Volkswagen Meteor

Caminhões Volvo FH 540 e VM 270 vencem prêmio Estadão

0

Marca ficou em primeiro lugar nas categorias melhor caminhão do Brasil e melhor semipesado

A Volvo é uma das grandes ganhadoras do Prêmio Mobilidade Estadão, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo. A marca amealhou dois importantes primeiros lugares, conquistando os prêmios de melhor caminhão do Brasil, com o FH 540cv, e o de melhor semipesado, com o VM 270cv. “É com grande satisfação que recebemos estas premiações. É uma honra sermos reconhecidos por um veículo de comunicação tradicional e prestigiado, como o Estadão”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

O cavalo mecânico FH 540cv foi escolhido como o melhor caminhão do país por um rol de editores e jornalistas especializados do Estradão, o portal do Estadão que cobre o setor de transportes comerciais no Brasil. Eles também ouviram as opiniões de transportadores, motoristas, gestores de frota e profissionais da área, que destacaram a conectividade, o consumo de combustível do veículo, o conforto e, inclusive, sua performance de vendas. O FH é o caminhão mais vendido do Brasil entre todas as categorias sucessivamente desde 2019, e continua nesta posição este ano. Os editores também citaram o fato de o caminhão ter lançado tendências no mercado brasileiro, como a utilização de inovadores dispositivos de segurança e outras avançadas tecnologias.

A Volvo foi pioneira no Brasil no lançamento de equipamentos de segurança ativa, sempre reforçando sua importância para o transportador, o motorista e a sociedade. Além disso, como lembraram os jornalistas, a marca revolucionou o mercado com sua caixa de câmbio automatizada I-Shift em 2003, responsável por uma grande mudança no comportamento do transporte brasileiro de cargas. A transmissão foi um marco na indústria de caminhões graças ao seu impacto positivo na redução do consumo de combustível, na produtividade e na segurança da operação. Outra inovação foi o I-See, tecnologia já mapeada de fábrica que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática.

A partir de 2023 o FH chega com uma motorização totalmente nova para atender às normas de emissão Euro6 / Proconve P8, muito mais rígidas. Com o avanço, o modelo ficou até 8% mais econômico. Outro destaque da nova linha é a oferta do conjunto mais consistente de itens de segurança de série do mercado, reforçando a posição do FH como líder absoluto em tecnologias que ajudam a prevenir acidentes.

Volvo VM, o melhor semipesado

Leitores escolhem Volvo VM

O caminhão Volvo VM 270cv também conquistou reconhecimento no prêmio do Estadão. O veículo foi premiado como o melhor semipesado do país pela maioria dos leitores do portal Estradão, recebendo expressivos 37% dos votos. Participaram da escolha profissionais de transporte, motoristas, transportadores e outros especialistas da área.

O VM 270cv vem sendo reconhecido pelo mercado por sua grande disponibilidade e produtividade, dois atributos fundamentais para o transporte de cargas. Esse reconhecimento tem se traduzido em aumento de vendas e de participação de mercado desde 2020. O caminhão segue firme num ciclo de crescimento, liderando os emplacamentos de semipesados em 2022, segundo ranking Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores Automotores). A Volvo comemorou no ano passado 70 mil unidades produzidas do VM no Brasil, um marco histórico para a operação local, desde que o modelo começou a ser fabricado aqui em 2003.

Parte do sucesso de VM vem do aprimoramento contínuo do caminhão. Recém apresentado, o modelo 2023 chega com um novo motor de fabricação própria da Volvo, que concilia emissões menores (atendendo a nova norma Euro 6 / Proconve P8) com até 10% de economia de combustível. Outra novidade é a sétima geração da caixa de câmbio I-Shift, a mesma que equipa o Volvo FH, que traz trocas muito mais rápidas e eficientes.

Compartilhar

Deixe um comentário