Desenvolvida no Brasil, tecnologia entrega mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador
Fonte: Assessoria de ImprensaUm dos maiores sucessos da Iveco Bus na América Latina, com a maior potência do segmento, o chassi BUS 17-280, escolha ideal para quem prioriza a rentabilidade, estreia na Lat.Bus/Transpúblico 2024 a nova versão Suspensão Pneumática, que entrega mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade ao motorista e economia ao operador. Disponível nas configurações urbano e rodoviário, a tecnologia atende a demanda de operadores que se debruçam em oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários: uma nova realidade para ônibus de motor frontal.
A versão mantém os atributos de robustez, baixo consumo de combustível e redução de custo operacional do BUS 17-280 que fazem do modelo uma opção cada vez mais reconhecida no mercado. As recentes vendas do BUS 17-280 comprovam o grande sucesso, com players referência que se tornaram clientes Iveco Bus ao optar pelo produto. Entre as entregas estão um total de 100 unidades programadas para a Rápido Sumaré, empresa integrante de um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, do estado de São Paulo; 30 unidades já fornecidas para a Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR); e 20 para a Italianinha Tour, de Matelândia (PR).
Em Minas Gerais, a Viação Minas Gerais (VMG), maior frotista Iveco Bus do Brasil, recebeu 8 novas unidades do BUS 17-280 ao longo do ano. Em São Paulo, a Transmimo, de Valinhos (SP), adquiriu 6 novos BUS 17-280; e a Transporte Padovani, de Hortolândia (SP), também optou pelo Iveco Bus ao adquirir 5 chassis encarroçados com a nova carroceria Roma M4, do parceiro Mascarello. “Estamos entusiasmados com a grande aceitação do BUS 17-280 no mercado brasileiro. A confiança de grandes clientes no produto confirma nosso posicionamento, que se apoia em uma base sólida de relacionamento com parceria e consultoria”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina. “Com a chegada do BUS 17-280 Suspensão Pneumática, os clientes passam a contar com uma opção de alta capacidade operacional e excelente relação custo x benefício, preparada para diferentes configurações, seja qual for a demanda”.
Suspensão dimensionada para a realidade local
Desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo da Sete Lagoas (MG), a nova suspensão pneumática do BUS 17-280 foi dimensionada para a realidade do operador local, que muitas das vezes trafega com o ônibus em ruas, estradas e via com pavimentação irregular ou, até mesmo, em trechos de terra. Estas características demandam maior robustez e resistência ao conjunto.
A solução Full Air é composta por bolsões de ar, sendo 2 na dianteira e 4 na traseira; batentes auxiliares; válvulas niveladoras de altura; amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo. O motorista terá maior comodidade na condução do ônibus, com ganhos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia. Além disso, na garagem o operador terá maior agilidade e a facilidade de manutenção da suspensão pneumática.
Como opcional, o modelo conta com o sistema kneeling, que permite o rebaixamento do veículo para proporcionar mais conforto no acesso dos passageiros. “A dispensa de necessidade de molas reduz os custos de aquisição e substituição de peças, resultando em menos tempo de ônibus parado para eventuais reparos”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus. “Com o novo BUS 17-280 Suspensão Pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, selecionando a que melhor se encaixa às características da sua realidade”, explica.
Motorização Euro 6: potência e torque, com ainda mais eficiência
Além da inédita suspensão a ar de fábrica, o BUS 17-280 Suspensão Pneumática vem com motorização Euro 6 com sistema Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva) sem EGR e injeção eletrônica Common Rail. A nova configuração do motor FPT N67 trouxe ainda mais eficiência ao modelo, que já se destacava pela potência, de 280 cavalos, e torque, de 950 Nm. A transmissão é ZF de seis velocidades.
O chassi produzido no Brasil foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor. “A ampla faixa plana de torque máximo resulta em menos trocas de marchas e mais economia de combustível. É a garantia de ter um veículo rentável, econômico e de alta qualidade”, destaca Kazuto.