Scania Fenatran
VWCO Fenatran
151

RECAPAGEM: Sistema de anéis dá mais uniformidade

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

SETEMBRO DE 2010

Recapar um pneu significa, basicamente, raspar a camada de banda remanescente e aplicar uma nova banda, fazendo a vulcanização. Na Marangoni, tem uma diferença: a nova banda não é plana, mas já é produzida em forma de anel – daí a denominação Ringtread.

“O anel possibilita equilíbrio de massas na borracha que vai ser colocada na banda do pneu”, explica o gerente de Marketing, Renato Paolillo. Isso acontece porque ele já é feito com a curvatura original do pneu, sem emendas. Internamente, a banda já tem a curvatura, na altura dos ombros. Um equipamento abre este anel de maneira uniforme e faz o encaixe na carcaça (veja foto ao lado).

No sistema convencional, a banda é plana, cortada em pedaços e aplicada sobre o pneu por um operador que muitas vezes estica a borracha para cobrir toda a superfície da carcaça. “Este estiramento pode provocar uma tensão na carcaça que resultará em perda de rendimento ou problemas de balanceamento”, explica Paolillo.

Na Marangoni, 65% das recapagens são feitas pelo sistema Ringtread, que duram mais. O restante é pelo sistema convencional, denominado Unitread, cujo uso depende da escolha do cliente e das condições do pneu a ser recapado.

 

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply