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Potência do Ecostralis varia conforme a necessidade

DAF - Oportunidade 2024
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SETEMBRO DE 2010

O novo caminhão é equipado com motor Cursor de 10 litros, com potência entre 420 e 450 cv

Com um estande decorado sob inspiração do gênio Leonardo da Vinci, a Iveco apresentou no Salão de Hannover o novo caminhão Ecostralis, com motor Cursor de 10 litros, que tem potência variável entre 420 e 450 cv.

Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o novo Stralis possui um sistema que calcula o peso do caminhão somado com a carga e regula a central eletrônica para o desenvolvimento da melhor potência do motor, visando sua maior eficiência energética. Com a mesma informação, o sistema modula os freios de acordo com a necessidade.

O Ecostralis atende as normas EEV (Environmentally Enhanced Vehicle) e tem pneus especiais, que estão sempre com a pressão ideal para diminuir a resistência no rodar. Recursos de telemática aliam GPS, comando de voz para rádio e celular, além de informar, no painel, consumo de combustível e distância viajada.

VERTIS – Em entrevista a jornalistas da América Latina, o CEO da Iveco, Paolo Monferino, falou da importância do Brasil para a empresa, como o segundo maior mercado de caminhões do mundo, só atrás da China. Do total de 8 bilhões de euros que a montadora deve faturar este ano, 1,2 bilhão (15%) virão da América Latina, mais da metade do Brasil.

O próximo lançamento da marca no Brasil será o Vertis, desenvolvido sobre uma plataforma chinesa mas com 90% de componentes nacionalizados no Centro de Desenvolvimento de Produtos de Sete Lagoas (MG).

Com o Vertis, a Iveco fará sua estreia no segmento de médios, de 9 a 13 toneladas, que representam 20% do mercado brasileiro. O plano da empresa é abocanhar uma fatia de 10% do segmento no ano que vem.

MUDANÇA – Logo depois do encerramento do Salão de Hannover, Alfredo Altavilla foi nomeado novo CEO da Iveco, em substituição a Paolo Monferino. Nascido na cidade italiana de Taranto, em 1963, Alfredo Altavilla é graduado em Economia e foi professor na Universidade Católica de Milão.

Passou por vários cargos no Grupo Fiat. Em novembro de 2006, tornou-se CEO da FPT – Fiat Powertrain Tecnologies. Em julho de 2009, entrou para o Conselho de Administração do Grupo Chrysler LLC, sendo nomeado em outubro daquele ano como vice-presidente executivo de negócios e desenvolvimento do Grupo Fiat.

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MAN TGX vem para o Brasil com motor Euro 4

 

A cabine será idêntica à que hoje é oferecida na Europa. Na foto, a linha de produção de Resende

 

Equipado com o motor D26, de 440 cv, que atende as normas de emissões Euro 4, o primeiro caminhão MAN que vai sair da fábrica de Resende (RJ) será um cavalo mecânico da linha TGX e começará a ser vendido no primeiro trimestre de 2011. O anúncio foi feito pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, no Salão Internacional de Hannover.

Com um motor Euro 4, o TGX estará acima da atual exigência de níveis de emissões Euro 3, mas o Brasil vai passar diretamente para o nível Euro 5 em 2012. Segundo Cortes, a cabine do modelo fabricado em Resende será idêntica à que é oferecida na Europa. De início, o caminhão não terá o índice mínimo de nacionalização de componentes de 60%, exigido para financiamento pelo Finame, mas Cortes assegurou que o preço “será competitivo”.

Ao lado de Georg Pachta-Reyhofen, presidente do Grupo MAN, o executivo também falou dos produtos brasileiros da marca Volkswagen expostos em Hannover, pela primeira vez ao lado dos veículos MAN. Um dos destaques foi o caminhão VW Constellation 17.250, capaz de rodar com 100% de biodiesel, e que já está em uso em frotas como da Coca-Cola, McDonalds e Frigorífico Bertim.

“Oferecemos produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus a mais de 30 países, e em breve ofereceremos também a toda a América Latina os caminhões MAN, já consagrados na Europa”, disse Cortes.

CONSTELLATION 6X4 – Para atender a Resolução 210 do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece novas regras para a circulação de composições do tipo bitrem, a MAN Latin America apresentou no final de setembro o VW Constellation 26.370 6×4. O veículo é o primeiro cavalo mecânico com essa tração da linha Constellation 370.

A partir de 1º de janeiro de 2011, todos os cavalos mecânicos licenciados para tracionar bitrens (57 toneladas de PBTC – Peso Bruto Total Combinado) deverão ser dotados obrigatoriamente de tração 6×4.

O VW Constellation 26.370 6×4 tem suspensão traseira metálica com molas parabólicas e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Além disso, conta com eixos traseiros Meritor MD/MR 25-168 conjugados e bloqueio diferencial e interdiferencial, que asseguram tração total nos quatro pontos de contato com o solo.

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