DAF - Oportunidade 2024

Cliente chega a economizar 10% de combustível com novos caminhões Volvo

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Algoritmos de última geração são capazes de identificar a necessidade real de torque e potência em cada trecho

Um novo software de motor, combinado com novidades em componentes internos e um lubrificante mais avançado, reduzem ainda mais os custos operacionais da linha 2020 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX. Novos algoritmos de última geração desenvolvidos pela engenharia da Volvo são capazes de identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa para reduzir o consumo.

Técnicos da usina São Manoel disseram ter comprovado na prática a economia entre 9% e 10% no critério km/litro dos novos Volvo que foram testados ao longo de 2018. De acordo com o supervisor de manutenção industrial, Wellington Germano da Silva, com o sistema de aceleração inteligente, a usina poderá economizar até R$ 700 mil por ano só com combustível nos 35 caminhões. A frota chega a transportar 150 toneladas de cana por caminhão nas estradas particulares da empresa da empresa.

Confira entrevista exclusiva que o supervisor concedeu à Carga Pesada:

A nova linha F terá preços até 8% acima da linha atual. No caso da linha VM o aumento será de 5%.

Como funciona

A partir de um avançado trabalho realizado pela engenharia da marca no Brasil, que aprimorou o software de controle do motor para as condições de topografia, carga e condução da América Latina, o caminhão passa a ter uma inteligência ainda maior quanto ao consumo de combustível. “O trem-de-força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes. Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

A nova tecnologia está presente em toda a linha F de caminhões Volvo – FH, FM e FMX – modelo 2020, disponível nas concessionárias da marca no Brasil a partir deste mês de abril.

Evolução em benefício dos motoristas

A evolução dos motores Volvo ajuda diretamente os motoristas a baixarem suas médias de consumo. “Um motorista treinado pela Rede Volvo sempre terá um importante diferencial para extrair toda a performance que nossos caminhões oferecem. Mas com o recurso da Aceleração Inteligente, as médias de consumo entre os diferentes condutores ficarão muito mais equilibradas”, revela Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. “Nossa equipe de engenheiros desenvolveu um sistema de inteligência avançada, capaz de otimizar o consumo independente da ação do motorista. Essa é a grande vantagem dessa evolução”, assegura Menoncin.

Mais de 1 milhão de km em testes

Para atestar esses resultados de consumo a Volvo fez testes com diversos veículos em operações reais, comparando-os com os modelos da geração atual. “Foram mais de 1 milhão de km em testes em operações rodoviárias e fora de estrada, com clientes que transportam cargas em todas as regiões do país, com implementos e cargas diversas, enfrentando topografias e estradas diferentes”, argumenta Carlos Paulin, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo.

Os resultados comprovaram a eficácia das melhorias que a marca está implementando. “A questão do consumo varia bastante, de acordo com a realidade de cada operação. Mas nas composições mais pesadas, que trafegam em estradas com topografia acidentadas – muito comuns no Brasil – tivemos os maiores ganhos”, assegura Paulin.

Novidades internas no motor

Além de um novo software de gestão de injeção, os motores do FH, FM e FMX ganharam também novos componentes internos que contribuem para a economia de combustível:

  • Novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz.
  • Novos anéis raspadores, resultando em menor atrito.
  • Novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido.
  • Novo Turbo com geometria mais eficiente.

Outra novidade é o novo lubrificante Volvo VDS 4.5, com viscosidade e aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%.

“Com esse conjunto de novidades temos orgulho de manter FH como o caminhão mais avançado do mercado, distanciando-o cada vez mais de todos os seus concorrentes. E o mercado reconhece isso, com vendas crescentes nos últimos anos e também no presente. O Volvo FH 540 6×4 foi o pesado mais vendido do Brasil no ano passado, um desempenho que permanece nesse primeiro trimestre de 2019 (1.415 unidades emplacadas). E agora teremos um produto ainda melhor, trazendo cada vez mais rentabilidade e contribuindo para o sucesso de nossos clientes”, finaliza Alcides Cavalcanti.

NOTA: A economia de combustível de um veículo pode variar, dependendo de fatores diversos como: velocidade, especificação técnica, carga, topografia, condução, manutenção, condições climáticas, dentre outros.

Volvo VM modelo 2020 traz novidades na cabine para mais conforto e produtividade

A linha 2020 do Volvo VM chega com mudanças na cabine para melhorar ainda mais o dia a dia na operação de transporte. “Esta atualização mostra o avanço contínuo do VM. Também reforça o compromisso da Volvo com o transportador e comprova o sucesso dos modelos desta linha”, declara Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

“Além dos benefícios práticos para o motorista, as mudanças também aproximam ainda mais o design do VM ao do FH”, complementa Cavalcanti. “O VM está agora muito mais perto do chamado Family Look da linha F”, destaca o executivo.

As alterações na cabine incluem uma nova frente, com um novo para-choque tripartido.
A substituição desse componente facilita muito em pequenos reparos. Agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada. “As alterações diminuem custos com manutenção e trazem ainda mais facilidade para o transportador e disponibilidade ao veículo”, afirma Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

Segurança

Para garantir ainda mais segurança, os caminhões chegam também com novas luzes de posicionamento. Colocadas na parte superior da cabine, as populares “Três Marias” aumentam a visibilidade sobre o caminhão para quem trafega na pista oposta da estrada, seja noite ou dia.

O FUPS (Front Underrun Protection System, ou Sistema de Proteção Frontal Anti-Intrusão) permanece como um importante diferencial no segmento do Volvo VM. “É um sistema anti-intrusão para proteger os ocupantes de carros em caso de colisões frontais com os caminhões. O VM sempre esteve na vanguarda da segurança”, diz Menoncin.

Outra alteração foi a instalação de um espelho frontal maior. Este componente foi reposicionado para melhorar ainda mais o trabalho do motorista em manobras em espaços limitados e nas docas de carga, uma atividade comum nas aplicações de transporte do VM, muitas delas relacionadas à logística. Mais para a frente, o espelho proporciona maior visibilidade para o condutor e mais segurança na operação.

O segundo degrau da porta da cabine agora ficou protegido, impedindo o acesso de estranhos e aumentando a segurança do condutor. Com esta cobertura, aumentou também um espaço para que o motorista possa colocar um calçado ou ainda guardar o martelo de bater pneus. O pino de reboque também ficou protegido atrás da grade frontal.

Aerodinâmica

O defletor de ar do VM agora é ajustável. O transportador pode regular a angulação para colocá-lo na posição mais conveniente, dependendo da altura do baú. O ajuste é fácil e rápido de ser executado, bastando apenas deslocar as barras instaladas para esse fim.

A Volvo também introduziu um novo para-sol. Mais leve e com um design aperfeiçoado, melhora o fluxo de ar para o defletor de ar e traz mais aerodinâmica para a cabine como um todo.

“Todas as mudanças que facilitam a aerodinâmica são importantes, pois resultam em diminuição do consumo de combustível, um dos itens mais importantes na planilha de custos do transportador”, observa Alcides Cavalcanti.

Manutenção facilitada

Pensando nas tarefas habituais do motorista antes das viagens, a Volvo reposicionou o reservatório de água do climatizador, colocando-o sob a cabine, atrás da grade frontal. O acesso ficou mais fácil e garante mais conforto, segurança e agilidade neste trabalho.

Também para facilitar a manutenção, o VM ganhou um novo acesso aos faróis. Foram eliminadas várias etapas para a substituição de lâmpadas, aumentando a segurança de iluminação. Se antes era necessário a retirada do farol, agora basta soltar alguns parafusos para chegar ao local, atrás da cobertura do degrau.

A Volvo promoveu ainda outras melhorias em diferentes pontos da cabine: antes formado por partes interrompidas, agora os para-lamas foram estendidos, dando um aspecto mais harmônico ao visual, evitando sujar o implemento; os para-barros, que eram fixos, são agora flexíveis, evitando o acúmulo de sujeira e facilitando o trabalho do motorista, que precisava lavar esta área com certa frequência.

VFS oferece condições especiais em seguros e financiamento para o Volvo VM 2020

O Volvo VM modelo 2020 que está sendo apresentado esta semana no Brasil terá condições especiais para seguros e financiamento. A Volvo Financial Services está oferecendo taxas competitivas para os transportadores que adquirirem o caminhão pela modalidade CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

Com prazos de 24 até 60 meses e taxas de juros competitivas, os planos atendem às mais variadas necessidades e aplicações do setor de transporte. Além destas vantagens para financiamento, a VFS também está oferecendo pacotes diferenciados e ainda mais atrativos para aquisição de seguros.

“As novidades da linha VM representam uma importante oferta da Volvo aos transportadores brasileiros agora em 2019. E nós, como banco da marca, estamos dando apoio aos clientes para a aquisição dessa novidade com taxas CDC bastante atrativas, além de um seguro com avaliação muito técnica, de acordo com a realidade de cada operação de transporte”, diz Ruy Meirelles, presidente da VFS Brasil.

As condições especiais para aquisição do VM neste período são para o CDC, mas o Banco Volvo também oferece linhas de crédito como o Finame, Leasing Financeiro e Operacional. E para os segmentos impactados por sazonalidade, dispõe do Financiamento Sazonal, que permite adequar o pagamento das parcelas de acordo com o fluxo de caixa decorrente da atividade.

A Volvo Corretora de Seguros também desenvolve planos compatíveis e de acordo com a segmentação de atuação das empresas, o que reduz os custos de seguros para os clientes e torna o produto ainda mais atrativo e fácil para adquirir. Como a opção de parcelamento na contratação do seguro, utilizando linhas de financiamento do próprio Banco da Volvo.

Outra opção é o consórcio, um produto que se transformou em uma importante ferramenta para aquisição, renovação e ampliação das frotas de caminhões. Reconhecido também por oferecer planos exclusivos e uma das melhores taxas de administração do mercado, o Consórcio Volvo tem sido muito utilizado pelos diferentes prazos, que chegam a até 100 meses.

A Volvo Financial Services é a Divisão Financeira do Grupo Volvo responsável pelo financiamento dos seus produtos. O Grupo Volvo é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais e também oferece soluções completas para financiamento e serviços. A Volvo Financial Services foi constituída em 2001 e está sediada em Greensboro, Carolina do Norte, EUA. A empresa está presente em 48 países e conta com 1.400 colaboradores. No Brasil, a Volvo Financial Services atua no ramo de serviços financeiros há 25 anos com a oferta de Financiamentos, Seguros e Consórcio.

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