Nelson Bortolin
A Transportadora Bergamaschi, com sede em Rondonópolis (MT), está estudando a possibilidade de ir à Justiça contra a Deliberação 119, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), baixada em 19 de dezembro, que trata da cor predominante dos veículos de carga. É que, para cumpri-la, a transportadora terá de gastar cerca de R$ 180 mil no Detran.
A deliberação define como predominante para caminhões e caminhões tratores a cor da cabine. Já para os reboques e semirreboques, vale a cor do chassi. Acontece que os órgãos de trânsito sempre registraram como cor predominante dos implementos a cor da carroceria. Portanto, para se adequarem até o prazo definido pelo Contran (19 de dezembro de 2012), os frotistas terão de alterar todos os certificados de registros. Clique aqui e veja a íntegra da deliberação.
“Aqui no Mato Grosso, teremos de gastar em torno de R$ 450 por implemento. São duas vistorias, uma antes e outra depois da mudança, além da taxa da alteração”, afirma o diretor da empresa, Dirceu Capeleto. A Bergamaschi terá de mudar a documentação de 400 veículos.
Além de não achar justo o fato de o custo ser jogado nas costas dos transportadores, ele não vê lógica na mudança. “O nome já diz: cor predominante é a que predomina. Não pode ser aquela que representa apenas um quarto do implemento (a do chassi)”, critica.
Capeleto ressalta que a nota fiscal de um reboque ou semirreboque descreve as cores do chassi e da carroceria. “A gente manda a nota para o Detran, que é quem sempre definiu a cor predominante. Agora eles querem nos responsabilizar por algo que não temos culpa. Pedi para o nosso advogado analisar o caso”, declara.
A Carga Pesada pediu esclarecimentos à assessoria do Ministério das Cidades, ao qual o Contran é vinculado. Mas ainda não recebeu resposta.
12 Comentários
É a mesma situação que enfrentarão so donos de veículos de passeio ao ter que substituir suas placas antigas por novas que refletem a luz. Onde estão os testes que garantiriam a maior visibilidade destas placas. Há controvérsia sobre o assunto. Contudo os proprietários de veículos que cumprem as Leis sempre são penalizados de forma arbitrária. Em um momento a lei é esta, no outro é aquela. Não há critérios técnicos e tampouco seriedade no trato dos assuntos relativos a trânsito e segurança de trânsito em nosso país. Transferem a responsabilidade sempre para os usuários. Contudo veículos velhos e sem manutenção continuam matando vários cidadãos brasileiros e o Contran FECHA OS OLHOS para este grave problema.
Boa tarde!Concordo plenamente com a Bergamaschi. A cor predominante sempre foi e é a cor da carroceria… como pode uma carreta frigorífica ter como cor predominante (entenda-se a cor que mais ‘aparece’) a cor do chassi. O Detran quando documentar o veículo (zero km) já deveria ter colocado a cor predominante, a do chassi. Se não colocou é porque o que está hoje, é o correto. Se tiver que alterar, que seja sem custos, mas está havendo um grande equívoco em achar o chassi a cor predominante… isso só acontece no Brasil. O país difícil de se trabalhar. Aproveitando, existe a questão do ‘lacre do tacógrafo’ que também tem gerado custos e até agora não entendi qual a real função disso, pois só cobram nas rodovias por cobrar. Se não tiver, daí sim, vem a multa… tá complicado!
PrezadosMais uma aberração estatal, de cunho ditatorial e sem lógica aparente, a não ser de aumentar os custos e criar, para alegria do “des-serviço público”, novas guias de recolhimento e maior chance de propinas aos corruptos de todos os naipes…
Se as empresas e autonomos se unissem, entrariamos em conjunto na justiça contra essas leis que inventam para tirar dinheiro dos transportadores que carregam esse pais nas costas. Cada ano inventam uma nova lei; é para-choque, é faixa refletiva, etc. Modificar o CÓDIGO PENAL BRASILEIRO ninguém quer, se mudar, todos os politicos serão presos. Ja foi aprovada a lei da ficha limpa?
Mais que abesurdo sera que ninguem vai colocar um freio no contran. Com tantos abesurdos que estão fazendo, sera que a justiça vai ficar de olhos fechados ate que que a paciencias das pessoas acabem e começam a fazer barbaridades como vemos em paises por ai????
Ola,,isso é o cumulo do absurdo,,Precisa ter uma greve geral no brasil dos camioneiros,principalmente as transportadora,,somos a força maxima no brasil,,nao podemos cruzar o braço para uma um aburdo desse, Srs presidente dos sindicatos,,esta na hora de tomar uma atitudes,,vcs estao mt acomodado recebendo suas contribuiçao ,,e nao se manifesta,, GREVEEEEEEEEEEEEEEEEE GERALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL JAAAAAAAAAAAAAAAAA
E o brasileiro sempre tomando e ficando quieto,mais uma lei para não ser cumprida neste pais,vamos nos unir e disser basta.
Infelizmente, ainda vivemos entre pessoas (profissionais) que tem valores inversos ao que realmente deveriam ter. O que quero dizer é que, as pessoas que deveriam usar o tempo e o “nosso dinheiro” para trazer soluções para o setor, usam os mesmos criando leis incoerentes e ilógicas! Para que gastar tempo com um assunto a “tempos” resolvido e de comum acordo entre todos até pela simplicidade de que se faz portador este tema. Sinceramente é uma pena!
Infelizmente, ainda vivemos entre pessoas (profissionais) que tem valores inversos ao que realmente deveriam ter. O que quero dizer é que, as pessoas que deveriam usar o tempo e o “nosso dinheiro” para trazer soluções para o setor, usam os mesmos criando leis incoerentes e ilógicas! Para que gastar tempo com um assunto a “tempos” resolvido e de comum acordo entre todos até pela simplicidade de que se faz portador este tema. Sinceramente é uma pena! Mas! Há de melhorar! Não desanimem senhores! Sigamos trabalhando forte! É o que fazemos melhor! Melhor que milhares em outros países com enormes facilidades que nós não temos! Marcos. Uberaba-MG
SENHORES TRANSPORTADORES DE CARGAS EM GERAL VAMOS FAZER UMA GREVE GERAL E REENVINDICAR NOSSOS DIREITOS ************SINDICATO?????????????????? SAO COMPRADOS SIMPLISMENTE SAO POLITICOS VAMOS PARALIZAR O ABASTECIMENTO DE COMBUSTIVEL EM TODAS AS DISTRIBUIDORAS TRES DIAS JA TEMOS UMA RESPOSTA ALGUM SINDICATO PODE FAZER ISSO? DIFICIL NAO E SINDICATO TEM OS MOTO BOYS NAO TEM LEI ABSURDA QUE O SINDICATO NAO DERRUBA UM FORTE ABRAÇO A TODOS. CROCHÊ
o governo sempre quer um troxa novo para roubar seu dinheiro, mas desta vez acho que chega, nao sera mais o caminhoneiro.A CORUPCAO ESTA DESAGREGANDO A NACAO BRASILEIRA, VAMOS LUTAR CONTRA ELA ANTES QUE FIQUE FORTE COMO A ECONOMIA CHINESA, e acabar com tudo
Mais uma palhaçada criada por um burocrata pra arrancar mais dinheiro da população brasileira!!!!