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FENATRAN 2019: Novo Actros chega para ganhar mercado

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Pesados puxam as vendas e serão destaque na Fenatran

 

Roberto Queiroz

Com plataformas mais que propícias para receber tecnologias de última geração, os pesados estão literalmente salvando a lavoura das montadoras. A maior parte das aquisições vem dos setores ligados ao agronegócio: de janeiro a agosto foram comercializadas mais de 33 mil unidades, uma alta de 61% na comparação com 2018.

É o caso de modelos como o novo Actros, que acaba de chegar ao mercado brasileiro para brigar de igual para igual com Scania e Volvo, e promete ser uma das atrações da feira.

Veja nesta e nas próximas páginas algumas das novidades que serão apresentadas no principal evento de transportes da América Latina, a Fenatran 2019, de 14 a 18 de outubro em São Paulo.

O conteúdo desta cobertura é resultado de uma parceria inédita da Revista Carga Pesada com o portal MTED, que tem como diretor de conteúdo o jornalista Roberto Queiroz, especializado no setor de transportes.

A Mercedes-Benz acaba de apresentar sua nova linha Actros com o declarado objetivo de ter o chamado produto Premium à disposição. As teclas onde vai bater são tecnologia embarcada, conectividade, segurança e custo operacional (TCO).

As diferenças vêm depois disso. Enquanto Scania e Volvo apostam em uma diversificação sofisticada de seu portfólio, a Mercedes seleciona seu tiro certo, ofertando apenas um tipo de cabine, tamanho único e prêt-à-porter.

Piloto automático preditivo e nova aerodinâmica da cabine prometem economia de até 12%

A partir do primeiro trimestre de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários, caso dos cavalos mecânicos 2045 4×2, primeiro da família em tração simples, 2548 6×2 e 2648 6×4. O Actros 2651 6×4 é mantido em linha, devidamente atualizado. A nova geração deve chegar aos distribuidores em abril.

CURTO E GROSSO – A Mercedes resume alguns diferenciais do seu novo Actros, caso dos sistemas de segurança, como o exclusivo Assistente de Frenagem Ativo (ABA5), Assistentes de Ponto Cego e Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Na economia, melhora de até 12% no consumo de combustível, e até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano, resultando em 50% de redução nas paradas programadas para manutenção.

A cabine nova tem seu lançamento mundial no mercado brasileiro. Embora baseada na original alemã, ela foi totalmente desenvolvida pela engenharia brasileira, com base nas características do mercado nacional, e acabou adotada como opcional pela Alemanha, para oferta em qualquer outro mercado sob sua responsabilidade. Mais baixa, tem design mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo, mas o desenho do interior chama bem a atenção. Com altura interna de 1,84 m, amplia o espaço para motorista e acompanhante.

Exclusiva suspensão metálica garante mais robustez

Entre as tecnologias voltadas à economia no consumo destacam-se o câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3 e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas e faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções.

O piloto automático preditivo permite que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante. Como num avião, ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias.

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Actros propõe um novo patamar de serviços e conectividade para a Mercedes. O inédito portfólio de soluções inclui o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

Em busca de mais robustez, a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac é mais leve e oferece mais carga útil. Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem – DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4. O grande diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor.

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