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Ferramenta garante disponibilidade da frota

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O Fleet Monitoring é apenas uma das ferramentas dos novos serviços lançados pela Scania. Ele promete indisponibilidade zero

Fábio Souza: conectividade permite  customizar manutenção por caminhão e operação

A Scania apresentou um novo serviço: o PMS Fleet Care. Seu objetivo é ajudar o cliente a obter o máximo de disponibilidade da frota. Ele funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da montadora.

O diretor de Serviços da Scania no Brasil, Fábio Souza, disse à Carga Pesada que a novidade é um programa de manutenção top de linha. “Ele se encarrega da manutenção corretiva e também da preventiva e traz ferramentas poderosas para a gestão da frota”, declara.

O Scania Fleet Care tem cinco pilares principais. O primeiro é o gestor de frota. Uma das principais preocupações da Scania é com o tempo e os recursos que os clientes normalmente precisam gastar em atividades não essenciais ou de suporte. Por isso, a fabricante vai dedicar o talento da equipe da rede para apoiar o transportador. Para cada cliente será designado um gestor de frota Scania.

O segundo pilar é o planejamento de serviços, pelo qual o gestor de frota vai garantir que o cronograma de manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender o cliente da melhor maneira possível.

Um terceiro elemento são a conectividade e os programas de manutenção Scania (PMS). Outro quesito fundamental são os motoristas. Parte da solução Scania também inclui a análise da influência deles na disponibilidade operacional.

O quinto pilar é o relacionamento com as oficinas da rede Scania. O gestor de frota será a conexão entre o cliente e todas as oficinas da rede da marca no Brasil e também com as eventuais estruturas Scania dentro das instalações dos transportadores.

DISPONIBILIDADE – Uma das ferramentas do PMS Fleet Care é o Scania Fleet Monitoring. “Por meio da conectividade, o Fleet Monitoring permite definir geocercas e apurar, em tempo real, a disponibilidade de cada veículo”, conta. De posse desses dados, é possível atuar proativamente para que os veículos jamais fiquem indisponíveis.

Junto com o Fleet Monitoring, a Scania oferece uma cláusula de garantia de disponibilidade. “Se não entregarmos o que prometemos, a Scania paga a compensação para o cliente”, explica.

O diretor aproveitou para avaliar os serviços conectados da marca. “Começamos com esses serviços no Brasil só em 2017 e já estamos com 14 mil veículos conectados. Até o final do ano, serão 15 mil. E pretendemos chegar a 2024 com 80 mil veículos conectados no País.”

Souza destaca a importância da conectividade. “É ela que abre espaço para os planos flexíveis com manutenção extremamente customizada não só para cada caminhão, mas também para cada operação. Não fossem os serviços conectados, não teríamos condições de entregar o que entregamos.”

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