Quem consegue bater a média recebe até 1% a mais sobre o faturamento do caminhão
“É um caminhão tão confortável quanto os modelos mais tradicionais, mas os motoristas da nossa frota preferem pois ele é mais fácil de fazer média”. O comentário é de Carlos Augusto Said Andreazi (foto), gerente de frota da Fratus Transportes de Marialva (PR).
E não é para menos: “Os motoristas, de um ano para cá, estão preferindo o DAF, até porque eles ganham um adicional de 1% em cima do faturamento bruto se bater a média, um valor significativo no salário”.
O novo DAF XF dispõe de recursos que auxiliam o motorista na tarefa de conseguir boas médias. Um deles é o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático, que utiliza GPS para determinar a localização exata do caminhão, bem como as condições de carga do veículo e relevo esperados até os próximos dois quilômetros. Dessa forma, é possível usar as informações para determinar a velocidade ideal dentro de um intervalo especificado, com a correta escolha de marcha e utilização da própria inércia do veículo em conjunto com seu torque e potência.
CONFORTO – O conforto da cabine é outro diferencial que tem agradado aos motoristas da Fratus. Na cabine Super Space, a altura do assoalho ao teto, em qualquer ponto, é de 2,10 m. O banco do motorista tem ajuste pneumático e várias configurações de ergonomia, para manter a postura correta e não se cansar durante as viagens. Outro diferencial do modelo é a possibilidade de customizar a posição dos botões, de acordo com a necessidade do motorista, priorizando ainda mais a ergonomia.
E as rotas da Fratus podem ser longas, como é o caso do transporte de minérios de Corumbá, no Mato Grosso, a Fortaleza, no Ceará. Além da cabine espaçosa, o colchão tem densidade adequada e a geladeira de 40 litros está disponível em todas as versões.
O motorista ainda conta com porta-objetos, que somam juntos até 850 litros de armazenagem. A cabine mantém também o opcional de beliche, as cortinas blackout e a trava Night Lock, acionada apenas dentro do caminhão, como opcional de segurança.