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Novos pedágios no meio da rota São Paulo − Nordeste

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Parece notícia do dia da mentira, mas a cobrança de pedágios da BR-135 começa em 1◦ de abril

Luciano Alves Pereira

 Pura verdade, conforme anunciou a Eco-135, concessionária responsável pela administração da rodovia. São 364 quilômetros  do trevão da BR-040, onde a BR-135  se bifurca, até Montes Claros, no Norte de Minas. Passa por Curvelo, em cujo munícipio há uma primeira praça de pedágio (km 634). Segue para a segunda cobrança em Corinto (km 583). Na sequência, rumo ao mesmo norte, Buenópolis (km 523), Bocaiuva (km 466) e Montes Claros (km 399), todas em Minas. São cinco pontos de pagamento da tarifa.

O governo estadual anterior pôs o trecho em concorrência (a estrada é federal delegada) e a paulista Ecorodovias saiu vencedora, com oferta de R$ 7,20 por eixo. Importante: o suspenso não paga. O prazo do contrato vai aos 30 anos e o compromisso da ganhadora é de investir R$ 1,9 bilhão em obras, melhorias, etc.

Na acima referida quilometragem, 136 km serão duplicados entre Montes Claros e Bocaiuva e de Curvelo a Corinto. Consta ainda das obras contratadas, a construção de sete trevos em dois níveis ao longo da malha. Nos primeiros cinco anos, há previsão de R$ 577 milhões em investimentos, conforme nota da concessionária.

MAIS TRÁFEGO −  O mesmo aviso informa que a média diária (VMD) do trecho é de 30 mil usuários. Caminhoneiros habituados na rota acham que dito “volume deve baixar”. Embora não expressamente indicados, eles são representativos, especialmente no itinerário de carga São Paulo – Nordeste, via Fernão Dias. “Pela simples razão do encarecimento da viagem, nem sempre ressarcida pelo embarcador”, alegam.

De fato, a passada de uma carreta clássica de seis eixos pelas cinco cobranças, terá os custos de viagem onerados em R$ 210,00. Diante disso, estima-se que alguns estradeiros optem pelo retorno à rota tradicional pela Rio-Bahia (BR-116), via Dutra, entrada em Volta Redonda (RJ) e passagem por Além Paraíba (MG), apesar dos pedágios. Espera-se também aumento do fluxo da BR-381 Norte, via João Monlevade, conhecida rodovia da morte, sem falar que se jogará mais tráfego no destroçado Anel Rodoviário de BH.

A Eco-135 adianta que já instalou cinco bases de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU). Uma estrutura, pela qual há acessos a sanitários, fraldário e aparelhos de autoatendimento. As ambulâncias, guinchos, inspeções de tráfego e outros veículos de combate a incêndio ficam de prontidão no local. O telefone para acionamento do SAU é o mais fácil de memorizar em toda a região: 0800 0135 135.

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