma beleza, a safra ta xiq, agora gastar com liminar  e licensa é so nata, é só colocar mais umas toneladas amais no bruto q fica bom todo mundo sabia q isso poderia acontecer ou não???  porque será q as fabricas nao tao fabricando novo??? eles tem cabeça….

  35. Sobre o 9 eixos o peso e porporcional por  eixo e só usar a a matematica ton. que divide por eixos.Sobre as estradas do nosso Brasil como se as mesmas sempre foram 100 % como só agora as estradasestão  se deteriorando por culpa dos 9 eixos.E falando em segurança  o 9 eixos 3×3 e muito mais seguro que o 25 mts é só perguntar para quem conhece do assunto  de verdade”os motoristas de nosso Brasil”Tenho um 9 eixos e o que vejo é que nossas estradas estão ruim não é por causa do 9 eixos e sim pelo governo que não  faz rodovias decentes e nem da faz manutenção adequado é só assistir a tv sobre os escandalo no DNIT!Vamos fiscalizar sim as estradas com mais balança para evitar o excesso por eixo!!

  36. IRANY LUIZ ACADROLI on

    Sobre o 9 eixo devem decidir logo se vao renovar a licenca ou nao, pois precisso trabalhar, quem entende do asunto o seja os engenheiros que falem se pode ou nao alguem tem que tomar peito do asunto, ja estou cheio de boatos. quem tem o poder que  se fassa valer de uma vez.

  37. Na minha opinião, acho q o individuo q fabricou e ja obteve uma vez a licença para rodar tem o direito adquirido de sempre ter adquirida tal licença e continuar a rodar com seu nove eixo, pois caso contrario quem ira resarcir o investimento q o cidadão fez com a fabricaçao do mesmo. Por outro lado, acho q a fabricação e licença deveriam ser proibidas daqui para frente, pois todos vão concordar que quando lançaram o sete eixos, todos os fretes começaram a se basear em cima do mesmo, principalmente o grão, o que significa que quem saiu perdendo foi o proprietário da LS. Sendo assim todos ao de convir q com a autorização para que tais nove eixos continuem sendo fabricados e autorizados a rodar ira nova prejudicar o preço do frete, ou seja os pequenos proprietarios de caminhões que trocaram sua LS por um sete eixos, novamente irão ser lesados, pois os fretes irão se basear no nove eixos. No final de tudo, o que temos q entender é que o dono do caminhão e os motoristas é quem sempre tomam no cú, com preço do frete baixo e os custos de rodagem cada vez mais caros. E quanto as rodovias é uma vergonha o governo colocar a culpa no transportador, pois todos os impostos que pagamos e o absurdo de pedagio, deveriamos rodar em estradas de ouro!!!!!!!!

  38. Não concordo em proibir agora, o DER do Paraná devia não ter dado as primeiras AETs, deixou que fabricasse milhares de 9 eixos e agora quer proibir? A maioria dos proprietarios vão entrar com pedido de liminar, e vão continuar a rodar e com isso só o estado do Paraná vai perder, vai deixar de cobrar por AETs.Sobre os 9 eixos tem muita gente dando opniões erradas, nem sabem o é um conjunto de carretas, o rodotrem a pesar da capacidade ser maior, o conjunto freia mais do que outras carretas, sobre a segurança, é muito mais seguro que um cavalo puxando uma carreta simples, é mais firme nas curvas.Sobre danificar as rodovias, é só o DER e as concessionárias das rodovias fazerem um recape melhor, mais forte. O que será que danificava as rodovias quando não havia rodotrens rodando? As pontes que temos são muito antigas e foram projetadas para caminhões truks, ta na hora de politicos abrir os olhos para o futuro, para nossa produtividade que cresce a cada ano e deixar de impedir pessoas de trabalhar e acompanhar a evolução e o crescimento de nosso país.Meu nome é Fábio Poggi, trabalho com um rodotrem, passo 30 dias longe de casa e da minha familia, trabalho 18 horas por dia e não me sinto cansado do trabalho, me sinto cansado de tanta falta de vontade de pessoas que pensam só em sí e em seus interresses, faço minha parte para que nosso país continue crescendo e não me arrependo disso.

  39. eu quero que seja proibido logo acabou com o frete o brasileiro de vez de brigar para aumentar o frete nao  eles querem carregar mais peso.

  40. O problema é o maldito governo que veio com essa viadagem de proibir de só por caminhão traçado em bi-trem 7 eixos, 1t a menos e o frete cada vez pior dai o brasileiro de seu jeitinho procurou o furo de poder transformar bi-trens 7 até fevereiro de 2006 em bi-trenzão, eu apoio a 9 eixos, ela leva mais peso mas em compensação tem 2 eixos a mais, quem tá fazendo toda essa bronca são as propiás montadoras de carretas porque querem vender aquela porcaria de 25m.

  41. Ricardo Lima dos Santos on

    queria mandar um alo para esse tal de Rodrigo que nem sabe oque ta falando, o bitrenzao leva 14,5 toneladas a mais, são 6 eixos total CMT 52t divida 52t por 6 da 8666 por eixo. Já o bi-trem leva 37,5t com 4 eixos são 9375 por eixo 2 eixos a mais tem mais freio segura mais. Sou a favor de liberar a 9 eixos sim para caras de experiencia, agora tipos do seu nem a carteira te daria se queixar de 200kg na carroceria de sua camionete vá se lavar.

  42. SOU  CONTRA A PROIBIÇÃO, POIS ELES LEVAM A CARGA DE DOIS CAMINHÕES! É MENOS UM NAS ESTRADAS! QUANTO A ESTRAGAR O PAVIMENTO, É SÓ FAZER PAVIMENTO DE BOA QUALIDADE! E NÃO FAZENDO PORCARIAS SEUS POLITICOS CABADA DE CORRUPTO!!! 60% DAS CARGAS DO BRASIL  É TRANSPORTADA EM CAMINHÕES, ENTÃO TEM QUE AGILIZAR. NA AUSTRALIA ANDA DE 4 OU 5 COMPOSIÇÕES MAS O GOVERNO OFERECE UM PAVIMENTO DEW QUALIDADE E NÃO ESSA RASPINHA SAFADA DE ASFALTO!!! ABRAÇOSSS

  43. Guando uma lei é criada, e obevio que foi analisada criteriozamente. Os orgãos copetentes e administrador das leis de transito, teve que publicar em diário oficial esta lei que liberou a colocação do 3º eixo em cada carreta do bi-tren  de 19.80 mts com especificação de ano de fabricação.Isto não aconteceu porque uma pessoa quis, e sim, porque tem uma lei  por trás de tudo isto.Os gastos a quem o fez e grande, e com certeza houve imetro licença, toda uma legislação p/ defesa do uso deste tipo de equipamento. Quanto ao risco de freios e estabilidade deste veiculo,e igual a qualquer veiculo, depende também, e de quem esta operando, (O MOTORISTA). Se não for um proficional,infelizmente, erros tragicos acontecem até com inrresposável conduzindo um fusca !…. 

  44. É uma vergonha oque ta acontecendo estao acabando com todas as estradas,alem do perigo constante as vezes na mão de irresponsaveis e inesperientes motoristas,um absurdo.

  45. Olá povinho entendido de rodovia e preocupado com nosso tapete nacional, que tal transportarmos comida para voces de carrocinha, se faltar tração, podem até faturar um extra em nos ajudar. Só gostaria que voces dessem uma solução para quem investiu em equipamentos autorizados pelos órgãos competentes e que agora os mesmos estão voltando atrás devido à pressão de fabricantes. Vê se no Mato Grosso é proibido, aquí não tem fabricante de carreta!

  46. para q serve as leis ou proibiçao de alguma coisa no BRASIL????? quem fiscaliza???? a lei é só pro pequeno, o grande da um jeitonho, ( R$$$ ) quem é prejudicado ????? quem fez o bitrenzão ( o autonomo ??? ) quem está sofrendo com esses 9 eixos, com o frete lá em baixo. agora q o autonomo está sendo obrigado a fazer também para não sair do mercado é perigoso ser proibido no Brasil inteiro…. 

  47. Sinto muito meus caros amigos, país que as leis federal tem menos poder que as estaduais oque voces querem, o imétro a aet é orgão federal , e mais alguns orgão federal, é menos competente que as estaduais? ,  PR,SP, RS, MS,GO,e outros.Como disse um amigo, o bitrensão é o futuro do transporte de grãos do pais,a não ser que o governo tome vergonha e faça ferrovias para conservar as ditas cujas rodovias, nossas rodovias, voces querem saber de mais uma, essa tal de vanderlélia que surgiu, é só pra pegar trocha, é coisa dos fabricantes pra faturar muito mais, gasta-se menos e se ganha mais. Devemos sim fazer critcas mas nós nos unir-mos mais para que melhore o nossos trabalhos. Boa noite a todos camioneiros, reflitam-se     

  48. eduardo ferreira on

    Eles estao proibindo porque vende menos carretas , este pais e uma piada em termos de transporte e infra estrutura,e so no brasil que tem esas palhacadas . Aqui agente controi rodovias com omposto da gente ,e depois eles repassam para empreiteiras e cobram pedagios caros . Eles inventam uma carreta de nove eixos so para carregar mais pesso , eu quero ver um dono de caminhao que ficou rico carregando peso,em ves de brigarem por fretes melhores eles preferem carregar peso e so no brasil que acontece essas coisas.

  49. eu não concordo com a proibição dos 9eios orque meu pai trabalho com essa firma dessa carreta da gambine dessa foto desse 9eixo os policia de primavera e de diamante fica só de noite pegano dinheiro dos mostorista e eu não concordo com a proibição dos 9eixos

  50. o governo vem e da a liberaçao,ai depois do cara ter gastado uns 40mil para transformar o empremento ai eles vem e fala que vai proibir! isso e um desrespeito com as pessoas. e sobre rodovias,eles vem privatiza as rodovias tiram as responsabilidade das costas deles e poem nas nossa,ai vem eles me falar que ta danificando o asfalto.nos ja estamos pagando por isso! e bem caro. senhores governantes olhem com mais carrinho para os caminhoneiros,nos transportamos o ”BRASIL” e o que ganhamos? proibiçoes e umiliaçoes pelas estradas abuzo de poder por parte prf, pedagios abusivos, combustivel levando mais de 50porcento do frete,e ai que vç me falam? um abraço a todos, ai vai o meu recado.

  51. DORIVAL ANGELUCI on

    Que bagunça !!!!Primeiro permitem depois proibem.Que democracia é essa? No tempo da Ditadura Militar não existia isso, nem mensalão, nem pedágio, nem proibição de porte de arma legal.Só o pior cego (aquele que não quer ver) não percebe que os nove eixos aumentam a capacidade de carga, mas aumentam também mais dois eixos, ou seja 08 pneus, para suportar esse aumento de carga, assim como aumentam 08 pneus par dar aderência e frenagem compativel com a carga que transporta. Tudo é proporcional nos 09 eixos. O que não é proporcional é o poder ditatorial das autoridades competentes ou “incompetentes”. Para isso existe uma Constituição Federal que garante o direito adquirido. A Lei ou as normas legais em geral, não podem retroagir para prejudicar ninguém.Pau neles caminhoneiros dos nove eixos. Onde estão as pistas duplicadas do Paraná. Já faz quase 20(vinte) anos que foram criados os pedágios e até agora não se vê vestígio de duplicação das pistas. O pior, o maior defensor do pedágio BETO RICHA” o vendedor da Copel da Sanepar e do Banco do Estado, se elegeu governador do Paraná, agora aguentem quem votou nele.

  52. Pois olha do jeito que ta as coisa nao da pra acreditar….eu queria so sabe quem vai arca com as dispesas em que nois tivemos,para fabricar esses nove eixos que na epoca foi tao facil ate para mandar fazer q para esse governo e bem facil aprova uma lei hoje e quando e a manha proibi e para os pobres que depende de tirar o sustento da familia decima de um unico capital q conseguiu fazer ate hoje e ainda financiado muitas vezes nem terminou de pagar e nao tem como se desfazer deles e facil e como de coisa q essas estradas sempre foram o paraiso para anda pois perde muito para o estado do MT DO SUL.SINCERAMENTE EU QUERIA SO SABE DE UMA COISA SERA QUE O GOVERNO VAI DEVOLVE O DINHEIRO Q GASTAMOS PARA FABRICAR ESSES CAMINHOES“QUEM SABE PRA ELES E MELHOR VER AS PESSOAS ROUBANDO DO TENTA TER UMA VIDA DIGNA OU PELO JEITO PRA ELES OS BRASILEIROS DEVEM SE CONTENTAR COM AS CESTAS BASICAS E VALE GAS Q A DILMA OFERECE;;;;;;;;;;;;;;QUERIA VER SE FOSSEM ELES Q TIVESEM ESSSE UNICO CAPITAL PARA PODER COLOCA A COMIDA NA MESA DOS SEUS FILHOS E NAO PODER TRABALHA DIGNAMENTE.ENTAO NAO PODERIAM TER LIBERADO NEM A PRIMEIRA LICENÇA ESTADUAL DO PARANA OLHA E MUITO CRUEL SABE QUE O BRASIL TA ANDANDO POR ESSE CAMINHO NA REALIDADE QUEM TA LA PRA COMANDA NAO SABE NEM O QUE QUER DA VIDA…..PENSA QUE VIDA DE CAMIONEIRO E IGUAL A VIDA DELES PASSA SO EM SOMBRA E AGUA FRESCA AGORA IMPOSTO DE TUDO QUANTO E COISA ISSO ELES ACHAM PARA PAGA……PORQUE ELES NAO SABEM O QUE VC CARREGA ESSES FRETE QUE SOBRA UMA MISERIA E NINGUEM PENSA QUE O MOTORISTA DEIXA A SUA FAMILIA EN CASA E VAI EM BUSCA DO PAO DE CADA DIA E AINDA E TRATADO PIOR QUE BICHO QUE TEM QUE ENFRENTA BANHEIRO DE POSTO PRA PODE TOMA BANHO E FAZER MUITAS VEZES DA CABINE DO SEU CAMINHAO A SUA MORADA E COM OVALOR QUE TA OS FRETES VC MAL CONSEGUE TIRAR A DESPESA DO SEU CAMINHAO QUE TAMBEM TEM DESGASTE…..E OLHA O VALOR QUE E UM CAPITAL DESSE …..PORQ NINGUEM ENCONTRA SALAME E NEM DINHEIRO PINDURADO EM ARVORE E ESSAS RODOVIAS SEMPRE TIVERAM UMA PORCARIA NAO VAI SER AGORA QUE VAI PIORA…..O BRASILEIRO SEMPRE SE CONTENTOU E DISSE AMEM PRA TUDO E ESSE O GRANDE PROBLEMA EU QUERIA VER SE OS DEPUTADOS E SENADOR,PRESIDENTE SOBREVIVERIAM COM UM SALARIO DE UM MOTORISTA E IRRIAM BATE LAVANCA DE CAMINHAO DIA E NOITE PRA GANHA O SALARIO Q UM MOTORISTA GANHA……AGORA NAO DEVEMOS NOS COVARDA PARA ISSO SE NAO O VAI SER FEITO DE NOIS…… 

  53. tenho 22 anos de experiencia como motorista morei na cidade de rondonopolis por 7 anos um dos lugares com alto numero de bitrem e rodo trem na minha opiniao o rodo trem 19.80 com cambao nao tem segurança alguma tanto para quem dirige quanto para quem anda ao lado, mas o bitrenzao nove eixos 19.80 ou seja 3×3 simplesmente e um bitrem comum com maior capacidade de carga e mais segurança porque sao quatro rodas a mais freiando anda com mais segurança tem facilidade em manobras e tambem nao atrapalha o transito , pois e  muito mais facil ultrapassar um veiculo com 19.80 ao em vez de 30.00 metros vamos dizer em dias de restriçoes se e tao seguro o bitem 26.00 e 30.00 metros nao precisa ter restriçoes .em se falar em pontes e asfaltos tenho uma grande visao conheço rodovias e pontes que em vinte anos nunca tiverao uma manutençao adquada apenas tapa buracos ou seja onde foi a verba para o recapiamento e manutençao ,foram desviadas por politicos corruptos como nos estamos cansados de ver todos os dias e para tentar esconder um pouco da sujeira poem a culpa em caminhoes que carrega o brasil nas costas colocando cada dia mais obstaculos dificultando a vida do transportador e motoristas ,em minha visao vejo um pais defasado e atrasado em tudo que diz em transportes pois as leis do brasil e  contra o trabalhador da estrada ,apoio o bitrenzao e fora estas autoridades que nunca nem se quer chegaram perto de um caminhao… vamos colocar um pais como a australia nao recapam pneus e caminhao la tem 22 eixos acho que deu para voces entenderem chega de um acusar o outro o erro ta nesta cambuia de politicos safados . um grande abraço a todos

  54. um caminhao truck com 18 ton, acaba mais com a rodovia, do que um rodotrem 9 eixos. pois a questão é a distrubuição do peso, pela quantidade de eixos, se um rodotrem leva 54 ton de carga, ou seja 54 dividido por 8= 6,75 ton por eixo. um truck com 14 ton dividido por 2 eixos, da 7 ton. Ou seja o truck afeta mais. è so imaginarmos, o desgaste da rodovia será o mesmo de um rodotrem ou de 4 trucks, um atras do outro. A diferença é o consumo, pois um rodotrem vai consumir muito menos do que 4 trucks, diminuindo a poluição, apenas um motorista, ao inves de 4, essa é a solução para as empresas do setores, já que nos não temos motoristas para todos nossos caminhoes, existem muito mais caminhao parado, do que motorista desempregado. Quanto ao engarrafamento, nas rodovias, o que vcs acham que engarrafa mais, um cavalo 6×4 acima de 440 cavalos, ou um 1113 com 14 ton?? Qual polue mais? Qual consome mais proporcionalmente? No mundo todo existem rodotrens, coloquem no youtube road train, iram ver cavalos muitas vezes bicudos, puxando até 10 vagoes. Todo mundo ta poluindo menos. O governo deveria tirar os trucks antigos da estrada, e ajudar os motoristas, a financiar caminhoes novos. Vamos duplicar nossas rodovias. Abraços.

  55. Este país é uma zorra total, parei com a minha empresa, de tanta pressão  de policia rodoviaria em geral, fiscalização dos Estados, motorista irresponsaveis, balanças que hora funciona  hora não, excesso no eixo tração, excesso no cavalo, excesso na carreta, nem com ajuda de jesus cristo voce consegue equilibrar  a carga, antes de  chegar na balança de Caçeres MT, voce  tinha que transbordar  200  ou  300kg, aguentar  os telefonemas dos motoristas anuciando a facada destas incoerencias, agora vem o Ministério do Trabalho com uma Legislação mais  ultrapassada, os pais desenvolvidos rodam com mais de 90 ton, o empresário ou autonomo não tem culpa  da incompetencia da administraçao publica que não acompanha o desenvolvimento do país.

  56. só fico indignado como pode esse rodrigo ser tão burro de querer comparar uma camionéte com 200 kls a mais. doque um bitrenzaão que tem 2 eicho a mais freiando é esse tipo de opinião que confunde os orgão publicos se voçe é desinformado fique quiétoque voçe ajuda muito.

  57. Concordo com o peso excessivo dos bitrenzoes,mas na minha opiniao se o denatran inmetro e todos os orgaos responsaveis por documentos e liberaçoes destes implementos uma vez que ja autorizarao a transformaçao dos mesmos nao podem tirar esse direito das pessoas que ja fabricaram seus equipamentos investirao muito dinheiro nisso e agora simplesmente tentao barrar esses documentos onde esta o direito do consumidor.Gostaria de deixar uma pergunta aqui para os orgaos competentes:PORQUE EM VEZ DE PROCURAR MAIS PROBLEMAS PARA OS TRANSPORTADORES PQ O GOVERNO NAO OLHA UM POUCO A MAIS PARA ESSAS PESSOAS TRABALHADORAS E PENSEM EM ALGO PARA MELHORAR A SITUAÇAO DO TRANSPORTE NO BRASIL INCLUINDO BAIXAR O PREÇO DO OLEO DIESEL POR EXEMPLO MENOS IMPOSTOS E MAIS AJUDA E NAO DIFICULTAR CADA VEZ MAIS A SITUAÇAO DO TRANSPORTE NO BRASIL…..

  58. Tem muita pulga, chifre e carrapato esses políticos babacas.. Não sabem fazer conta, não sabem o que é caminhão, bitrem, rodo-trem, bitrenzão, não conhecem “P” nenhuma. Outros então, nem se fala. 200 kg, me poupe pelo amor de Deus. Ou me conte onde você estudou, para meus filhos passarem longe dela. Calem a merda da boca,já que não conhecem nossa realidade. Onde tem estradas que presta bando de ladrões?

  59. jose luciano pereira on

    muito facil e so construir mais ferrovias, ou entao deixa os caminhoneiros em paz e vai cuidar das rodovias , que estao acabando.

  60. falar e´facil quero ver pilotar um bitrem . tudo o que é roubo pedágio impostos atraveçadores manifesto . e outros e o frete uma merda além disso temos que escutar que 9 eixo acaba com as estradas . é o cumulo se não roubasem tanto e fizessem bem feito e não casca de ovo imfelismente temos que viver com esse tipo de gente

  61. Agora virou bagunça mesmo, não estão querendo liberar nem mesmo a liminar para 9 eixos no Paraná. Quero ver o que vamos fazer com um monte de 9 eixosq foram transformados, foram vistoriados no Inmetro, transformações, e essas custas quem vai pagar! esse é o Brasil, em países desenvolvidos não se tem problemas em rodovias como se tem por aqui e tem caminhoes muito mais pesados.

  62. Eu concordo com vc, esses bosta que critica não sabe nem o que fala, antigamente os FNM andavam com 50 toneladas só de cargas e nunca vi nenhuma ponte cair, os Dodge andavam com 30 toneladas de cana de açúcar e nunca derrubaram nenhuma ponte, e vem falar mau dos bitrenzao curto, e tem mais porque não critica os caminhões de cana que eu já vi eles subir em balança com mais de 110 toneladas de cana, aí vem uns bosta que não entendi nada de caminhão, e vem falar merda, tem que proibir essas merda de 30 metros e 25 metrô, agora o bitrenzao não dá espaço pra carro entrar de baixo, até uma colisão traseira o eixo de trás ajuda a proteger a batida, e viva a noiva

    • Ainda tem mais, porque não deixa as marcas de carretas fazerem carretas novas,eu tive analisando, um bitrem curto de nove eixo, não vejo o porquê proibir, a carreta do meio é posto um eixo na frente e a carreta de trás, é posto um eixo no final da carreta, os eixos continua mantendo distância, só o cavalo que tem que puchar a quinta roda mais pra frente, não tem porque proibir, vai ficar um pouco mais de 1980 metros

  63. Ainda tem mais, porque não deixa as marcas de carretas fazerem carretas novas,eu tive analisando, um bitrem curto de nove eixo, não vejo o porquê proibir, a carreta do meio é posto um eixo na frente e a carreta de trás, é posto um eixo no final da carreta, os eixos continua mantendo distância, só o cavalo que tem que puchar a quinta roda mais pra frente, não tem porque proibir, vai ficar um pouco mais de 1980 metros

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