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Mercedes-Benz tem a maior linha de remanufaturados

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Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

 

A oferta de peças remanufaturadas da linha Renov é uma das estratégias da Mercedes-Benz para atrair clientes para fazer manutenção na rede de concessionárias. Essas peças podem custar de 20% a 30% menos que as novas.  “Estamos ampliando a nossa linha Renov, que já tem quase 50 itens. É a maior linha de remanufaturados do Brasil. São motores, caixa de câmbio, diferenciais, compressores, embreagens etc.”, conta o diretor de pós-venda da Mercedes-Benz, Sílvio Renan da Silva Souza.

Para apoiar a rede de concessionárias e os clientes neste momento difícil, a montadora deu início à Campanha Nacional de Peças, que, além de oferecer produtos mais baratos, permite o parcelamento dos gastos dos transportadores nas oficinas. “Combinando alternativas, a gente está buscando o que faz mais sentido em termos de custo-benefício para o cliente de zero a cinco anos, onde a gente tem maior retenção”, afirma Souza.

Sílvio Renan da Silva Souza, da Mercedes-Benz

Sílvio Renan da Silva Souza, da Mercedes-Benz

A montadora também quer levar de volta para a rede os proprietários de caminhões com mais de cinco anos de fabricação. “A gente faz essa campanha para mostrar a eles que existem ofertas possíveis com garantia e qualidade”.

Nas grupo Pirasa, cuja concessionária Araguaia venceu a Certificação StarClass, como a melhor da Mercedes-Benz de 2015, a campanha já começou. Está nas rádios das cidades onde o grupo tem loja, em email marketing, no telepeças. O gerente de peças do grupo, Paulo Roberto Crispim, o Paíco, diz que, num momento de vendas em baixa, se o concessionário não fizer um bom pós-venda, terá dificuldades financeiras.  “O que segura hoje uma concessionária é a área de pós-venda”, diz Paíco.

Ele conta que a procura por remanufaturados vem crescendo à medida que o cliente conhece seu custo-benefício. “Ele coloca um produto remanufaturado com a garantia da marca e com preço menor que o novo. A Renov se encaixa direitinho numa situação como a de hoje”, ressalta.

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Paulo Roberto Crispim, o Paíco, da Pirasa

Além da Renov, o grupo conta com as peças novas da Alliance, segunda marca da Mercedes-Benz. “Essas estão crescendo ainda mais com a crise, porque o preço é muito diferente. E o cliente conta ainda conta com uma marca como a Mercedes por trás”, declara Paíco. Já são quase 300 itens disponíveis, inclusive acessórios, que custam 40% a 50% mais baratos que os originais. “Estamos divulgando entre os frotistas, premiando o vendedor por divulgação, pelas vendas, fazendo churrasco para as oficinas independentes, para todo mundo conhecer essa marca. Isso tem feito que as vendas cresçam muito”, completa.

Transportando produtos químicos e madeira, a Embrac, com matriz em Sumaré (SP), opta por peças Renov sempre que possível. “Se existe remanufaturada, a gente usa remanufaturada”, conta o consultor da empresa, José Araújo Servija. Ele calcula economizar de 30% a 40%. “Já usamos motor, câmbio, eixo traseiro, bomba d’água. Tudo que a Mercedes fornece na marca Renov.”

Na opinião de Servija, a principal vantagem das remanufaturadas em relação às recondicionadas é que, no primeiro caso, o fabricante oferece as mesmas especificações técnicas da peça nova. “O recondicionar não atenta para isso”, alega. A garantia, igual a das peças novas, é outro motivo apontado por ele para justificar a opção pelas Renov. “A remanufaturada é praticamente uma peça nova”, declara.

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