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Filtro limpo ajuda a economizar

DAF - Oportunidade 2024
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André Gonçalves, da Mann Filter: o prazo de troca depende da operação do caminhão

André Gonçalves, da Mann Filter: o prazo de troca depende da operação do caminhão

A economia que se pode obter de um motor a diesel não é só no consumo de combustível, mas depende de outro elemento importantíssimo na combustão, do qual muitos esquecem: o ar.
Quanto mais puro for o ar que entra no motor, maior a eficiência da queima e maior a economia de diesel. E a pureza do ar é obtida através do filtro de ar.
“Bater um ar” para tirar a poeira do filtro, adiando sua troca por um novo, é um hábito comum a muita gente, mas o resultado pode ser péssimo.
O consultor técnico da Mann Filter, André Gonçalves, explica que o compressor usado para “bater o ar” no filtro pode ter óleo, umidade e ferrugem, e toda essa sujeira pode ir parar dentro do motor, aumentando o consumo de diesel. O feitiço vira contra o feiticeiro…
Além disso, a força do ar do compressor danifica as fibras de celulose do filtro, reduzindo sua capacidade de reter detritos.
Mas quando o filtro de ar deve ser trocado? Segundo o consultor, depende da operação. “Numa usina de cana, já vi filtro durar no máximo 15 mil quilômetros. Mas trafegando somente em asfalto bem conservado, pode chegar a 100 mil quilômetros.”
A saída é ficar de olho nos indicadores de manutenção presentes em quase todos os caminhões com motores eletrônicos. E só usar filtros de qualidade.

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