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Micro-ônibus da Iveco tem poltrona móvel para cadeirante

DAF - Oportunidade 2024
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Veículo mantém capacidade de lotação mesmo com dispositivos que facilitam a acessibilidade

A Iveco Bus apresentou hoje (18) em São Paulo o micro-ônibus Soulclass com capacidade para 24 passageiros incluindo dois cadeirantes mais o motorista. O grande diferencial do veículo é que ele consegue manter a mesma capacidade de lotação mesmo sendo equipado com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM)  que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais conforto e segurança. O embarque pode ser autônomo, feito pelo próprio cadeirante, ou assistido.

O micro-ônibus SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, e exige dos novos  ônibus equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, inclusive para ônibus escolares.

Após o lançamento do Daily Elevittá, em 2016, uma van que dispõe do mesmo recurso, a IVECO BUS amplia sua gama de veículos acessíveis com a chegada do SoulClass. O micro-ônibus é baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i.

Embora não tenha divulgado o valor do novo ônibus, a Iveco garante que ele oferece a melhor relação custo benefício do mercado, inclusive por ser equipado pelo motor  FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria, que utiliza tecnologia de emissões EGR, ou seja, que dispensa o uso da Arla 32. “Enquanto nossos concorrentes fazem em média 4 a 4,5 quilômetros por litro,  nosso veículo chega a fazer 6 quilômetros por litro, ou seja, 50% mais”, argumenta Gustavo Serizawa, Gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus para a América Latina.

O modelo conta com suspensão de feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, caracterizando maior absorção de impactos. Já o design da carroceria Caio foi concebido a partir de conceitos automotivos, com características como lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria.

O cadeirante Alessandro Fernandes que também tem um blog sobre acessibilidade, testou o novo Soulclass da Iveco Bus. Você pode ser o vídeo em nossa página no Facebook, CLICANDO AQUI.

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