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Com biodiesel de cana, menos poluição ainda

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Pesquisa da empresa já está adiante da norma Euro 5, que entra em vigor em 2012

Ralfo Furtado

Para estimular o respeito à natureza (5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente), a Mercedes-Benz levou a alunos da rede pública de ensino de São Bernardo do Campo (SP), onde tem sua fábrica de caminhões, um mês de apresentações de um espetáculo teatral e oficinas de arte dentro de um projeto batizado de “Planeta Mercedes-Benz – Nosso Mundo Sustentável”.

A empresa também mostrou a parceiros, concessionários, clientes e jornalistas que tem desenvolvido produtos e tecnologias cada vez mais voltados para a demanda da sustentabilidade – palavra cujo sentido está ligado às condições em que a geração atual deixará o planeta para as próximas gerações.

“A Mercedes-Benz do Brasil tem competência, experiência e capacidade para gerar soluções que contribuam com a melhoria da qualidade de vida e assegurem benefícios também para as próximas gerações”, afirmou seu presidente, Jürgen Ziegler.

O evento está alinhado à iniciativa global “Shaping Future Transportation” (Construindo o Transporte do Futuro), do Grupo Daimler.

Um dos destaques da exposição foram os motores BlueTec 5. Após três anos de desenvolvimento no Brasil, o BlueTec 5 se revelou uma excelente solução técnica para caminhões e ônibus no atendimento à legislação Proconve P-7, equivalente ao padrão Euro 5, que entrará em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2012. O BlueTec 5 provou a mesma eficiência tanto com o diesel de petróleo quanto com o de cana e o biodiesel.

Caminhão e ônibus movidos a diesel de cana: pioneirismo

Aliás, também foram mostrados os bons resultados do uso do diesel de cana, um biocombustível em cuja pesquisa a Mercedes-Benz do Brasil se coloca como pioneira. Com diversos parceiros, a empresa já fez testes até na operação de ônibus urbanos de uma mistura de 10% de diesel de cana com 90% diesel comercial (com teor de enxofre S50), e obteve uma redução de 9% nas emissões de material particulado.

O potencial ambiental do uso do diesel de cana foi demonstrado no evento através do caminhão conceito Accelo BlueTec EEV, que atende aos padrões da norma europeia EEV – Enhanced Environmentally Friendly Vehicles (veículos excepcionalmente compatíveis com o meio ambiente). A tecnologia BlueTec do motor OM 924 LA EEV, em combinação com o uso do diesel de cana, ambos em desenvolvimento pela Mercedes-Benz, resulta em 90% de redução nas emissões de gases do efeito estufa e em 33% de redução nas emissões de material particulado, em comparação com os limites do Proconve P-7.

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