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Fenabrave estima que mercado de caminhões irá crescer 16% em 2013

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Mantidos os juros baixos e o IPI zero, o mercado de caminhões em 2013 deverá reagir, crescendo cerca de 16% na comparação com 2012. É o que prevê a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Isso significa vender cerca de 158 mil veículos contra aproximadamente 136 mil – previsão da entidade para o fechamento de 2012.

Confirmada a estimativa, 2013 deverá ser o segundo melhor ano da história do mercado de caminhões no Brasil, atrás apenas de 2011, quando foram vendidos 172 mil veículos. O presidente executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, lembra que parte dos negócios realizados no ano passado foram antecipações de compras, em virtude da mudança de motorização para Euro V.

Essa antecipação foi um dos motivos que fizeram o mercado recuar cerca de 20% em 2012. Mas há outros, segundo Assumpção Júnor: “Seca na Região Sul, elevação de inadimplência, greve de caminhoneiros, redução da produção das fábricas e principalmente o desaquecimento econômico do País”, enumera.

Com a queda nos juros, a procura por caminhões aumentou nos últimos meses,  mas a produção das fábricas não acompanhou esse movimento. “Por isso, as concessionárias já estão recebendo pedidos que só serão atendidos no primeiro trimestre de 2013”, conta.

De acordo com ele, a retomada do crescimento econômico – com previsão de PIB de 3,5% a 4% -, e o aumento da safra de graõs são elementos que trazem boas perspectivas para o próximo ano.

 

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5 Comentários

  1. Carlos Eduardo Santamaria. on

    Tomara que abram espaço para o caminhoneiro autônomo  comprar um caminhão novo, com financiamento a longo prazo.

  2. José Alves de Souza Junior on

    Boa noite. Não é o que eu vejo. Sou autonômo e não consigo trocar o meu caminhão. Os bancos não querem operar esta taxa de juros.

  3. sempre defendi a teze de que , porque o taxi tem insenção de icm e ipi, porque o caminhão não, sendo que para exportar o imposto é zero, porque dar para os outros paises renovarem sua frota , e  porque no nosso pais não, sei que o taxi é transporte de massa, porém sem o caminhão o BRASIL para, vamos lutar por isto imposto zero para o caminhão , e juros subisidiados, para o autonomo, co alguma coisa a fundo perdido.

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