Funcionários antigos da Scania dão testemunho da participação deles na indústria de caminhões
“É difícil falar que você não fica orgulhoso. Todo mundo que trabalha nesse caminhão, se você perguntar, a pessoa tem o maior orgulho”. A declaração é do Élcio Godoy, funcionário da fábrica de motores da Scania, em São Bernardo. Ao comemorar a marca de 500 mil caminhões produzidos no Brasil e prestes a completar 67 anos de sua chegada ao País, a montadora registrou o orgulho dos trabalhadores em fazer parte dessa história.
“Mesmo na estrada, quando a gente cruza com um caminhão, você cruza com todas as marcas, mas você olha assim, aquele ali é um Scania, foi feito lá, lá onde eu trabalho”, ressalta Godoy.
Outra colaboradora, Ana Paula Rodrigues, destaca a evolução tecnológica que vem acompanhando. “Nossa, a Scania mudou muito, 32 anos atrás, quando eu entrei aqui, ela produzia 30 caminhões por dia e nessa época era muito interessante, porque era tudo muito manual, né?”
Funcionário da fábrica de transmissão, Sylvio Nascimento se admira com a quantidade de caminhões fabricados. “Quando você olha que 500 mil caminhões já passaram pelas minhas mãos direta ou indiretamente, é muito produto né?”
Primeira sede foi no Ipiranga, em São Paulo
Presente no Brasil desde 1957, naquela época no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a Scania bateu o marco histórico de 500 mil caminhões fabricados no país. Atualmente em São Bernardo do Campo (SP), para onde se mudou cinco anos após aportar no Brasil, em 1962, a montadora sueca conta com uma unidade de produção com capacidade anual de 30 mil veículos e quase 6 mil colaboradores.
“Dobramos o nosso tamanho nos últimos 20 anos, seguindo em uma jornada de investimento contínuo, em clara demonstração da importância do mercado brasileiro para a Scania”, diz Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina. “Neste período fomos bem-sucedidos porque provamos qualidade em nossa oferta de valor, responsabilidade na forma que fazemos negócios e, claro, porque construímos relações de confiança com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade”, completa. “O número 500 mil é emblemático e traduz uma trajetória de dedicação de muitas pessoas.”
Abrigando a primeira planta da Scania fora da Europa, o Brasil se tornou também um hub industrial de exportação. Cinquenta e dois países já receberam produtos a partir do Porto de Santos (SP). Em 214 mil metros quadrados de área construída, ocorrem o processo de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, usinagem e montagem de eixos e caixa de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus. “Para essa engrenagem funcionar, nossa prioridade ao longo dos anos foi manter o parque fabril atualizado com o que há de melhor em talentos e tecnologia”, conta Podgorski.