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Entidades de caminhoneiros se opõem à greve convocada pelo MUBC para dia 25 de julho

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Nelson Bortolin

Contrariando sindicatos, associações e a confederação da categoria, o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) está convocando uma greve geral para o Dia de São Cristóvão (25 de julho). Liderado por Nélio Botelho, o movimento reivindica, entre outras coisas, a volta da carta-frete e a prorrogação por um ano dos efeitos da lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista.

Botelho diz que não é por vontade própria. “Eu jurei nunca mais me meter nesta história de greve, mas várias empresas, cooperativas e empregados vieram pedir para eu liderar esse movimento”, afirma ele.

Para o coordenador do MUBC, a resolução 3.658 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determinou o pagamento eletrônico de caminhoneiros autônomos, “comprometeu totalmente” a atividade. “A profissão está condenada. O motorista não pode mais receber em dinheiro. Isso é absurdo”, critica. Segundo Botelho, não há nada para negociar. “Tem que revogar tudo”, declara.

Quanto à lei 12.619, que estabelece tempo de descanso para os motoristas autônomos e empregados, ele diz que seus efeitos precisam ser prorrogados por um ano uma vez que não há estacionamento para os profissionais descansarem nas rodovias.

Claudinei Pelegrini, presidente da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), discorda. “Precisamos fazer algumas alterações na resolução 3.658 e a ANTT está aberta para isso”, afirma. “O cartão-frete é um avanço, a famigerada carta-frete escravizava o caminhoneiro que tinha de pagar ágil para abastecer”, complementa. 

Ele afirma que lideranças de várias entidades, incluindo a Abcam, estão em constantes negociações com a agência para aprimorar a legislação. “A lei do vale-pedágio foi revista quatro ou cinco vezes. Não dá para ter a ilusão de que a resolução que acaba com a carta-frete irá resolver de imediato todos os problemas”, considera.

Pelegrini discorda também da prorrogação do prazo das novas regras de descanso para a categoria. “A gente via motorista fazendo 72 horas sem dormir. Essa lei é importante porque protege vidas”, salienta.

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo (Sindicam-SP), Norival Almeida, também é contra a greve do dia 25.  “Vamos fazer um panfleto explicando nossa posição. Não queremos a volta da carta-frete. Estamos fazendo uma série de negociações com a ANTT. Precisamos manter o diálogo”, afirma.

Desde a semana passada, a Carga Pesada tenta conversar sobre o assunto com o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, mas ele não retorna as ligações. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele também afirmou ser contrário à greve.

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31 Comentários

  1. Sou caminhoneiro e sou contra a carta frete ,mas estes senhores que negociam,e negociam os vale pedagio e etc porque não pergunta. Quem paga o pedagio?É o caminhoneiro e ninguem respeita o vale pedagio chegando a vergonha das empresas pagarem no cartão  e a transportadora descontar o valor do pedagio,porque eles não descredenciam esta empresa,falar que não quer a paralização é facil para quem não esta na estrada sendo humilhado nos postos de combustivele sendo ameaçado pelas autoridades mas eles apoiam cartões que descontam do caminhoneiro estes senhores que são bons de papo. Só agora que o caos esta estabelecido eles vem dar palpite e não é pela lei 12619 que estamos parando e  sim pela 11442/07.Voltem para a escola antes de formarem opinioes que vao contra os seus intereces de quem realmente vive do transporte.Não vamos parar pelos fretes mas pela nossa dignidade.Obrigado.

  2. Nivaldo Baptista on

    Lutar pelos direitos todos podem, mas esse negocio de greve e conversa para boi dormir a maioria das empresa tem seus caminhões próprio e os autônomos esta em faze final no fim de carreira não aguenta mais tanta despesas na estrada , com carta frete ou cartão frete da na mesma é o frete que esta baixo e esta acabando com a classe e as empresas de grande porte esta passando em cima de nós como um rolo compressor para acabar de vez com os pequenos e ficarem com a fatia toda do mercado e dominarem tudo e ai sim fazerem como bem quiserem no mercado,e colocar seus caminhões para trabalhar sem concorrencia.DESCANÇO,esta lei só vai geral mais corrupção na estrada os BONS POLICIAIS vai fazer cumprir a lei mas os corruptos vai deitar e rolar.A CORDA BRASIL.

  3. Mauricio Rotta on

    Tem mais é que parar tudo sim! O setor estava indo bem, não tinha nada que a Dona Dima meter o nariz no que estava funcionando. Tem que parar tudo, fazer esse governo infame sentir que não somos cordeiros dizendo amém a tudo que eles ordenam, a carta-frete não escraviza ninguém não, o que a Dona Dilma quer é meter a mão numa parte do bolo, e com o cartão eletrônico ela consegue fácil fácil diferente da carta frete que não era um documento fiscal, vamos abrir os olhos, o governo não tá com dózinho do caminhoneiro não, o governo da Dilma quer é meter a mão na grana do caminhoneiro, e em relação á regulamentação do horário o que acontece é o seguinte, prestem a atenção, se essa lei pegar, vai faltar caminhão no mercado pois a demanda vai aumentar, precisando mais caminhão as montadoras vão vender mais caminhões, e quem ganha com isso? Lógicamente, as montadoras e o governo que vai meter a mão em um monte de dinheiro com milhares de novos emplacamentos, novos IPVA’s e et cetera e tals. Abra o olho brasileiro, a Dilma quer quebrar o país, quer escravizar a classe produtiva. Aquela mulher e sua maldita equipe serão o precipíciodo Brasil!

  4. Ronald Goemeri on

    Na ultima greve liderada por NÉLIO BOTELHO,nós caminhoneiros ficamos “A VER NAVIOS”. Esse sujeito não deixou o “CHINA” participar das negociações para ele poder tirar proveito da greve. Suspendeu a greve dizendo que iria negociar posteriormente com o governo e nunca mais deu noticias. Agora ele volta dizendo que estão pedindo a ajuda dele. MENTIROSO; nós não precisamos de idéias erradas e nem de pessoas que querem ENCHER OS BOLSOS à nossas custas.  VAI CLAUDINEI, CHAMA O CHINA E RESOLVAM ESSE PROBLEMA PRA NÓS.   CONFIAMOS EM VOCES.

  5. SERGIO BARSALOBRE on

    Ola…!O SINDICAM de Araçatuba SP, tbm coloca contra Greve, este organizador do movimento é o mesmo que no passado quandoos Caminhoneiros estavam parados ele reuniu sozinho com alguns Ministros em Brasilia, depois desviar em São Paulo, dos demais Dirigentes daquela Greve e ir para Brasilia DF e reunir sozinho sem ter ele procuração ou autorização dos demais colaboradores e Diregentes que estavam no movimento e ali sem dar a minima aos Caminhoneiros, pois fim ao movimento sem ter os Caminhoneitos nada levar de vantagem naquilo que era revindicado pela Categoria, ele nunca foi lider da categoria é sim um defensor das empresas e cooperativas, quer ele a volta da famigerada carta frete que dava direito aos postos de combustivel explorar os Caminhoneiros no Brasil, ja conhecemos esta defesa que ele faz. SERGIO BARSALOBRE – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS CAMINHONEIROS DE ARAÇATUBA E REGIÃO.

  6. Na verdade o que dificulta as reivindicações dos motoristas , são as varias entidades que os representar , pelo assunto acima já dar para se ter uma ideia da falta de união de objetivos e metas, cada entidade tem seu foco e cada Presidente não quer perder a cadeira, quem se ferra são os motorista e autônomos. Sou a favor de um ÚNICO Sindicato Nacional da Categoria de AUTÔNOMOS DOBRASIL.nos moldes do sindicato Americano.

  7. Bom dia a todos – Uma classe que tem que trabalhar pelo menos 400 hs/mes sem fim de semana,feriado,aniversarios,natal,reveion e nem dorme em casa por uma remuneraçao de aprox R$ 2.800,00 Bruto,tera tempo de se adequar rapidamente?É sr Pelegrini vc não tem noçao doque é ser caminhoneiro é melhor pagar agil no combustivel doque ficar parado em local sem segurança ou as vezes multado pois não temos onde estacionar e os postos proibe descansar se não forem cliente, teremos que ser clientes das administradoras de rodovias tbem?

  8. Até concordo com a greve  sim para rever essa parada  dos caminhoneiro a cada 8 horas trabalhadas .mas voltar a carta frete!! deus me livre todo posto que vao tem que colocar no minimo 30% e pagando oléo um absurdo agora quer parar o brasil para melhorar o frete e baixar o oléo temos que juntar todo mundo e parar o brasil mesmo.

  9. VOCES FICAN PONDO MINHOCA NOS OUVIDOS DO POVO COMOÉ DE COSTUME DE VOCES SEMPRE ESTAREN E CONTRA OS CAMINHONEIROS COMO FOI NA GREVE PASSADA FALTARAN CON A VERDADE QUANDO FALARAN QUE O O NELIO TIRA PROVEITO CON GREVE E VOCES FAZEN HOQUE DIZER QUE ONELIO  COGUITA  AVOLTA DA CARTA FRETE SE FOI ELE QUE PEDIO O FIN DA CARTA FRETE  PORQUE  VOCES NÃO TEN CORAGUE DE FICAR A FAVOR DOS DOS POBRES CAMINHONEIROS QUE ESTÃO SOFRENDO MAS VOCES COMO SEMPRE PREFEREN FICAR DO LADO MAIS FÓRTE QUE É O GOVERNO PARA LEVAR VANTAGUEN SEMPRE  PORQUE VOCES NUNCA TIVERAN A CORAGUE QUE O NELIO TEN  FICAN CRITICANDO PORQUE É O MAIS FACE DO QUE FAZER ALGUMA COIZA PRÓVEN O QUE VOCES JA FIZERAN NUNCA FALARAN A FAVOR DE CAMINHONEIRO SE O NELIO FOSSE O QUE VOCES FALAN ELE NÃO CRIADO 120 SINDICATO NESSE  BRASIL  INTEIRO

  10. estas entidades que são contra a greve, quer que siga como estão estes caminhoneiros nesta fila da foto,todos no acostamento,comer só folha de arvore,tomar aguá potável,pra que,vai na sanga,tomar aguá com  esgoto,eles tomam aguá mineral,e melhor para saúde,caminhoneiro não precisa de saúde,more um vem outro,isto e coisa desta gente do canhoeira,este brasil tinha que vim uma peste e matar todos estes insetos famintos,por dinheiro e poder,amanha estas peste tao fedendo,morre igual os caminhoneiros,sera que eles são semente.

  11. Srs.,  não sou nem a favor e nem contra a greve, pois cada um sabe seu objetivo, como também sabem que não precisamos achar culpados para o transportes em geral esta da forma que está, sendo que os únicos culpados não estão sequer preocupados com o transportador ou transportadora. O nossa presidente sequer sabe o que é um caminhão o que o ele faz, mais sabem que este mercado da um grade retorno aos cofres da PULBLICOS, gerando impostos como: ICMS, PIS, CONFIS, FGTS, IPVA, LICENCIAMENTO, IMPOSTO RENDA estes são impostos diretos, os indiretos: PEDAGIO, COMBUSTIVEL, AQUISIÇÃO DE VEICULOS, ETC. Já imaginou o se tivéssemos somente 50% deste encargos? ou se o DIESEL fosse tirado os impostos que iria custar R$ 0,985, todos já não estariam contente, nem iríamos reclamar sobre outra situações das quais estão todos reivindicando e atirando pedras entre nos mesmos, pois se temos que atiram alguma pedra é no próprio governo que a maioria escolheu para nos representar.
    OQUE REALMENTE PRECISAMOS É QUE TIREM OS PEDAGIOS E QUE TIREM OS IMPOSTOS SOBRE O DIESEL, SERTAMENTE JÁ TEREMOS UMA MUDANÇA MUITO GRANDE NA CATEGORIA, PELO MENOS ASSIM NÃO PRECIZA SE TRATATO TANTOS ASSUNTOS DA QUAL A MAIORIA NEM SABE DO QUE SE TRATA.
     

  12. silvio pereira on

    SR NELIO BOTELHO, o sr nos abandonou na sua tentativa de greve frustada, se o senhor não lembra eu te lembrarei, quando o exercito foi para as ruas dar borrachada na categoria(coisa que o governo nunca fez com o roubo de cargas empresarios que recolhem tributos e não repassa e ate acões criminosas), o senhor foi o primeiro a pular fora da tal cituação e tirar o seu da reta, não é verdade, A CARTA FRETE É A PIOR MANEIRA DE PAGAR O MISERAVEL FRETE AO CAMINHONEIRO, pois nela o dono do estabelecimento negociador da mesma pratica um preço de um determinado produto como ele bem quer, e mais quando o caminhoneiro precisar de algum beneficio como restituição de impostos, aposentadoria por acidente ou idade, estes tributos nunca iram existir lá digo isto por experiencia propria, agora te pergunto todo bom pagador paga, se a empresa é boa ela te paga só por voce mandar os comprovantes de viagens por fax e posteriomente pelo sedex, e pegunto mais aquele que é a favor da carta frete, já foi a um posto do INSS, para ver se foi repassado o valor descontado ou vai deixar para quando precisar do beneficio e mais já viu o quanto o preço do diesel é mais barato no final do mês pois quando eu viajava para Curitiba-pr no final do mês dava uma economia de quase R$200,00 então façam as suas contas.   E GREVE SIM CONTRA A CARTA FRETE, REDUÇÃO PARA 8 HORAS DE DESCANSO TOTAL SEM NENHUM REGISTRO NO TACOCRAFO, CONTRA O ESTADO OU GOVERNO FEDERAL NA CASSAÇÃO DO POLICIAL EM CIMA DO CAMINHONEIRO, 25 ANOS DE DIREÇÃO PARA A APOSENTADORIA E PRINCIPALMENTE CONTRA AS GERENCIADORAS DE RISCO EM APONTAR O CAMINHONEIRO DIRETAMENTE INDIRETAMENTE COMO LADÃO.

  13. e por isso que o caminhoneiro vai ser sempre descriminado nem as entidades se entendem .essa greve so funciona se todos pararem em casa e vazios . mas quero ver as grandes transportadoras que tem contratos milionarios com grandes empresas se tem coragem de parar seus caminhoes  .que adianta um grao de areia no meio do oceano e assim que vai ser essa greve.

  14. Esse MUBC e o Nelio Botelho são testas de ferro das grandes empresas de transporte, são elas que estãopor tras da articulação da paralisação para pressionar o governo a adiar ou revogar as novas leis que defendem pela primeira vez na história os caminhoneiros autônomos e empregados. Colegas de profissão, não se iludam co o discurso deste picareta do Nélio Botelho que deveria estar na cadeia junto com diversos donos e diretores de empresas de transporte e embarcadores, que defendem e promovem estas jornadas de trabalho desumanas para os empregados e pagam estes fretes defasados explorando os autônomos e agregados! Chega de exploração e morte nas estradas por exxcesso de trabalho! Nós caminhoneiros, somos de carne e osso, temos família, queremos ter direito a vida social, ver os filhos crescerem, namorar, conviver com a família, ter um salário ou valores de frete compátível com nossa atividade, que de fácil e tranquila não tem nada! CADEIA PRA ESTES PICARETAS E EXPLORADORES!!!

  15. NÉLIO BOTELHO  DEVE SER  DONO DE POSTO DE GASOLINA  ESSE FILHO DA PUTA ………  FALAR EM CARTA  FRETE  SE ELE TIVER METIDO NA GREVE  EU NÃO PARTICIPO  QUE ELE FEZ  NA ULTIMA  GREVE  SÓ  ENCHEU O BOLSO  E SAIU FORA 

  16. senhores caminhoneiros somos explorados por muitos anos com baixos salarios e grandes jornadas de trabalho a presidente dilma sanciono uma lei que e uma vitoria para nossa categoria. nos caminhoneiros empregados nao podemos aderir a essa greve, nao podemos trabalhar tanto e ficar longe de nossas familias enquanto nossos colegas de empresa como encarregados, mecanicos e,outros mais ganhan mais que nos e estao todos os dias em suas casas. vamos valorizar a nossa profissao nao aderindo a greve

  17. É isso ai galera vamos parar todos em casa  e brigarmos por melhores fretes e melhores condições de trabalho chega de frete retorno. Independentemente de quem esteja a frente da manifestação vamos aproveitar que vai ter a paralização e reenvidicar tudo que temos direito.GREVE NELES COMPANHEIROS!!!!!!!!!!!!!!!! 

  18. gostaria de alertar todos sindicatos autonomos quando nós autonomos acabar não vai mais ter o porque ter sindicatos.vai acabar a mamata.trabalhem por nós agora estamos perto do fim.ah sobre agréve heheheh oque nós temos q ver com isto agora esta doendo no bolso deles.

  19. Boa tarde, prezados temos que parar GREVE  JA!!!!!!  não temos condições de continuar assim, o óleo esta muito caro, frete cada vez mais baixo, chega disto…………   VAMOS REIVINDICAR   baixa do óleo Diesel, Baixa de Pedagios, VOLTA DA CARTA FRETE e a liberação para RODAGEM conforme sempre foi…………………………………………………………………………………………….Eles não sabem das nossas contas E de nossas necessidades…   VAMOS APROVEITAR ESTE DIA 25/07 e se UNIR, VAMOS PARAR JA DIA 24/07  ha meia noite, ás 00:00 PARADA IMEDIATA…   PARADA JA.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Tenho empresa de transporte,trabalho tanto com meus caminhoes quanto com terceiros. Esta uma zona,nao temos apoio de ninguem essas leis ninguem sabe oq fazer. Apoio a parada. Meus caminhoes estao parados,e amanha a meia noite ajudarei nesta movimentaçao em busca de mudança e dignidade para nossos motoristas

  21. Não concordo, greve faz classe de trabalhadores CLT ou empregados do estado, união e etc… Uma classe de terceiros tem a opção de aceitar ou não o frete, de mudar ou não de negocio. Quem define o valor do serviço é o mercado.Érico

  22. Caros Amigos Transportadores, Empresários e Autonomos, Entidades Sindicalistas e demais. O Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), vem por meio desta paralisação, buscar soluções num contexto geral, o transporte brasileiro, e não para uma classe em especial. Contudo, o que mais envergonha, é a falta de união. Entidades que se dizem “SINDICATOS” e dizem que “LUTAM”, batalham apenas para seus interesses proprios e não para a classe nacional de transportadores. Hoje a nível nacional existem inúmeros “sindicatos”, ao inves de existir um para o todo. Muitas dessas entidades, defendem a famosa TAXA sindicalistas, o Status de uma Presidência ao lutar por soluções.Muito me admira alguns internaltas postarem que o frete esta ruim…Concordo em partes, mas não vejo mensionaresm o valor da TAXA TRIBUTÁRIA NACIONAL, O VALOR DO OLEO DIESEL, O VALOR DE PNEU, O VALOR POR EIXO EM DETERMINADOS PEDAGIOS. Se levarem em conta essas e outras DESPESAS pode até se dizer que o frete esta baixo.Esta faltando União de Entidades, ao final, quem ganha é o transportador, são todos, o grande grupo.Alguns mencionam que motorista viaja 72 horas sem dormir. Será que a culpa é do patrão ou do próprio motorista, ou quem sabe até das leis SUJAS, que regem o transporte braseileiro???Pois bem, esta é mais uma luta para terminar a exploração. Contudo, me entristece quando nem mesmo as entidades se unem para melhorar a situação do povo brasileiro. Apenas cobram, cobram e cobram. É uma pena. Como ja dizia um antigo proverbio chinês – SE BUSCAS UM OBJETIVO EM GERAL, LUTE UNIDO. GUERRA NENHUMA SE GANHA SOZINHO. A UNIÃO É QUEM FAZ A FORÇA.VAMOS SE UNIR, LUTAR POR NOSSA CLASSE. CADA UM FAZENDO SUA PARTE, CONSEGUIREMOS SOLUÇÕES. AO FINAL DA BATALHA QUEM GANHARÁ SÃO TODOS. OS TRANPORTADORES, AS ENTIDADES, OS AUTONOMOS, NÃO É UMA VITÓRIA PARA UMA PESSOA EM ESPECIAL, MAS PARA UMA CLASSE.

  23. GREVE SIM , MAS, COM HONRASEM NINGUEM SE VENDER COMO DA OUTRA VEZCHEGA DE SER HUMILHADO PELES EMPRESAS POR FALSOS POLICIAIS RODOVIARIOS QUE SO QUEREMMETER A MAO NO NOSSO DINHEIRO.SEI QUE A POLICIA DE SAO PAULO E OBRIGADA AFAZER TRINTA MULTAS CADA UM.MEU TEM MAIS CARROS NAS ESTRADAS TAMBEM; NAO E SO CAMINHAO

  24. Façam greve sim. Gritem e lutem pelos seus direitos, mas tomem muito cuidado. Nelio com seus SINDITAC´s APOIARAM o projeto do cartão e da carga horária, só está se manifestando contra porque foi tirado da divisão de lucros… Sergio de Araçatuba, Fonseca de Presidente Prudente e Pico de Porto Ferreira, foram contra a criação de entidade sindical superior exclusiva de autônomos, receberam da CNT mais de R$ 50.000,00 cada um. China tem relação com a Pancary e Bradesco, que foram os idealizadores do atual “cartão frete”, que está sendo e será MUITO PIOR do que a carta frete, que também é um roubo. Cartão frete estão envovidas entidades sindicais das empresas de transporte e, incluive a ANTT, alguns estão recebendo propina para manter o tal CIOT. Ministério Publico, é hora de agir, só assim os trabalhadores estarão amparados, do contrário, serão vendidos para as administradoras de cartões e logo logo, morrerão de fome, vão falir, acabar…terão que vender seus caminhões e virar empregados, isso se as gerenciaadoras de risco deixarem. infelizmente senhores, estão jogados à sorte do destino…..força a todos…..

  25. por que so os outros estados emtraram porque sao paulo nao  sao paulo nao e melhor  ou nao tem paulista com vontade para faser greve  ou nao peito para entrarem na greve so falta os paulistas  vamos parar para mostra a nossa força  e nao deixar de ser uma classe sem uniao vamos mostra para o politicos se eles se viram sem caminhao

  26. boa noite,estão falando da carta frete que pagam agil para abastecer e que diz o cartão frete que desconta impostos mais a parte da administradora de cartoes que sem duvida deve ser coligada com politicos para ganherem juntos,as pequenas transportadoras não vão ter capital para bancar os fretes ficando so as mais fortes no mercado ,isso é democracia,temos que caso não resolva a paralização irmos para brasilia em peso e colocar pressão!

  27. O problema não são só as leis(descanso),os buracos etc.Porque temos que trabalhar 72 horas sob pessimas condições ,arriscando nossa vida e de outros porque o salario continua sendo extremamente baixo,enorme parte do lucro do frete vai para mão do dono da transportadora que enriquece as nossas custas.Conheço 2 donos de transportadoras que hoje tem dezenas de imoveis ,casas de veraneio isto foi conseguido pagando baixos salarios aos caminhoneiros,manutenções baratas dos caminhões.Então essa lei do descanso só é necessaria porque há concentração do lucro do frete na mão dos donos obrigando o motorista a trabalhar horas e mais horas sem descanso!

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