Scania G10

Volkswagen aposta no reaquecimento do mercado de caminhões em 2026

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Eleições e Copa do Mundo, no entanto, podem afetar as vendas, segundo o vice-presidente da montadora

Fonte: Autodata

“Esse ano o mercado fechará com uma queda de 8% na comparação com 2024, mas houve uma recuperação no segundo semestre sobre o primeiro e este viés de alta é importante para o ano que vem”. A declaração foi dada pelo vice-presidente de marketing, vendas e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, durante o Congresso Perspectivas e Tendências 2026, realizado pela AutoData. Ele disse que em 2026 o mercado de caminhões será maior do que as 110 mil unidades que deverão ser vendidas em 2025.

De acordo com Alouche o incremento no ano que vem não será de dois dígitos, mas sim um crescimento estável e sustentável. Existem, contudo, alguns fatores de atenção para o ano que vem: eleições presidenciais que podem afetar o mercado e a Copa do Mundo e feriados que reduzirão treze dias úteis de vendas.

Para o ano que vem também é esperada uma redução na taxa Selic, chegando a 12%, mas só no fim do ano.

“Por causa dos juros altos as grandes frotas estão adiando a sua renovação, mas isso pode nos ajudar no futuro, pois está se formando uma demanda reprimida e, quando os juros recuarem, tenho a certeza de que o crescimento será bastante intenso. Isto não acontecerá já em 2026, mas em um futuro breve. Atualmente a idade média da frota das grandes empresas está em torno de 9 anos, sendo que já ficou abaixo de 6 anos”.

DAF - Oportunidade 2024
Compartilhar

Leave A Reply