Com autonomia de aproximadamente 250 km, o modelo é destinado a operações urbanas e regionais
Nesta 24ª edição da Fenatran, que será realizada até sexta-feira (8), no São Paulo Explo, a Scania se consolida como marca associada a sustentabilidade do transporte com lançamento do modelo 30G 4×2, seu primeiro caminhão elétrico.
Com autonomia de aproximadamente 250 km, o modelo é destinado a operações urbanas e regionais e chega na versão cavalo mecânico 4×2 com 300 kw de potência (310cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t.
A máquina elétrica EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm com dois pacotes de baterias (num total de 416kWh). O eixo R780 tem capacidade de carga de até 66 toneladas
No quesito descarbonização, a linha de caminhões da Scania já se destaca pelos bons resultados de eficiência e economia de diesel nos modelos Super, além das opções já disponíveis a biometano, gás natural e biodiesel 100%.
Com a introdução do elétrico, o mix sustentável da Scania ficará desta forma: gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100.
“Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes, especialmente em infraestrutura de abastecimento, por isso, acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel. A Scania está estimulando e ajudando a desenvolver os corredores azuis (gás, gnl e biometano) e a cadeia de produção do biometano para caminhões há 5 anos”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
Segundo o presidente, o transportador está em busca de soluções que atendam a cada vez maior exigência dos embarcadores no sentido de cumprir suas metas de descarbonização com frotas de caminhões mais sustentáveis.
As primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026. Na visão da Scania, o elétrico atenderá as distâncias urbanas e regionais de até 250 km e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano seriam mais adequados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel (a Scania foi pioneira a ter o caminhão com B100) continuaria a ser utilizado nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km.
A Scania chegou na abertura da 24ª Fenatran animada com sua performance de venda neste ano. O diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais, Alex Nucci, comemorou o fato de a marca ter crescido 70% enquanto o mercado em geral cresceu 19%.
De janeiro a setembro de 2024, a Scania vendeu mais 14 mil caminhões, atingindo uma participação de mercado de 19,6%. Veja no vídeo.
Scania cresceu mais que o mercado
A Scania chegou na abertura da 24ª Fenatran animada com sua performance de venda neste ano. O diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais, Alex Nucci, comemorou o fato de a marca ter crescido 70% enquanto o mercado em geral cresceu 19%.
De janeiro a setembro de 2024, a Scania vendeu mais 14 mil caminhões, atingindo uma participação de mercado de 19,6%. Veja no vídeo.
Segurança e conforto nos pesados e semipesados
Além do elétrico 30 G 4×2, a Scania vai apresentar na Fenatran 2024 outros modelos de pesados e semipesados: o P 280 6×4 XT (‘Light Construction’), o semipesado P 280 6×2 (7 litros), 460 R 6×2 Super, 500 RH 6×4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6×2 (movido a gás/biometano).
Já consolidados na configuração 8×2, os semipesados da Scania contam agora com novas configurações nas trações 4×2 e 6×2. Equipado com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, tem duas potências: 250cv com torque de 1.100Nm (4×2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4×2 e 6×2).
O P 280 6×4 XT, de 7 litros, mais novo veículo na faixa de entrada no segmento off-road, tem PBT técnico de 28,5 toneladas, o maior da categoria, e sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 150t. O chassi reforçado com longarinas duplas assegura a robustez necessária ao novo caminhão XT até para operações mais pesadas
Acima de 420 cavalos de potência, os novos modelos apresentam novidades voltadas para segurança e conforto do motorista: o exclusivo airbag lateral de cortina, crucial em casos de tombamento, airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados.
CONECTIVIDADE – A partir de abril de 2025, todos os caminhões sairão de fábrica com uma nova arquitetura eletrônica. O novo painel de instrumentos digital tem 12,3” e oferece dois modos de visualização: o completo e o minimal.
O tradicional sistema de segurança ADAS ganhou melhorias. Os três lançamentos de funções do Sistema ADAS são Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal (passa a ser de série), Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro (opcional) e Sistema de Informação de Velocidade da Via (opcional).
A nova interface permite a instalação de rastreadores e câmeras diretamente na fábrica, na concessionária ou conforme a necessidade do cliente. Com a solução da Scania, os caminhões podem entrar em operação mais rapidamente e sem adaptações externas. As empresas parcerias da Scania são: Michelin Connected Fleet (Sascar), Autotrac, Omnilink, OnixSat, SIGhRA, Maxtrack e Trucks Control.