VWCO Meteor da Paixão

IC Transportes faz hackathon com foco no agronegócio

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

O Hackalog contou com cinco equipes de estudantes das principais universidades da região de Campinas

Nos dias 5 e 6 de novembro, a IC Transportes realizou seu hackathon, o Hackalog, cujo tema neste ano foi o agronegócio. Foi uma competição de 24 horas que reuniu alunos de universidades da região de Campinas, como Anhanguera, Fatec, UNIP e FAM, para desenvolverem projetos inovadores para o ambiente logístico com foco no agronegócio.

Cinco equipes participaram do evento. O projeto campeão foi o de um aplicativo, o Zeus, desenvolvido para otimização do tempo do transporte, reduzindo gargalos de agendamento nos portos. Em segundo lugar, ficou a proposta de um equipamento inovador para o transporte de granel. Um projeto de terminal all-weather coberto com placas fotovoltaicas foi o terceiro colocado.

Também foram apresentados uma proposta para aumento do faturamento no transporte de soja e um projeto de certificação na área de treinamento de pessoal.
“Essas ações fazem parte da essência da IC”, afirmou a gerente de Projetos da empresa, Geisa Trevizan, em entrevista concedida à TV Carga Pesada.

“Quando a gente faz um evento de inovação aberta, a gente está buscando envolver partes interessadas, universitários, hubs de inovação, clientes e fornecedores, para todo mundo construir esse mercado em conjunto”, afirma ela.

A estudante universitária e analista Administrativo-Operacional da IC, Daniele Zambonini, que integrou a equipe vencedora do hackaton, diz que a logística é uma área em ascensão no interesse dos jovens. “Na Fatec, onde eu estudo, tem aumentado a demanda de candidatos por vaga em logística. Na visão dos universitários, a logística é uma área próspera. E o agronegócio vem junto porque sem logística não tem agronegócio.”

Auxiliar de Compras da IC e também integrante da equipe vencedora, Isis Scucuglia Pedroni, explica que o aplicativo proposto, o Zeus, ajuda a melhorar o processo de agendamento nos portos. “Às vezes, o motorista está parado porque houve um acidente na pista, aconteceu um imprevisto no caminhão. E por isso ele acaba perdendo o agendamento feito com antecedência”, conta. O aplicativo ajuda, por exemplo, a remanejar o horário agendado para um outro caminhão.

Segundo a analista de Processos Paola Caroline de Oliveira Alves, a diretoria da empresa vai se reunir no começo do próximo ano para discutir cada um dos projetos apresentados no hackaton e verificar se eles são aplicáveis na empresa. E, em caso negativo, pensar em outros meios de viabilizá-los.

O Hackalog contou com parceria dos clientes da IC: Raízen, Yara Fertilizantes e Mosaic. E ainda com o apoio do Hub Piracicaba, i9Exp, IBM, Instituto Meninas Negras, Scania, Fatec Americana e Lab Trainning.

“Foi um evento inspirador para os participantes, uma oportunidade de evoluirmos nas soluções logísticas para o agronegócio, com um olhar de diversos ângulos, que proporciona soluções inovadoras e diversidade”, avalia Marcelo Scopinho, da Mosaic. “O evento é importante para dessenolver novas tecnologias de forma ágil, além de incentivar a participação de jovens interessados na busca de soluções simples e de fácil implementação”, ressalta Alberto Rodrigues, da Yara Fertilizantes.

Para Pedro Chamochumb, do Hub Piracicaba, “iniciativas com o Hackalog são fundamentais para orientar o desenvolvimento de soluções reais e conectar empreendedores inovadores com as empresas e organizações de nosso ecossistema”.

Participaram da banca de jurados uma equipe formada por representantes dos parceiros. O grupo que desenvolveu o melhor projeto ganhou uma viagem para São Paulo, para conhecer os principais hubs de inovação com foco no agronegócio.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário