Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Scania entrega os primeiros caminhões a gás

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

RN Express e Jomed Log farão a rota Rio/São Paulo em operação para a L’Oréal Cosméticos

Buscando a redução de emissões de Co2 em suas operações para atender a demanda de empresas que precisam associar suas marcas a ações de sustentabilidade, dois clientes da Scania receberam no dia 26 de maio os quatro primeiros R-410 6×2 movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Brasil.

Ao contrário da Europa, o Brasil não oferece nenhum tipo de incentivo fiscal para desenvolvimento, fabricação ou aquisição de veículos movidos a combustíveis alternativos: “Não buscamos subsídios mas uma redução da carga tributária seria oportuna”, defendeu Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania durante coletiva de imprensa virtual para divulgar a entrega histórica.

Ele lembrou que na Alemanha o transportador ganha um bônus de € 13 mil na compra de um caminhão que custa em média € 100 mil, um desconto significativo, além da redução nas tarifas de pedágio. Munhoz defende a viabilidade deste combustível para o mercado brasileiro. Primeiro porque a cada barril de petróleo extraído no Brasil, outros três barris de gás natural são produzidos.

Além disso, o Brasil é um grande produtor de biomassa, resíduo orgânico resultante, por exemplo, da produção ou moagem da cana, que pode virar combustível. A Usina Cocal, no interior de São Paulo, já testa com bons resultados um modelo off-road da marca.

No mundo a Scania já produziu 4 mil caminhões a gás e estima que até 2025 pelo menos 30% da sua produção seja movida a combustíveis menos poluentes.

Os motores dos caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), têm garantia de fábrica, desempenho semelhante ao caminhão a diesel, além de serem 20% mais silenciosos.

Para garantir o abastecimento dos primeiros caminhões movidos a gás das frotas da RN Express e Jomed Log, a Rede Graal já se comprometeu a disponibilizar o combustível em seus postos ao longo da Via Dutra.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply