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Mercedes-Benz Arocs estreia no setor canavieiro de Alagoas

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12 unidades do extrapesado Arocs 3351 6×4 foram utilizados com êxito na colheita de cana-de-açúcar da Usina Porto Rico

Fonte: Assessoria de Imprensa

O Mercedes-Benz Arocs, caminhão extrapesado para severas operações fora de estrada, estreou com êxito no setor canavieiro do estado de Alagoas. As primeiras 12 unidades do modelo Arocs 3351 6×4, adquiridas em setembro de 2023 pela Usina Porto Rico, da cidade de Campo Alegre, atenderam plenamente às demandas do cliente durante a colheita da safra 2023/204 de cana-de-açúcar, encerrada em abril deste ano.

“Estamos muito satisfeitos com os caminhões Arocs. Logo na sua primeira safra na nossa empresa, estes Mercedes-Benz atenderam às expectativas, rodando 24 horas por dia. Os motoristas, aliás, também gostaram bastante e acham o Arocs bem confortável”, diz Henrique Tenório, sócio e integrante da terceira geração da família que fundou a empresa há 50 anos e que, atualmente, é coordenador de transporte.

A Usina Porto Rico conta com mais de 40 caminhões canavieiros próprios, entre eles Mercedes-Benz Axor e agora também os novos Arocs. Puxando treminhões, os Arocs transportam até 60 toneladas de cana inteira ou 80 toneladas de cana picada. “Além dessa alta capacidade de carga, o Arocs trouxe modernidade e tecnologia para a nossa operação de transporte, indo ao encontro do nosso foco em eficiência e produtividade”, ressalta Henrique Tenório.

Além da satisfação com o produto, o cliente também valoriza o atendimento prestado pelo concessionário Nova Aldisa e pela fábrica. “O relacionamento com a Mercedes-Benz é ótimo. No dia a dia, o pessoal é muito atencioso. Estão sempre em contato com a gente e agilizam ao máximo o atendimento às nossas demandas de pós-venda.”, conclui Henrique Tenório.

Aprovado na mineração, Arocs avança no setor canavieiro

“Com o êxito no setor canavieiro, o Arocs ocupa cada vez mais espaço nas severas operações fora de estrada no País. É assim na mineração e agora também no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso extrapesado off-road traz força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas e também produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que os clientes alcancem a rentabilidade desejada”.

Arocs 3351 é destaque pelo motor de 495 cv e câmbio automatizado

O Arocs 3351 6×4 é oferecido ao mercado nas versões cavalo mecânico (S), plataforma (P) e basculante (K), sendo indicado a operações off-road em atividades de transporte da cana-de-açúcar, madeira, construção civil e outras. Seu excelente desempenho baseia-se no robusto e eficiente trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas sem pedal de embreagem e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.

Arocs 3353 S 6×4 canavieiro está apto para 91 toneladas de PBTC

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganhou recentemente um novo membro. Chegou ao mercado o Arocs 3353 S 6×4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de PBTC para o segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Outros destaques da linha Arocs

Outras novidades da Linha Arocs 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6×4, elevando ainda mais o conforto do motorista; airbag opcional para mais segurança ao condutor; e FleetBoard com leitor de cartão. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortalece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açúcar e madeira.

A linha de caminhões extrapesados Arocs da Mercedes-Benz conquistou sucesso no Brasil como basculante 8×4 nas severas atividades fora de estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road 6×4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle Eletrônico de Estabilidade) e Retarder opcional.

“O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Sobre a Usina Porto Rico

Situada na Fazenda São José no município de Campo Alegre (AL), a Industrial Porto Rico foi fundada, em 1973, pelo empresário Olival Tenório Costa. Com um crescimento progressivo, logo atingiu um lugar de destaque entre as maiores empresas sucroalcooleiras da região Nordeste. Possui hoje uma área de 27.000 hectares, sendo 19.000 de área cultivada com cana-de-açúcar e o restante com pecuária e reflorestamentos. A Usina Porto Rico é a principal fonte geradora de renda do município de Campo Alegre e uma das mais importantes indústrias de Alagoas. Atualmente, produz energia, açúcar tipo VHP, etanol e melaço, atendendo ao mercado interno e exportação.

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