Scania Fenatran
VWCO Fenatran

VW lança caminhão híbrido com “eixo inteligente” desenvolvido com a Suspensys

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Montadora também destaca veícuo a biometano e novos Delivery elétricos

Nesta edição da Fenatran, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) reservou um espaço exclusivo para dois veículos que confirmam o propósito da marca de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos: o modelo Constellation 26.280 Biometano e o conceito Meteor Hybrid, ao lado da nova geração do caminhão elétrico leve e-Delivery.

Complementam o estande o mais amplo portfólio comercial da marca e as últimas soluções de pós-vendas e de conectividade, junto a diversas atrações ao público em geral, como simuladores de caminhão VW de corrida e muito mais.

“Nossa fábrica em Resende (RJ) também somará esforços nessa jornada sustentável, adicionando 10% de diesel verde HVO ao primeiro abastecimento de seus produtos na linha de montagem. Como líder de vendas no mercado brasileiro de caminhões, assumimos nossa posição de vanguarda para trazer ao setor de transporte de cargas conceitos inovadores que podem ajudar a guiar as próximas gerações de veículos comerciais”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Após apresentar em 2022 o Programa Futuro, que promove ações e alavanca boas práticas para um legado ainda mais sustentável para as gerações futuras, desta vez a marca avança em seus estudos para a descarbonização, um de seus pilares na estratégia ESG, todos com desenvolvimento 100% brasileiro. O grande destaque deste ano é o inédito caminhão conceito VW Meteor Hybrid com sistema de tração inteligente, conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário que não depende de infraestrutura de carregamento específica.

Dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, esse protótipo pode rodar por quilômetros sem recarga. A solução envolve um conjunto de baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e um conjunto de módulos eletrônicos para o gerenciamento do sistema. Tudo isso calibrado de forma automática a partir de tecnologias incorporadas ao veículo pela VWCO, com potencial para reduzir mais de 90% das emissões de CO2e quando combinado ao uso de HVO. Para ganhar ainda mais eficiência, apresenta também um inovador pacote aerodinâmico.

Outro destaque é o Constellation 26.280 movido a biometano que iniciará testes em frotas de clientes a partir de 2025. O modelo tem a maior autonomia do seu segmento para veículos a gás, com 240 metros cúbicos (ou 960 litros) de capacidade de armazenamento, e alcança o máximo de benefício ambiental quando abastecido com biometano, tendo uma redução de até 90% das emissões de CO2e, solução em linha com a alta disponibilidade desse combustível na principal aplicação que busca atender, a de coleta de resíduos.

Já a nova geração do e-Delivery estreia motorização com maior torque e capacidade de carga útil superior, além de mais conectividade na cabine e soluções para reduzir o tempo de recarga e facilitar seu uso em novas aplicações. Primeira montadora a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina, a VW Caminhões e Ônibus já deixa contribuições significativas: com os veículos em operação no continente, são mais de 15 mil toneladas de emissões de CO2e evitadas por ano em comparação com a mesma categoria de veículo a diesel.

E os esforços para a descarbonização com seus veículos não param por aí. Pela primeira vez, todo primeiro abastecimento dos veículos na linha de produção passará a ser feito com 10% de diesel verde, o chamado HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado). Dessa forma, em conjunto com os 14% do biodiesel que já compõe o diesel comercial padrão, eleva-se para 24% o percentual de combustível renovável utilizado na operação. Para se ter uma comparação, entre o HVO e o diesel fóssil puro, a redução é de até 90% nas emissões de gases de efeito estufa devido ao ciclo completo de produção e uso do combustível.

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply