DAF - Oportunidade 2024

MAN leva estratégia dual brand para a Fórmula Truck

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

man ftruck

Maior vencedora da Fórmula Truck desde sua estreia como time oficial, em 2006, tendo conquistado cinco títulos de pilotos e seis de marcas neste período, a MAN Latin America vai reproduzir nas pistas seu modelo de negócios para a venda de caminhões Volkswagen e MAN, com uma estratégia dual brand, assim como é feito em sua rede de concessionárias.

A equipe oficial estreia na temporada 2013 o modelo TGX e o competitivo motor MAN D26 de 12 litros que, além do caminhão MAN, equipa os quatro veículos Volkswagen Constellation da equipe.

Todos os cinco veículos possuem plataforma semelhantes, valorizando os pontos fortes de cada marca. Os modelos contam com nova cabine com design arrojado, melhor aerodinâmica e maior potência e torque, que proporcionam vantagem nas retomadas e saídas de curvas. De forma geral, os chassis foram redimensionados, garantindo maior rigidez e estabilidade aos caminhões.

A grande novidade fica por conta da motorização, que coloca os veículos da equipe em outro patamar técnico, incluindo mudanças em diversas áreas vitais, como freios, suspensão e dirigibilidade. Com ele, a empresa passa a adotar na Fórmula Truck o conceito já aplicado no mercado, onde caminhões da marca Volkswagen utilizam motorização MAN.

“O novo motor MAN D26 de 12 litros é sem dúvida uma de nossas principais inovações para essa temporada. Agora temos a oportunidade de surpreender ainda mais, nos tornando mais competitivos, colocando veículos de última geração na pista”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

O caminhão MAN será comandado por Felipe Giaffone, que venceu os títulos brasileiros da temporada de 2007, 2009 e 2011, sendo neste último ano campeão também sul-americano. Segundo Giaffone, o importante para a equipe é aproveitar as primeiras etapas para acumular o máximo de informações sobre os novos caminhões, especialmente o MAN TGX.

Outra novidade está no comando de um dos caminhões Volkswagen Constellation: Leandro Totti, campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck no ano passado, que estreia na equipe oficial da MAN Latin America em 2013.

Para o paranaense de 35 anos, a contratação por uma das equipes mais tradicionais do automobilismo brasileiro é a realização de um importante objetivo cumprido em sua carreira. “O título de campeão foi especial e a minha entrada em uma equipe de fábrica, como a da MAN Latin America, e em um ambiente especial, como o da RM Competições, é um dos momentos mais marcantes em minha carreira. Espero repetir o sucesso do ano passado agora na nova equipe”, diz Totti.

Neste ano, o experiente Renato Martins, que é o maior vencedor de corridas da categoria e chefe da equipe RM Competições, responsável pela preparação dos caminhões de corrida da equipe oficial, ficará ausente das pistas para se dedicar com exclusividade ao comando do time.

“O primeiro ano de um novo caminhão é sempre desafiador, como foi no caso do Volkswagen Constellation em 2006. Estamos prontos para uma temporada de bastante trabalho e por isso reforçamos o time também com a chegada de Leandro (Totti), que, além de ter sido o campeão da temporada passada, tem muita experiência com caminhões de corrida com motor 12 litros”, diz Renato Martins.

André Marques, que ingressou na equipe ano passado, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues, única mulher a competir na categoria em 2012, seguem mais uma temporada pilotando os caminhões Volkswagen Constellation.

Sul recebe primeira etapa

A temporada 2013 da Fórmula Truck começa no próximo dia 10 de março, no circuito gaúcho de Tarumã. São dez etapas, todas válidas pelo campeonato brasileiro com transmissão ao vivo pela TV Band. As corridas de Tarumã (RS), Caruaru (PE), São Paulo e Córdoba, na Argentina, também marcam pontos para o sul-americano.

Confira o calendário:

10 de março – Tarumã (RS)

7 de abril – Londrina (PR)

19 de maio – Caruaru (PE) 

9 de junho – Goiânia (GO)

7 de julho – Interlagos (SP) 

4 de agosto – Cascavel (PR)

8 de setembro – Córdoba (ARG) 

13 de outubro – Guaporé (RS)

10 de novembro – Curitiba (PR)

8 de dezembro – Brasília (DF)

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário