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Dilma quer pedagiar mais 14 trechos rodoviários

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Nelson Bortolin

Reportagem Local

 

A presidente Dilma Rousseff lançou ontem um pacote de concessões de infraestrutura de transporte. A ideia do governo é conceder e pedagiar mais 14 trechos de rodovias em todo o País, totalizando 6,9 mil quilômetros – 2,6 mil previstos para serem leiloados no ano que vem e 4,3 mil, em 2016. No total, os investimentos em estradas serão de R$ 66,1 bilhões.

Só para se ter uma ideia do que os novos trechos representam, segundo o próprio governo, até hoje há 9,9 mil quilômetros sob concessão federal – 1,3 mil feitos nos dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), 3,3 mil durante os dois de Lula e 5,3 mil no primeiro mandato de Dilma. Ou seja, se todas as novas concessões saírem do papel, o total da malha federal privatizada terá crescido 70%.

Veja no quadro todos os trechos que a presidente pretende conceder.

pacote

No total, o governo anunciou ontem um pacote de R$ 198,4 bilhões em concessões, sendo R$ 86,4 bilhões em ferrovias, R$ 66,1 bilhões em rodovias, R$ 37,4 bilhões em portos, e R$ 8,5 bilhões em aeroportos.

Alento

O pacote, que deve dividir as opiniões entre os transportadores, serviu como alento ontem para o setor de máquinas e equipamentos para a construção, durante a abertura da M&T Expo Máquinas e Equipamentos – 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais para Equipamentos para Mineração, promovida pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

A exemplo do mercado de caminhões novos no País, aquele setor enfrenta uma retração de cerca de 40% nas vendas nos primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, Afrânio Chueire, lembra que o governo ainda precisa estabelecer o “marco regulatório e o modelo financeiro” dos projetos. “O impacto não é imediato, mas serve de alento para nós”, afirma. A fábrica, que tem sede em Curitiba, estima fechar o ano com uma retração de 30% no mercado brasileiro.

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3 Comentários

  1. Vamos fazer nossos comentários baseado em fatos reais:
    – E muito fácil fazer tais privatizações!
    Difícil e achar privatizadores que realmente respeitem o dinheiro publico pago em pedágios p/ que realmente façam os devidos serviços que nós usuários podemos usufruir conforme pagamos.
    Veja a situação da Br 116 divisa alegre MG até Feira de Santana na BA, e a pior privatização feita até hoje no Brasil. 75 KM de extensão que liga a cidade de Paraguaçu BA a Feira de Santana a duplicação já passou de 5 anos e ainda falta 25% p/ ser acabada. O trecho de Feira a Divisa alegre que se leva 7 horas de viagem p/ passar hoje só em para e siga leva em torno de 5 a 6 horas parado, imagine levar 13 horas pra fazer este percurso com um veiculo que só pode trafegar durante o dia como são vários. Imagino eu como vai ser estas privatizações onde o interesse e só de quem ganha dinheiro e que se dane os usuários.

  2. Não sou contra as concessões em estradas e demais sistemas de infraestruturas, sou contra é o que o governo de S. Paulo faz contra todos nós, onde tem os pedágios mais caros do Brasil e uma qualidade que fica muito aquém do desejado e com os preços cobrados! Vejamos; de Atibaia a Dutra são apenas 52 Km e pagamos R$28,00 em um Bi-truck mesmo com eixo levantado! Essa gente pensa que são os donos da terra, das estradas e tudo mais. O que adianta um governo coentral implantar uma lei onde governadores por ser da oposição não faz o que determina a lei!. Não podemos esquecer que antes do movimento dos caminhoneiros feitos há poucos anos, não se pagava pelo eixo erguido e hoje pagamos e o custo ficou maior que o aumento desejado pelo governo na época! Em Minas e outros vários estados a lei está sendo cumprida, mas no estado de SP que é governado pelo PSDB estão nos roubando com a maior descaradez! Penso que a justiça os fará retroceder!

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