DAF - Oportunidade 2024

Empresas de transporte barram caminhoneiros em Sertanópolis

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Fonte: Folha de Londrina

(27/07/12) – Uma manifestação realizada pela Associação dos Transportadores de Sertanópolis (ATS) conseguiu reunir cerca de 200 caminhões nos acostamentos da PR-323 na tarde de ontem – terceiro dia da greve nacional dos caminhoneiros. O protesto foi liderado por Eli Zacarias, dono de uma pequena transportadora filiada à ATS.

Os caminhoneiros que não paravam espontaneamente ao final das filas nos dois lados da estrada eram abordados pelos representantes da ATS na altura do trevo de Sertanópolis e encaminhados para o estacionamento de um posto de combustível. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o protesto e não houve relato de violência. Apesar disso, a maioria dos caminhoneiros com quem a FOLHA conversou disse que parou, com medo de levar pedradas.

”As pessoas estão colaborando. A gente pede para parar e eles param”, afirmou Zacarias. Empregando cinco caminhoneiros, ele diz que não terá como manter seu negócio se tiver de cumprir a lei federal 12.619. Sancionada em maio pela presidente Dilma Rousseff, a lei obriga motoristas empregados e autônomos a descansarem meia hora a cada cinco horas ao volante e 11 horas ininterruptas entre dois dias de trabalho.

Para os motoristas empregados, a lei garantiu aquilo que há muito tempo já é direito dos demais trabalhadores: jornada diária de 8 horas (podendo fazer mais duas extras) e jornada semanal de 44 horas.

A greve organizada pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) quer que a lei, que já está em vigor, seja fiscalizada somente daqui a um ano. A alegação é de que não há locais adequados para o descanso dos motoristas nas estradas.

Zacarias, no entanto, não quer saber da lei. ”Não temos como trabalhar com essa carga horária. Precisaria de contratar dois motoristas por caminhão”, disse o empresário. Para ele, o razoável é que os caminhoneiros possam dirigir 13 horas por dia.

”Esta é uma greve para patrão. Eles não querem que a gente descanse todo esse tempo. A lei é ótima. Eu só parei aqui com medo de ser apedrejado”, disse o caminhoneiro empregado Sérgio Andrade, de São José dos Campos (SP). Antes da lei, ele dirigia em média 16 horas por dia.

Outro empregado que não concorda com a greve, mas parou com medo de sofrer represária, é Jorge Nalepa, de Ponta Grossa. ”Fui orientado (pelo empregador) a não tentar seguir viagem se encontrasse um piquete”, contou. Para ele, a lei do descanso é ”muito boa”, mas o governo deveria ter criado os pontos de apoio antes de sancioná-la.

O empregado de Uberaba, Osni Silva, disse que parou no protesto porque se sentiu forçado, mas concorda que a lei é ”impossível” de ser cumprida. ”Eu dirijo de 12 a 15 horas por dia, recebo por comissão. Nós precisamos trabalhar pelo menos 12 horas por dia”, reclamou.

Ontem também foi realizado piquete e manifestação na PR-090, em Bela Vista do Paraíso.

Truckscontrol
Compartilhar

15 Comentários

  1. Totalmente diferente, em casa trabalhar  8 horas e ir para a sua casa descansar, e na estrada vamos trabalhar 8 horas, e a noite brigar com ladrões para não sermos assaltados nos péssimos posto de combustives

  2. Irmão caminhoneiros essa greve não é nossa é sim dos empresarios donos de grandes frotas, isso não vai dar em nada, logo o governo sede para os empresarios continuarem obrigando os caminhoneiros matar no transito, porque como todos sabemos nos temos que andar drogados rodamdo dias e noites sem durmir, para ganhgar uma mereca de comissão, porque nem salario motorista tem!!! vamos vender pastel na praça que ganharemos melhores salarios e teremos uma melhor qualidade de vida, acreditem!!!

  3. o problema é que tem gente fazendo greve e nem sabendo os motivos, para motoristas registrados a nova lei ficou boa, mas pros autonomos ficou uma merda a rodagem, pois 18 hrs por dia era bom pra se rodar. mas o cartao frete foi a melhor coisa que aconteceu até agora

  4. e meu amigo voçe tem  toda rasao mais quen vai pagar esta conta e nois porquer nosi nao temos sidicato nosso sindicato e muito fraco 

  5. b dia agora quero ver os frotista e os grupos que depende de motirista fazer fretes baratos, porque agora vai ter que pagar bem os motorista.

  6. EU acho que esta lei vai progidicar muita gente se vigorarporque todos depente do caminhaõ só naõ estaõ dando o valor que pressisar dar pro caminhaõ e prinssipalmente pro motorista hoje qual quer cachorro manda em motoristatem que ter greve pra todos ver a força que tem os profissional do volante;

  7. Boa tarde amigos.Essa lei não ficou boa em relação a carga horaria trabalhada, pois quando o caminhoneiro está na estrada ele não estará descansando, estará trabalhando. O verdadeiro descanso se dá quando você está na sua casa com sua família.Isso irá fazer as viagens demorarem mais, você ficará mais tempo na estrada e continuará a não ver seu filho crescer porque quando você chega em casa fica 15 dias na estrada e 1 ou 2 dias em casa. Já vi pessoas que passam até 45 dias na estrada.Sem contar que você ainda perde 2 dias ou mais na porta de empresas para poder carregar ou descarregar, porque eles deixam o caminhoneiro parado sem comida, banheiro descente e te deixa parado achando que você está a disposição deles.

  8. È amigos, custamos ter alguns direitos e agora que temos,vemos colegas do setor mudando de lado,isso porque estão acostumados se drogar e viajar 24h.por dia e fazendo besteira nas estradas.A lei é boa porém,toda e qualquer mudança causa impacto e tomara que a nossa governante não ceda a pressão do patrões e dos assassinos das estradas

  9. Dizem que a lei é ótima, então quem está dizendo tenho certesa que vai mudar de idéia quando for multado por andar meia hora a mais ou uma hora não importa, e outra coisa, você que acha boa essa lei vai ficar mais tempo dentro do caminhão do que em casa com a família, pois se conseguir andar 600km por dia vai ser muito. E tem mais, está achando que vai ganhar mais? Esquece, só vai ganhar se mais se o caminhão ganhar! Não existe milagre e só fazer conta.

  10. jonathan gaiotto on

    boa tarde,camioneiros tenho 21anos de profissao sendo 4 deles trabalhando no transporte frigorifico internacional europa e esta lei na europa é coisa antiga e funciona muito bem,falta somente o governo fazer mais pontos de parada com banheiros e restaurante decente,mais os beneficios desta s lei sao muito bom para todos (quem tem 3 ou 4 caminhao e principalmente empregado)somente nao é bom para os grandes frotista,pois eles tem que mudar as regras e nao vao poder sugar nosso sangue e nossa dignidade,pois serao obrigado a carregar e descarregar mais rapido para nao acabar tempo de conduçao,ou seja acabou dois dias de fila ,vamos ter muito mais campo de emprego,para autonomo vamos ter muito mais oferta de carga com melhor preço,(grande frotista vai ter que parar de pagar comissao e fazer salario fixo,vamos poder programar a vida  BOM COMPANHEIROS ESTES SAO ALGUNS BENEFICIOS  MAIS TEM MUITO MAIS PENSEI BEM,POIS QUEM COMESSOU O PROTESTO FORAM SOMENTE OS GRANDES  ABRAÇOS E BOA SORTE AOS  IRMAOS  (ESTA LEI ESTA MUITO DEMORADA PARA ENTRAR EN VIGOR)

  11.     lei muito boa  só que    ficaremos mais tempo longe d casa     e ate  agora ninguém   falou em renumeracao   pois para canhar um salario mais ou menos teríamos  q rodar     mais d 16 horas dia  , se for ganhar apenas salario e diária  não teremos nenhuma qualidade d vida para nos e nossas familia   nos    temos que criar vergonha na cara  nos motorista  e se unir e parar o brasil para  termos um salario digno que compense nossa auséncia d casa e d  nossas   familia   pois tem muito motorista longe d casa e   devendo ate as cuecas e muitas vezes trabalhando em firma com nome bem conceituada  nacional e internacional   a  argentina ta quebrada   e os motorista d la canham    em torno d quatro mil   reais    sem correria   e dormem  noite inteira   porque eles tem sindicato e uma bandeira  ta na hora d se levantarmos  e gritar pelo um salario digno da categoria   

  12. caminhoneiro(escravo) atenção companheiros : a nossa profissão que tardada foi reconhecida por este governo,e explorada  por empresários gulosos,fazem e manipulam os seus motoristas  pagam salários miseráveis escravizando sugando, humilhando esses que n tem representante que  brigue por seus direitos.ate quando vamos ficar no anonimato sem ter um filho de deus p olhar por esta classe sofrida.o motorista empregado tem que submeter a normas abusivas,horas exaustivas de trabalho.Empresários renovam frotas,dezenas, centenas, e milhares de caminhões, comprados com o suor de seus motoristas,enquanto o autonomo deixa o couro nas estradas,porque os embarcadores repassam suas cargas a estes,que sem qualquer compromisso e sem gastos e sem pagar imposto deixa p o pobre do autonomo a migalha do restante  do frete, sem custear um parafuso se quer com caminhão, o autonomo quando consegue comprar um caminhão e usado e e financiado por bancos particulares com juros abusivos, compra um paga dois tem base?pro -caminhoneiro e so para empresários com juros baixos e 6 meses de carencia assim  aumenta os especuladores que se dizem empresario vao la e compram caminhoes da  para os trouxas rodarem dia e noite na comissão .ficam ricos e arrogantes e sonegam impostos caixa 2 e ta tudo bem. e os motoras morrendo e matando nas estradas, fora o estresse e doenças funcionais, que os mesmos estão expostos. os grandes donos de  frotas fazem parte do governo ou tem influencias dificultando assim os verdadeiros direitos e valores dos caminhoneiros.o que poderia ser feito para mudar completamente a logistica neste pais?primeiramente embarcadores terao que pagar os fretes embasados nos indices estipulados pelo governo diretamente aos autonomos e as empresas sem intermedio de especuladores, facilitar financiamentos p os motorista empregado e autonomos que ja estão no transporte a mais de 10 anos com bom historico profissional  que interesam ter o primeiro caminhao pelo pro- caminhoneiro. fixar salario p os caminhoneiros empregados no minimo de sete salarios,mais diaria,e pernoite que e no minimo correto.manter os horarios estipulados pelo governo,quem  tem que ter caminhao e o caminhoneiro o empresario tem que ter a carga fazendo isto vai acabar o monopolio do transporte no brasil cada caminhoneiro pode ter no maximo 3 caminhoes sendo assim acabara a sonegacao e exploracao da classe aumentara a arrecadacao do governo pois sera mais facil controlar os imposto,com salario fixo  n tera caixa 2 assim aumentara a  arrecadacao previdenciaria ,diminuira os acidentes nas estradas em ate 70% que desenbolsa bilhoes.Com salario fixo o caminhoneiro deixara de ficar emigrando de uma empresa a outra por melhores salario tranzendo uma economia p o ministerio do trabalho que diminuira em muito o pagamento  de seguro desenprego .todo o motorista tera direito ao plano de saude aumentando assim a seguranca nas estradas.presidenta dilma se a vossa excelencia fizer isto estara proporcionando a igualdade social aonde poucos ganham com a desgraças de muitos, alem de sonegarem explicitamente  os impostos . peco a deus que olhe por nos e que toque os coraçoes dos bons governantes, por esses herois montado em suas maquinas do norte ao sul,do leste ao oeste, levando e trazendo o progresso por este abencoado pais. obrigado irmao caminhoneiro.  

  13. É muitíssimo lamentável a situação em que se encontra o caminhoneiro hoje em dia!!! MOTIVO; são muitos, que todos ja estam carecas de saber, simplificando toda essa covardia! O empresario de grandes frotas nos trata como verdadeiros escravos, impondo sua política empresarial, sugando até a ultima gota de cada funcionário…Só nos resta cumprir e sermos submissos, pois necessitamos do mesmo… Parabens a essa nova lei, que tentará botar ordem na casa, assim espero. mais que o governo seja sensato e coerente, investindo pesado em infra estrutura em todas as estradas e rodovías, pois com a chegada da copa do mundo e olimpíadas temos visto grandes investimentos nos maiores Estados da confederação, não concordão??? não tem desculpas de não dar suporte a categoria, dizendo que não tem dinheiro nos cofres públicos, hahahaha…Estamos de olho no disfecho que levará essa história, todos os profissionais do País que leva o pregresso pelas rodovías, dia a dia…

  14. Bom dia , meu povo da estrada, eu estou com mta vontade de ir para a estrada,  comprar meu proprio caminhão , estou mto pensativo, pois o frete é muito baixo,  :; quanto a lei penso que seja boa,  tem empresa que bota horario so depois que carrega, ai sim tem horario e se não fizer o horario é descontado do frete, dai o motorista tem de se matar pra comprir o horario, com a lei isso vai acabar, mas o frete tem que ser melhorado muito , pois esta defazado, o governo tem que ver isso, agora vai diminuir muito os acidentes nas estradas isso é muito bom. frete melhor para se poder pagar o caminhão, e sobrar algum dinheiro para sustentar a familia, mas famos ver no que vai dar,ok.

Deixe um comentário