VWCO Agrishow

“Amor e família”: nova cooperativa logística paranaense inaugura sede em Contenda

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

A Alia Cooperativa Logística, cujos valores e benefícios são estendidos às famílias dos cooperados, conta com liderança feminina e foco no ESG

Leiliani de Castro

Fotos: Arquivo pessoal/Ana Salazar

No início de março deste ano, 2023, foi inaugurada a Alia, uma cooperativa de transportes. A sede, concedida em negociação com o poder público de Contenda (PR), fica na rua Antônio Olech, 200, atrás do Posto SIM. Dados do Sistema Ocepar apontam para o crescimento das cooperativas de transportes, tendo como base o volume de cargas transportadas por elas no Paraná. Em 2021, foram 21.457.636 toneladas e, em 2022, somaram-se 62.351.961 toneladas, representando um aumento de 190% de um ano para o outro.

Atualmente, há 35 cooperativas de transportes no estado do Paraná, sendo a Alia uma das iniciativas a compor este quadro. De acordo com a pesquisa, a presença mais expressiva no transporte de cargas, em termos de veículos, são as carretas, bitrens e trucks. No transporte de passageiros quem impera é a van, categoria integrada por 204 veículos.

Estes dados, coletados pelo Sistema Ocepar, representante do cooperativismo e sindicalismo cooperativo no Paraná, ainda traçam um panorama interessante sobre a constituição do setor. 80,02% são pessoas físicas, em contrapartida a 19,98% de pessoas jurídicas. 89,97% são homens e o restante, 10,13% são mulheres.

A diretora administrativa da Alia, Ana Salazar, é uma destas poucas mulheres que atuam no setor, à frente de todas as articulações da cooperativa. Ela preza por um trabalho transparente, coletivo e claro. Até a discussão do nome passou pela aprovação de todos os cooperados: “Pensei assim, vamos sair da mesmice. Todos os nomes começam com o cooper, tudo é cooper. Fomos discutindo e pensamos no nome Alia. “A” de “amor” e “lia” de “família”. E a gestora complementa: “e tem também outro sentido, o de aliança. Porque precisamos estar unidos. A aliança é um círculo e representa muito bem a todos nós, trabalhando de mãos dadas”.

A cooperativa que carrega amor e família no nome, tem em sua instalação o pátio, um contêiner-escritório, banheiros e um tanque de abastecimento recebido via Programa Roda Bem Caminhoneiro. Esta sede foi construída com a participação dos cooperados. Todo mundo pôs a mão na massa. O objetivo é ser um espaço de acolhimento e conforto fora de casa. Além da viabilidade de abastecimento mais em conta para associados.

Contêiner-escritório

Os cooperados são, em sua maioria, caminhoneiros autônomos. Além dos benefícios em relação à estrutura da Alia, eles acessam a cargas seguras e garantidas pelos parceiros comerciais. E acabam oferecendo segurança mútua aos contratantes, tendo em vista que os veículos são patrimônios próprios e há o interesse, de ambos os lados, para que a carga chegue bem ao seu destino.

Com o bônus da participação de lucros, quanto mais retorno financeiro o cooperado leva à Alia, através do seu trabalho, maior a margem recebida ao fim do ano, na partilha dos lucros. Ana Salazar pontua: “não é o mesmo que trabalhar com transportadora”.

Alia Cooperativa: compromissos sociais e ambientais

Entenda o que é o Projeto Roda Bem Caminhoneiro

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário