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Pós-venda garante consolidação da DAF

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Montadora tem hoje 56 pontos de atendimento no Brasil e, ao final do ano, terá 68; veículos com contrato de manutenção eram 20% até o ano passado e agora são 40%

Presente no Brasil há 10 anos, a DAF Caminhões vem investindo pesado em pós-venda para melhor atender o cliente. Atualmente, a marca dispõe de 56 pontos de atendimento em todo o País. Ao final do ano, serão 68.

Em entrevista à Revista Carga Pesada, o diretor de Serviços ao Cliente DAF Brasil, Adcley Souza, conta que o número de contratos de manutenção de caminhões da marca duplicou nos primeiros três meses deste ano, na comparação com 2022. No ano passado, 20% deles tinham esse tipo de contrato. Agora, são 40%.

Ao final do ano, a estimativa é que a DAF tenha mais de 30 mil caminhões circulando no Brasil. “A gente sempre fez um trabalho planejado, um passo de cada vez. Lançamos nosso primeiro produto em 2013, revelando a marca DAF e nossa fábrica para o Brasil. E hoje chegamos a terceira geração de veículos. Ao longo dessa história, tivemos de construir uma rede de concessionárias e montarmos uma estrutura de pós-venda que veio crescendo junto com a marca e o nosso mercado”, conta.

No começo, a DAF dispunha de cerca de 20 mecânicos na rede. Hoje, são 400, todos certificados pela montadora. Eles passam por um programa de formação que dura nove semanas, realizado na DAF Academy, junto à fábrica de Ponta Grossa (PR). “Além de mecânicos, formamos uma série de outros profissionais, como chefes de oficina e consultores para atender nossos clientes.”

Para garantir assistência 24 horas por dia, sete dias por semana, a montadora implantou o DAF Assistance. No canal de atendimento por telefone e WhastAPP, técnicos se revezam diuturnamente para atender emergências, esclarecer dúvidas, registrar reclamações, etc…

OFICINAS MÓVEIS

Outro grande aliado do pós-venda da montadora é o DAF Oficina Móvel, formado por caminhões DAF LF totalmente equipados. “Temos essas oficinas em todos os grupos de concessionárias. Tem algumas concessionárias com mais de um caminhão. No total são 24”, afirma.

As oficinas móveis, conforme explica Souza, atendem principalmente os clientes de operações dedicadas e que têm grande número de veículos nas frotas. “Vamos até o local, fazemos principalmente as revisões preventivas, garantindo ainda mais disponibilidade dos veículos.” Os clientes poupam tempo de descolamento dos caminhões até as oficinas e de volta para suas operações.

CONTRATOS DE MANUTENÇÃO

Para garantir ainda mais disponibilidade dos seus caminhões, a DAF oferece contratos de manutenção com diferentes níveis de cobertura, conforme a necessidade dos clientes e dos veículos, desde os zero quilômetro até os que já saíram do período de garantia. “Conseguimos agregar disponibilidade do caminhão e um custo de manutenção previsível e planejado, além das ferramentas de telemetria. Todo caminhão com contrato de manutenção DAF é monitorado pelo DMS Conectado. A partir de relatório em tempo real, a gente consegue acessar informações que também auxiliam na manutenção, no planejamento das paradas do caminhão”, conta.

O objetivo é fazer com que o veículo fique o menor tempo parado possível. “A gente faz toda uma varredura prévia do histórico desse caminhão, qual a quilometragem, onde que ele está. Podemos agendar a revisão desse caminhão para o local mais próximo.”

Na entrevista para a Revista Carga Pesada, o diretor fala também sobre a importância da Paccar Parts para o pós-venda da marca e das especificidades de manutenção dos veículos Euro 6.

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