Conferir na prática as soluções em tecnologia, conectividade e eficiência energética desenvolvidas para o segmento automotivo de motores diesel. Esta é a proposta do Cummins Innovation Week, evento inédito promovido pela maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores entre os dias 13 e 16 de setembro, no Hotel Tauá, em Atibaia (SP), que vai reunir OEMs, frotistas e usuários finais.
Mais uma vez, a Cummins confirma a tradição em oferecer produtos de alta confiabilidade e demonstra durante o evento tecnologias inovadoras voltadas à redução de custo operacional aliada à alta produtividade. “Mesmo em cenário de retração, investimos em tecnologias que visam a redução de custo operacional aos clientes, além do foco ambiental. É com muita honra que inauguramos este evento que vai permitir com que todos os nossos sistemas sejam testados e aferidos na prática. Estamos preparados para o futuro, o que nos dá ainda mais fôlego para evoluir”, diz Luis Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.
As soluções apresentadas trazem a integração de um todo um trabalho global realizado pela Cummins, com o desenvolvimento e as devidas adaptações necessárias para a máxima eficiência e performance, de acordo com a demanda da indústria automotiva nacional que busca, assim como o time de engenharia da Cummins Brasil, uma mobilidade mais sustentável. A inauguração do Innovation Week será uma grande oportunidade para empresa também ouvir os seus clientes, como OEMs, frotistas e usuários finais, para assim dar continuidade em oferecer soluções ousadas que contribuam com a alta produtividade e o baixo custo de operação.
“Queremos buscar redução de consumo de combustível e CO2 com o propósito de oferecer retorno financeiro. A inovação para Cummins é um valor e, por isso, vamos compartilhar o que temos e estamos aperfeiçoando quando o assunto é tecnologia e inovação. Toda evolução da indústria exigiu um valor agregado para os nossos clientes e usuários finais e queremos, por meio destas tecnologias, devolver o investimento que foi realizando com redução de CO2, economia de manutenção e combustível.”, diz Adriano Rishi, diretor de engenharia da Cummins para América Latina.
Adept – Uma das principais tecnologias apresentadas no evento, já em operação no mercado norte-americano, é o Adept™ (Advanced Dynamic Efficient Powertrain), um conjunto de recursos eletrônicos avançados que adapta, de modo dinâmico, às condições momentâneas de funcionamento para operação eficiente do veículo. O sistema vai instalado no motor e verifica automaticamente as condições de aceleração, monitorando em tempo real a performance da máquina de forma quase imperceptível ao usuário final.
Outra função do Adept™ é o Smart Coast que em Cruise Control mantém a velocidade média do veículo mesmo desacoplando a transmissão. “Caso a velocidade do veículo seja reduzida por algum tipo de obstáculo, como uma subida durante o trecho percorrido, o motor voltará a acoplar a transmissão pra que o caminhão retome a velocidade de referência, sem a necessidade do motorista acelerar novamente” diz Rafael Torres, líder de Engenharia de Aplicação da Cummins para América Latina.
Dessa maneira, o Smart Coast faz com que a retomada desta aceleração seja postergada e, consequentemente, o tempo de injeção de combustível menor, proporcionando uma redução de combustível de até 3%. Instalado no motor Cummins ISB 6.7, o Adept™ ainda conta com o sistema EBP (Economy Balance Performance).
EBP – Trata-se de uma chave seletora no painel do caminhão que permite ao motorista mudar entre os diferentes ajustes de funções voltados à economia de combustível, de acordo com a demanda das condições de estrada e de operação. O acionamento do modo Econômico é recomendado quando o caminhão está vazio ou com pouca carga, sem inclinações nas estradas. A opção Balanceada é destinada quando há carga máxima de transporte no veículo, inclinação normal e, nesta condição, o ajuste é moderado. Já a opção Performance desabilita todas as funções quando existe peso bruto de transporte e alta inclinação.
Testes mostraram que a utilização da tecnologia EBP pode proporcionar uma economia de combustível de até 8%. Entre os ajustes que são realizados no motor de acordo com a chave seletora , vale destacar: VAM – Vehicle Acceleration Management -, tecnologia patenteada Cummins que gerencia a taxa de aceleração do veículo, oferecendo performance suficiente com resultado de economia; o Smart Torque que oferece melhor curva de torque quando o veículo opera em marchas mais altas da transmissão e/ou menor curva quando em situação oposta e o Road Speed Control, capaz de limitar a velocidade do veículo, ou seja, a injeção do combustível.
PowerSpec – O software é mais uma ferramenta desenvolvida pela Cummins Inc., totalmente disponível para o mercado e o público brasileiro. Após o download no site da fabricante, o sistema permite a customização dos motores Cummins produzidos a partir de 2012 (Euro V) para operação, de acordo com as necessidades diárias. Com base em informações coletadas como percurso, número de paradas, peso do veículo, motor, tempo em marcha lenta, o PowerSpec propõe melhorias de performance e rendimento. A ferramenta eletrônica faz com que seja possível otimizar e adaptar o funcionamento dos motores Cummins em suas aplicações.
Smart Filtration – É uma plataforma responsável pelo monitoramento das condições dos filtros do caminhão que, por meio de uma base de dados coletados com a telemetria e conectado ao smartphone, permite o usuário final e/ou frotista acompanhar e receber informações sobre o período de intervalo de troca. O aplicativo Smart Filtration calcula o delta de pressão e estima a vazão para sincronizar a necessidade de substituição dos produtos, ou seja, vai informar o momento exato da substituição, podendo estender o prazo, caso o ciclo de uso seja mais leve. O Smart Filtration já está implementado na Austrália em motores HHP como projeto piloto. No Brasil, nas aplicações automotivas, a previsão de chegada é no segundo semestre de 2017.
ISG 12 – Recém lançado no mercado, o motor ISG 12, submetido a test-drive, demonstra na prática sua força e desempenho. Inovação no que diz respeito a alta potência e baixo peso (860 quilos) para caminhões acima de 45 toneladas, o ISG 12 segue o conceito do desenvolvimento independente para os mercados globais da Cummins e define um novo padrão de plataforma global de motores pesados. Ao seguir a tendência downsizing, o ISG 12 traz potência de até 510 hp e é oferecido por meio de um pacote compacto e leve. O motor, disponível para atender às diversas normas internacionais em requisitos de emissões – Euro 5, Euro 6, EPA 2017, é a solução da Cummins para serviços de longa distância..