DAF - Oportunidade 2024

Mercedes-Benz do Brasil apoia equidade de gênero

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Tendo a frente da sua operação mundial uma mulher,  Karin Rådström, CEO mundial para Mercedes-Benz Trucks, empresa segue estratégia de diversidade e Inclusão

Atuando no segmento de transportes, tradicionalmente ligado ao universo masculino, a Mercedes-Benz tem criado espaços de oportunidades profissionais e comportamentais não apenas para seu quadro de colaboradoras mas também para as mulheres que atuam nas operações de usuários de caminhões e ônibus da marca, envolvendo caminhoneiras e esposas de caminhoneiros em suas ações.

Em uma destas iniciativas, o Movimento A Voz Delas  tem o objetivo de chamar a atenção para a estrutura existente nas rodovias, nem sempre preparadas para a crescente presença feminina. A ação tem como objetivo promover as melhorias necessárias, além de engajar empresas, parceiros e a sociedade em geral no tema.

“Há alguns anos, não tínhamos mulheres no nosso programa de aprendizagem industrial e hoje estamos aumentando cada vez mais a participação delas. Atualmente, temos muitas profissionais em diferentes cargos, lembrando que pela primeira vez temos uma CFO aqui na Mercedes-Benz do Brasil, Kathrin Pfeffer, além de nossa CEO mundial para Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, que também é uma mulher. Percebemos esses avanços e estamos focados em iniciativas internas junto ao grupo de Afinidade de Gênero, do nosso Comitê de Diversidade, a partir de indicadores qualitativos e quantitativos, que vão nos ajudar a estabelecer mais ações afirmativas e metas para reforçar ainda mais as perspectivas para as mulheres em nossa Empresa”, explica Elineide Castro, gerente de RH e coordenadora do Comitê de Diversidade na Mercedes-Benz do Brasil.

Seguindo os pilares da estratégia global de ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance) da Daimler Truck, as ações apoiadas pela Mercedes-Benz no Brasil abrangem o público feminino nos mais diferentes momentos de sua jornada profissional e em várias faixas etárias.

“A equidade de gênero é um grande desafio do mundo atual e as empresas precisam se posicionar e investir em iniciativas que contribuam para a preparação e inserção de mais mulheres em diversos níveis hierárquicos. Nesse sentido, as mulheres sempre tiveram papel fundamental em nossa Companhia e nós incentivamos e capacitamos para que essas profissionais possam conquistar cada vez mais oportunidades no Brasil e mundo afora”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Elineide Castro, gerente de RH e coordenadora do Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil

Conheça algumas ações e programas incentivados pela Mercedes-Benz do Brasil:

Desperte sua Estrela

Em parceria com a ONG Cruzando Histórias, o Desperte sua Estrela é uma iniciativa inédita que está proporcionando a 65 mulheres desempregadas e sem fonte de renda uma jornada de capacitação profissional entre fevereiro e março deste ano, com orientações nos âmbitos profissional e comportamental. O programa tem como objetivo munir essas mulheres de ferramentas e conhecimento para que possam se reestruturar e retornar ao mercado de trabalho.

O programa tem como foco o público feminino – o mais afetado pelo desemprego durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Diante deste cenário, a Mercedes-Benz estruturou o programa junto à ONG parceira de forma que pudesse também contar com o apoio de seus colaboradores para a realização das diversas etapas da jornada de capacitação. Entre elas, os colaboradores voluntários ajudam ministrando palestras sobre saúde mental e educação financeira, além de contribuir em mentoria coletiva e proporcionar até mesmo um encontro com representante do RH para apresentar às participantes os canais de banco de talentos e processos seletivos da Companhia, para que possam se candidatar às vagas existentes e futuras.

O número de benecifiadas é uma alusão à própria história da Empresa no Brasil, que teve início em 1956, e representa o desejo de deixar um legado e retribuir de alguma forma o sucesso alcançado ao longo desse período no mercado brasileiro.

Camily Freire, contratada da MB pelo programa Estrelas do Amanhã

Futebol Feminino Bilíngue

Pensando no desenvolvimento de uma nova geração, a Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com o Instituto Seci, localizado no bairro Capuava, em Santo André (SP), apoia o Futebol Feminino Bilíngue, projeto que promove atividade educativa-esportiva com aulas teóricas de inglês e aulas práticas de futebol, aplicando o idioma em campo. Atualmente, 54 meninas participam da iniciativa, tornando realidade o sonho de se tornarem atletas.

Equididade de gênero nas estradas brasileiras

Na ponta da cadeia do setor de transportes, as mulheres da estrada – caminhoneiras e cristais (companheiras dos caminhoneiros) – também contam com o apoio da Mercedes-Benz do Brasil. Desde 2019, o Movimento A Voz Delas chama a atenção para a estrutura existente nas rodovias, nem sempre preparadas para esta crescente presença feminina. A ação tem como objetivo promover as melhorias necessárias, além de engajar empresas, parceiros e a sociedade em geral no tema.

As caminhoneiras e cristais também contam com um site oficial (avozdelas.com.br) para acompanhar as notícias do setor, vídeos explicativos sobre temas variados (saúde, bem-estar, segurança, dicas de condução etc.), além de compartilhar histórias inspiradoras de colegas da boleia. A iniciativa também já promoveu um concurso no qual a Mercedes-Benz premiou 30 mulheres com cursos de formação para habilitação profissional de condutores da categoria C.

Liderança e Inclusão

Seja investindo na capacitação inicial de jovens ou preparando as profissionais para a liderança, as ações apoiadas pela Mercedes-Benz estão focadas em tornar essas mulheres protagonistas da sua própria história.

Para contemplar o aumento da presença feminina no setor automotivo, a Empresa marcou presença no Industry4Her, iniciativa da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), que visa reunir engenheiras motivadas a assumir posições de destaque no segmento, incluindo o processo de evolução da indústria 4.0. O programa, que realizou sua segunda edição em 2021, contou com a participação de 25 profissionais de diferentes empresas, incluindo colaboradoras da Mercedes-Benz.

O avanço das mulheres no setor tem aumentado também nas gerações mais jovens. Como forma de potencializar este processo, a Companhia mantém o projeto Estrelas do Amanhã, que oferece cursos profissionalizantes para jovens aprendizes na unidade do SENAI, que funciona dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em 2021, com a conclusão de sua sétima turma, a Mercedes-Benz contratou seis de seus aprendizes recém-formados, sendo quatro mulheres.

Em outra frente também dedicada à inclusão, a Mercedes-Benz apoia o programa Mude com Elas, ação afirmativa da Câmara Brasil-Alemanha (AHK) que conta com o apoio de empresas para promover a formação profissional, cidadã e pessoal e acompanhamento da inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho. Como forma de apoiar essas mulheres ativamente, a Empresa contratou três participantes, que seguem seu programa de aprendizado na unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário