A fábrica da ZF em Sorocaba, SP, onde fica a matriz da empresa na América do Sul, foi considerada a planta industrial com o melhor desempenho em 2019 entre todas as unidades da companhia no mundo. A unidade foi eleita a melhor e mais eficiente, dentre as 230 fábricas da empresa que atua em 40 países.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Este reconhecimento faz parte do ZF Excellence Award, um concurso global de melhoria contínua da empresa, distribuído em categorias, sendo uma delas a de planta industrial com melhor desempenho.
Os critérios de avaliação incluem indicadores de segurança, qualidade, melhoria contínua, além de fatores como inovação, lean manufacturing e flexibilidade. A unidade brasileira passou por um processo de modernização em 2018/2019, especialmente para abrigar a nova linha de produção das inovadoras transmissões TraXon.
“Receber esta premiação nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos, alinhados à estratégia mundial da ZF. Este prêmio é o reconhecimento do trabalho, comprometimento e determinação de nossos colaboradores, que foram fundamentais para esta conquista”, comentou Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.
Além desta importante premiação, desde 2018 a fábrica de Sorocaba também é o Centro de Competência Global da ZF para produção de eixos agrícolas. Com isso, a coordenação sobre o desenvolvimento de eixos para todos os mercados do mundo atendidos pela ZF é de responsabilidade da unidade brasileira.
A unidade sorocabana da ZF se destaca, ainda, por trabalhar com uma linha flexível para produção de eixos agrícolas e de construção, além de outra voltada para vários modelos de transmissões e aplicações distintas na área de veículos comerciais. A produção pode seguir de forma intercalada ou não, não sendo necessário que seja sequenciada ou que haja intervalos para troca do modelo de transmissão a ser produzido. A linha de transmissões foi a primeira de todas do Grupo ZF no mundo a operar de forma flexível, adaptando-se à demanda dos clientes.