Aliar as experiências de uso dos atuais motores diesel, sob a perspectiva dos usuários finais, às demandas específicas da América Latina em novas tecnologias, sob a visão dos desenvolvedores. Esta é a proposta do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel para a projeção do futuro da mobilidade. O encontro será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba.
A editora da Revista Carga Pesada, Dilene Antonucci, participará do evento como mediadora do debate “Impactos Positivos e Negativos das Tecnologias P7” (ver programação abaixo).
Principal plataforma brasileira de discussão sobre motores diesel, o fórum tem a direção de Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para América Latina. Além de discutir novas tecnologias em motores diesel para as operações de ônibus e caminhões, esta edição do fórum englobará os segmentos de máquinas agrícolas e equipamentos de construção. Serão cinco painéis com palestras e debates.
Segundo Luciano Portela, gerente do fórum, as indústrias terão a oportunidade de se aproximar das experiências dos clientes – que apontarão os reais ganhos das tecnologias para a sociedade e o meio ambiente – e subsidiar as tomadas de decisão para os desenvolvimentos em motores, sistemas de pós-tratamento, combustíveis e lubrificantes. “Na indústria, trabalha-se muito no desenvolvimento de produtos com foco em eficiência e qualidade, mas as principais decisões são pautadas pelas reais necessidades dos clientes”, afirma o executivo da Volvo.
As indústrias também vão debater as demandas específicas da América Latina em soluções técnicas, que precisam assegurar confiabilidade, eficiência energética e viabilidade econômica. “Ao trazer uma tecnologia, cuja base é desenvolvida na Europa, existe o desafio natural de adequação à nossa realidade porque na América Latina as condições topográficas, econômicas e mercadológicas e as exigências legais são bem diferentes. Isso sem falar das demandas nacionais por conteúdo local”, comenta Portela.
Organizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, sob o comando do engenheiro Massami Murakami, o 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é patrocinado pelas empresas BorgWarner, Bosch, CBMM, CNH Industrial, Corning, Cummins, FPT Industrial, Haldor, Innospec, Mercedes-Benz, Tenneco, Texaco e Volvo. O encontro também conta com o apoio da Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) e do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).
“Os fóruns da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO
DIA 23
09h30 – Abertura com Vilmar Fistarol, chairperson do fórum e presidente da CNH Industrial para América Latina.
PAINEL “CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA”
09h45 – Palestra “Cenário Econômico”, com Fabiana D’Atri, coordenadora de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.
10h15 – Palestra “Perspectivas de Mercado da Indústria Automotiva – Brasil, Argentina e Uruguai”, com Alex Oshiro, especialista em Inteligência de Mercado da Dana Corporation e membro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
10h45 – Palestra “Cenário, Legislação Diesel e Emissões”, com Mateus Dal Piccol, gerente de Homologação da Applus Idiada.
11h15 – Debate “Conjuntura e Seus Efeitos no Mercado Diesel”, mediado por Nilton Roeder, líder de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Volvo
PAINEL “A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES P7”
13h30 – Palestra “Experiência do Transporte Rodoviário com o PROCONVE P7”, com Wilson Rebello, diretor do Instituto Setcepar de Educação do Transporte (Iset).
13h55 – Palestra “Experiência do Transporte Metropolitano com o PROCONVE P7”, com Felipe Gulin, presidente do Conselho Regional do SEST/ SENAT PR (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte do Paraná).
14h20 – Palestra “Experiência do Uso do ARLA 32 na Realidade Brasileira”, com Elcio Farah, diretor-executivo da Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul (AFEEVAS).
14h45 – Palestra “Experiência EUV dos Clientes na Visão da Montadora”, com Cristiano Doyama, gerente de Qualidade e Suporte Técnico da VOLVO.
15h10 – Debate “Impactos Positivos e Negativos das Tecnologias P7”, mediado por Dilene Antonucci, editora da revista Carga Pesada.
PAINEL “OFF-HIGHWAY & MAR I”
16h25 – Palestra “Introdução do MAR-I, Tecnologias de Motor para Legislação e Emissões MAR-I”, com Alexandre Xavier, gerente de PD&E da FPT.
16h50 – Palestra “Máquinas Agrícolas: Integração e Adaptações para a Região – O Desafio de Suprir Soluções Técnicas de Acordo com Requisitos Regionais e Clientes”, com Rafael Miotto, diretor de Planejamento de Portfólio de Produto da CNH Industrial para América Latina .
17h15 – Palestra “Os Desafios do MAR-I na Certificação de Máquinas de Construção”, com Boris Sanchez, gerente de Engenharia de Vendas da VCE.
17h40 – Palestra “Geradores – ‘Futura’ Legislação no Brasil e no Mundo para Grupos Geradores – Motivações, Preocupações e Tecnologias para Atendimento”, com Suellen Gaeta, supervisora de Certificação de Produto e Compliance da Cummins Brasil.
18h05 – Debate “Desafios do Mercado Off-highway com a Introdução do MAR I”, mediado por Yoshio Kawakami, diretor da Raiz Consultoria.
DIA 24
08h30 – Abertura
PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL”
08h35 – Palestra “O Combustível Diesel e a Tecnologia de Motores: Uma Mudança no Cenário para o Usuário Final”, com o Ph.D Andrew McKnight, diretor de Tecnologia e Desempenho de Aditivos da Innospec.
09h – Palestra “Modelo Virtual-Experimental de Desenvolvimento e Validação de Melhorias em Desempenho e Consumo de Combustível de Veículos para Transporte Rodoviário de Cargas”, com Alexandre Capelli, gerente de Engenharia da Iveco.
09h25 – Palestra “Start-stop – Sistema de Controle de Parada e Partida Automática do Motor para Veículos de Mineração”, com Thomas Junge, diretor da Bosch Engineering Group (BEG).
09h50 – Palestra “Visão EUVI Europa e Novas Perspectivas em Sistemas de Injeção Diesel Voltados ao Ganho de Eficiência”, com Lothar Schmidt, diretor de Serviços de Engenharia Diesel da Robert Bosch GmbH.
10h15 – Palestra “Soluções para Ganho de Eficiência – Super Truck”, com José Marques Neto, engenheiro de Aprovação de Aplicações da Daimler Trucks North America.
10h40 – Debate “Desenhando o Futuro”, mediado por Cristian Malevic, diretor de engenharia da MWM International.
11h30 – Palestra “Efeitos do Biodiesel e Seus Contaminantes sobre a Performance e a Durabilidade dos Catalisadores de Oxidação e Redução”, com Eduardo Nogueira Dias, engenheiro de Aplicação em Tecnologias de Controle de Emissões Diesel da BASF.
11h55 – Palestra “Tecnologias de Catalisadores e Sistemas de Gerenciamento do Pós Tratamento de Motores EURO VI ou Equivalente”, com Magnus Lewander, gerente geral da Haldor Topsoe.
12h20 – Palestra “Tecnologias de Filtros de Material Particulado para Soluções Robustas e Econômicas do EURO VI ou Equivalente”, com Achim Heibel, gerente comercial da Corning.
12h45 – Debate “Desenhando o Futuro Sem Emissões Diesel”, mediado por Marco Aurélio Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
PAINEL “DESENHANDO O FUTURO”
13h15 – Palestra “Desenhando o Futuro – Principais Lições do Fórum”, com Vilmar Fistarol, chairperson do fórum e presidente da CNH Industrial para América Latina.
13h25 – Sessão de encerramento com Luciano Portela, gerente do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel.
13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 23 e 24 de agosto de 2016
Local: Teatro Positivo (Pequeno Auditório) – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba