DAF - Oportunidade 2024

Checagem completa dos pneus em um minuto

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

CheckPoint Goodyear instalado no novo Truck Center da Zé Pneus revoluciona controle de pneus

Por meio de sensores e câmeras especiais, o Goodyear CheckPoint consegue fazer, em menos de um minuto, uma checagem completa dos mais variados aspectos dos pneus de caminhões e carretas. A tecnologia está disponível para os caminhoneiros no novo Truck Center da Zé Pneus, revendedora oficial da marca, inaugurado dia 9 de fevereiro em Nova Santa Rita, município próximo de Porto Alegre.

Tecnologia igual a essa só existe em poucas e grandes transportadoras no País. É a primeira vez que os autônomos, pequenos e médios frotistas poderão usufruir dela.

O diretor de Pneus Comerciais da Goodyear, Eduardo Gualberto, explica a agilidade do equipamento. “Imagina que, para fazer um check manual rápido numa carreta ou bitrem com 32 pneus, você demora pelo menos 15 a 20 minutos. Tem de ver o pneu interno, o pneu externo, tem de tirar a tampa, colocar a tampa, acessar a válvula…”

No CheckPoint, é tudo muito rápido: “Esse serviço é feito talvez em um minuto, um minuto e meio. O caminhão passa pelo aparelho sem parar. Passa numa velocidade de 5 km, 10 km por hora. E esse aparelho vai fazer a medição da pressão dos pneus, da profundidade dos sulcos e também da carga incidente por cada um dos eixos”, conta.

O sistema diz se a pressão do pneu está adequada, se há algum com desgaste irregular ou careca. “Além disso, o caminhoneiro poder viajar tranquilo sabendo que o peso está bem distribuído por eixo”, explica Gualberto.

Assim que o caminhão passa pelo equipamento, é gerado um tíquete com todas as informações que foram lidas. Não há interferência humana no processo, nem necessidade de desmontar pneus ou rodas.

Os custos do CheckPoint ainda não foram divulgados. A empresa diz que irá diferenciar o valor para quem é cliente assíduo e quem é eventual.

NOVO TRUCK CENTER

O CheckPoint está disponível no mais novo Truck Center da Zé Pneus, em Nova Santa Rita, com 13,5 mil metros quadrados de área construída, num investimento acima de R$ 20 milhões

Na moderna loja, onde se encontram equipamentos computadorizados, os clientes encontram ainda uma série de serviços, como montagem, balanceamento, geometria, alinhamento de eixo, câmber, cáster, desempeno, rodízio, calibragem, centralização de volante e lubrificação.

A linha completa de pneus Goodyear pode ser adquirida no local conforme a necessidade do cliente.

Ainda há uma fábrica de recapagem para pneus de carga (clique aqui e leia mais), além de centro administrativo e uma churrascaria.

“A Zé Pneus é uma empresa de 27 anos. Ela sempre inovou. Fomos o primeiro auto center em shopping do Brasil. Prezamos pela acessibilidade. Estamos em Santa Rita, localizado numa região de logística, onde tem a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo. Então o nosso primeiro ponto é a acessibilidade”, afirma o diretor de operações da Zé Pneus, Marcos Hernandez.

Outra grande preocupação da empresa, segundo ele, é com a segurança. “Nosso segundo ponto é que o motorista, principalmente o que transporta mercadoria, numa malha rodoviária extensa como a nossa, precisa de segurança.” O CheckPoint é uma tecnologia que vem a se somar aos esforços da empresa em garantir a segurança no trânsito.

“E o terceiro fator é a conveniência. É o motorista poder fazer todos os serviços num mesmo lugar, e ainda ter uma churrascaria ao lado, uma sala de espera onde poderá aguardar com todo conforto”, destaca.
A Zé Pneus tem 42 lojas em 29 cidades gaúchas.

Já a Goodyear dispõe de 90 truck centers espalhados pelo Brasil. “A gente está praticamente em 100% da nossa principal rodovia, que é a BR 116, que liga o Norte ao Sul do País”, diz Gualberto.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário