Montadora trabalha com o conceito de Zero Acidentes como ideal de futuro
A Volvo lança a nova linha de caminhões Volvo FH Euro 6 mantendo sua tradicional reputação de ser a mais segura. A oferta de itens de série é a mais consistente do mercado, indo além das exigências da legislação, em benefício de todos os usuários das estradas.
“Estamos ampliando ainda mais a segurança, com a oferta de série das principais tecnologias que ajudam a evitar acidentes. É mais um passo rumo ao ‘Zero Acidentes’, nosso ideal de futuro com os veículos da nossa marca”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Todos os modelos rodoviários do Volvo FH Euro 6 trazem de série o que há de melhor e mais avançado para proteger os ocupantes dos caminhões e os usuários das estradas:
Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Possibilitam ainda desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas.
Piloto Automático Adaptativo – agora de série para o FH rodoviário, um radar instalado na cabine monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. Reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando. Chamada de Stop & Go, esta é uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo.
Frenagem de Emergência – Alerta visual e sonoro que avisa o motorista da possibilidade de colisão, podendo acionar o freio de emergência para tentar evitar acidentes.
ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.
Piloto automático de descida – tecnologia que mantém velocidade programada e controlada mesmo em declives acentuados.
VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder, economizando combustível, lonas ou pastilhas de freios. A versão “+”, de alta potência de frenagem, agora é de série em todos os motores da linha F.
Air Bag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Atua em conjunto com o pré-tensionador do cinto de segurança. Item de série na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.
Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.
Espelhos auxiliares – posicionados na parte lateral e frontal, ajudam a reduzir pontos cegos em manobras.
Controle de tração – aumenta a capacidade de controle em pisos de baixa aderência, como em caso de chuva, lama ou outros terrenos escorregadios.
Bloqueio automático do diferencial – acionado automaticamente em terrenos acidentados, ou pisos escorregadios. Melhora a capacidade de tração do veículo e diminui o risco de acidentes.
Auxílio de partida em rampa – mantém os freios da composição ativados até que o caminhão avance nos arranques em subida.
Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática – ajuda a evitar esquecimento do motorista em paradas prolongadas.
Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.
Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.
Teto solar com saída de emergência – possibilita evacuação da cabine em caso de tombamento com obstrução das portas.
Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 90. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.
Pré-tensionador do cinto de segurança – reduz ferimentos ao motorista em eventuais colisões.
Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).
Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional).
Monitoramento da faixa de rodagem – sistema que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar (opcional).
Sensor de ponto cego – radar no lado direito do caminhão que alerta sobre veículos que possam não estar visíveis no espelho (opcional).
Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor direito, tem amplo ângulo de visão. Permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel, cobrindo pontos de difícil visibilidade pelos retrovisores tradicionais (opcional).
Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).