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Grunner lança motor a etanol

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Startup desenvolveu em parceria com a Mercedes-Benz projeto de caminhão autônomo

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, está apresentando na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto (SP), um estudo realizado em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, do motor para equipamentos pesados movido a etanol. O projeto levará ainda mais ou menos um ano e meio de validação até que possa ser disponibilizado para comercialização.

“Está no DNA da Grunner trazer opções, e soluções, que sejam do campo para o campo. Por isso, este projeto de motor movido a etanol é um grande passo e termos parceiros comprometidos é algo que nos move”, afirma o CEO da Grunner, Dênis Arroyo.

“Sabemos o quanto o combustível significa de custo na produção atualmente, e o quanto conseguiríamos diminuir isso para o agricultor, principalmente para o produtor de cana de açúcar”, declara o executivo.

A reportagem da Revista Carga Pesada apurou que os testes do veículo mostraram uma performance bem parecida com a do caminhão a diesel. E, caso se viabilize, vai proporcionar uma economia muito grande ao frotista, sobretudo para o produtor de cana de açúcar, já que o preço médio do etanol hoje na usina é estimado em R$ 1,90 o litro contra R$ 5,90 do diesel S10.

Outra possibilidade é um projeto de retrofit de conversão de motores a diesel para o etanol.

A EMPRESA – A Grunner foi criada em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a ideia dos irmãos foi adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Na Agrishow de 2019 a Mercedes-Benz apresentou um Axor 3131 8×4 de direção autônoma, desenvolvido em parceria com a Grunner, que carregava até 20 toneladas de cana picada. O Axor e também o Atego 2730 de direção autônoma foram as principais atrações do evento naquele ano.

Depois de vários estudos, a Grunner chegou à conclusão de que o caminhão era a melhor solução para acompanhar a colhedora de cana. Além disso, a tecnologia da direção autônoma trouxe muito mais precisão ao processo de colheita e transbordo.

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