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Escolhendo a proxima carga pela internet

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Cresce o número de caminhoneiros que buscam trabalho pela internet, através dos smartphones

Nelson Bortolin

À medida que os smartphones se popularizam, o agenciamento de cargas pela internet torna-se um negócio mais atrativo. Já são muitas as opções de centrais de cargas on-line. Há serviços que são pagos pelos caminhoneiros, outros pagos pelos contratantes de frete e alguns que não cobram nada de ninguém.

A Sontra Cargo entrou no ar em março e conta com 13 mil caminhoneiros e 2.500 transportadoras ou embarcadores cadastrados, segundo seu diretor Bruno Torres. O caminhoneiro paga uma taxa de R$ 50, caso o frete seja realizado. “Depois de cadastrado, o caminhoneiro entra no aplicativo e informa o CEP da região onde se localiza. O sistema ‘já sabe’ o tipo de caminhão dele e qual carga ele pode levar, e informa os fretes mais próximos do local onde ele esteja”, explica Torres.

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Ex-presidente executivo do Grupo Mira, Carlos Alberto Mira fundou a TruckPad, que começou a funcionar em janeiro. “O nosso sistema é bem simples. O caminhoneiro cadastrado baixa o aplicativo, que é gratuito, e já passa a ser acompanhado automaticamente pelo sistema, onde quer que esteja. Recebe as ofertas de cargas no celular e negocia como quiser”, diz o diretor. A TruckPad não cobra nada. “Seremos remunerados por nossos patrocinadores.” Mira calcula que 3.500 caminhoneiros já baixaram seu aplicativo e estão disponíveis para serem contratados.

Com seis anos de experiência, Joel João Godin, da Fretebras, com sede em Catalão (GO), calcula que um terço dos acessos ao serviço de sua empresa é feito por celulares. Quem remunera a Fretebras é o contratante, que paga R$ 64 de mensalidade. “Temos 1.800 embarcadores ativos e 30 mil motoristas cadastrados, sendo que dois mil estão permanentemente disponíveis”, conta.

9USUÁRIOS APROVAM – O caminhoneiro Antonio Fernando Severino, de Magé (RJ), utilizou os serviços da Sontra Cargo pelo smartphone e gostou. “Logo na primeira tentativa que fiz no site, consegui um frete”, conta. Com seu Mercedes 1630, ano 98, ele levou produtos de limpeza do Rio de Janeiro para Contagem (MG). “O sistema é muito fácil de usar”, completa.

Dono de quatro carretas, Adi Carlos Larini, de São Paulo, está usando a TruckPad. “É uma mão na roda. Enquanto estou falando com você, não param de chegar propostas de carga para mim”, afirma. Ele conta que os fretes já vêm bem especificados. “No meu caso, só chegam para carreta-baú de três eixos, rastreada e com motorista com curso de Mopp”, diz.

Já a Transportes Franco, com sede em Jaboticabal (SP), utiliza os serviços da Fretebras e da Sontra Cargo, entre outras centrais. “As centrais de fretes on-line são interessantes porque divulgam nossas cargas. E cada vez mais os motoristas estão utilizando esta ferramenta tecnológica”, afirma a responsável, Andréa Franco.

Truckscontrol
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