Modelo elétrico, Master E-Tech, chega no segundo semestre
A Renault apresenta a Master 2023. Líder do segmento de furgões grandes (FU3) no Brasil há oito anos consecutivos, o modelo chega renovado, com novo design frontal que reforça a identidade visual da marca, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração de motor 2.3 dCi turbo, 24% mais econômico e com mais desempenho, além de mais tecnologia para segurança e conforto. A Master 2023 mantém seus atributos de potência, robustez e conforto, bem como sua versatilidade, graças à uma linha composta por quatro opções de carroceria e mais de 100 possibilidades de transformação para atender a qualquer tipo de necessidade.
A Master 2023 chega ao mercado nas opções Furgão, Chassis (nesta versão básica com preço a partir de R$ 187.600,00), Vitré e Minibus e com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo.
“Com a Master 2023, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.
Novo design com mais robustez
O novo design frontal da Master 2023 está ainda mais robusto, expressivo e dinâmico, com a adoção de uma nova grade frontal com design vertical. Os novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL), trazem a reconhecida assinatura C-Shape característica dos modelos Renault e emolduram o novo capô, com uma linha mais alta e marcante.
O novo para-choque dianteiro, reforçado e que envolve bem a parte frontal do utilitário, contribui para essa percepção marcante. Esse contraste entre o desenho vertical da grade frontal – que traz friso cromado emoldurando a peça – e do traço marcante e horizontal do capô trazem a nova Master um visual forte e robusto.
No restante do design, o Master mantém as ótimas soluções do modelo, como as lanternas com formato vertical, placa posicionada ao lado esquerdo em posição elevada e visível e amplas janelas de formato assimétrico, que facilitam a visibilidade para o motorista.
O interior, recebeu importantes mudanças para ampliar o conforto dos ocupantes. O volante é novo, com design mais sofisticado, e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio traz acabamento em preto brilhante.
O quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5” de TFT, para abrigar as funções do computador de bordo do modelo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. No centro do painel, em posição central e com fácil operação, é possível equipar o novo Master com uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.
Com uma cabine projetada para o condutor que passa muitas horas ao volante, a Master oferece muito conforto, com ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos do banco do motorista. Com ampla visibilidade, o para-brisas permite uma amplitude angular de 185,9 graus.
O vão livre da porta lateral do novo Master tem 1,27 m, permitindo o embarque de um pallet, além da peça apresentar melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.
Mais economia e potência
Uma das grandes novidades da Master 2023 é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano, sendo o best in class de sua categoria neste quesito.
Para alcançar esses resultados, a nova geração da motorização recebeu diversos aprimoramentos, como:
• Sistema de injeção de alta pressão 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior). Essa evolução permite uma atomização superior da mistura, garantindo uma queima mais eficiente e com menos resíduos. O novo injetor de sete furos, centrado no cilindro permite um spray simétrico na câmara de combustão. O sistema de injeção foi desenvolvido em conjunto com a otimização da cabeça do pistão para obter uma melhor eficiência na combustão.
• Novo cabeçote, com novo design privilegiando um melhor enchimento dos cilindros. O circuito de água também foi modificado para assegurar a confiabilidade termo-mecânica do cabeçote. Somado à uma nova árvore de comando de válvulas modificada para reduzir as dimensões da parte superior do motor bem como suportar o torque adicional necessário para movimentar a bomba de injeção de alta pressão (2.000 bar).
• Sistema de resfriamento do EGR foi otimizado para aumentar sua capacidade de resfriamento. Um radiador com maior capacidade de resfriamento, by-pass pelo cabeçote e válvula EGR resfriada o que contribui com redução de NOx / CO2.
• Coletor de admissão redesenhado para aumentar a turbulência otimizando o enchimento dos cilindros.
Para redução de atrito, várias peças foram otimizadas:
• Bomba de óleo variável que permite a variação do fluxo de óleo conforme o regime do motor com consequente redução da potência requerida e consumo de combustível.
• Pinos e saias dos pistões com revestimento em DLC.
• Anéis de pistão com redução das forças axiais.
• Anéis de vedação com redução de atrito
Essa evolução da motorização também permite uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com a excelente marca de 10,4 km/l no ciclo urbano, permitindo uma economia de, aproximadamente, R$ 6.000 de combustível por ano, considerando um cliente que roda 50.000 quilômetros em 12 meses. Além disso, a nova motorização incorpora o sistema AdBlue, de injeção de ureia, para o tratamento de gases nocivos, reduzindo as emissões e atendendo à legislação LEV7.
Outras tecnologias presentes nesta motorização:
• Turbo de geometria variável, que controla o fluxo de gases que passam pela turbina de forma que a quantidade de ar admitida seja otimizada mesmo em baixas rotações.
• Duplo comando de válvulas (DOHC), tuchos hidráulicos e balancins roletados – reduzindo os atritos internos – e acelerador eletrônico, que permitem uma dirigibilidade superior.
• Common Rail (duto comum), que envia o combustível em alta pressão por uma via única para os quatro bicos injetores, enquanto a eletrônica faz todo o controle de vazão de combustível (tempo e ponto de injeção), garantindo a máxima eficiência em diferentes cenários.
A transmissão é manual de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca com ótima ergonomia no painel. Com escalonamento de marchas privilegiando o torque, traz sexta marcha do tipo “overdrive”, mais longa, para garantir conforto na estrada, melhor consumo e uma velocidade final satisfatória.
Tecnologia para mais segurança
A nova Master 2023 recebeu um completo pacote de segurança ativa que garante a segurança dos ocupantes em diferentes condições de rodagem e que está presente em todas as versões do modelo. Agora, o modelo é equipado com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.
Além desta tecnologia, a nova Master passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo em condição de carga máxima. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Master traz ainda o Assistente de Tração de Reboque (TSM), sistema que detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto, garantindo a segurança nesta condição de rodagem. Outra novidade é Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD), que auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS trazem ainda a tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira.
O Controle Adaptativo de Carga (LAC), outra novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. Outro sistema que é inédito na Master é o Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS), que identifica condições de forte vento lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem.
Os faróis com luzes diurnas de rodagem (DRL), garantem a visibilidade do veículo por pedestres e outros veículos, mesmo em condições adversas de iluminação, tanto na cidade, como na estrada.
Versatilidade e amplo espaço
Com diferentes configurações, o novo Master 2023 oferece diversas soluções de aplicação para os clientes, por trazer três opções de comprimento e duas de altura do teto, bem como as versões Furgão, Chassis, Vitré e Minibus.
A opção Furgão, possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm à 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).
A versão Vitré, por sua vez, traz os vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura.
Na versão Chassis, o cliente tem a opção de aplicar diferentes implementos ao Master, tendo um veículo prático, que não necessita de habilitação especial para condução e que não possui limitações de rodagem em perímetro urbano. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 M3.
Para quem busca uma solução de transporte confortável e espaçosa, a versão Minibus já chega pronta para isso. Com 16 lugares, acabamento de alta qualidade, interior espaçoso e confortável, o modelo traz um prático porta-malas de 1.000 litros – sem redução do número de ocupantes, sistema de ar-condicionado com dutos laterais permitindo a correta climatização dos passageiros e bancos reclináveis em até 29º, além de iluminação individual.
Menor custo de manutenção do segmento
Nacional, a nova Master foi desenvolvida para oferecer o menor custo de manutenção da categoria, pois traz componentes de alta durabilidade e qualidade como:
• Corrente de distribuição concebida para durar toda vida útil do veículo
• Líquido de arrefecimento com resistência de 160 mil km
• Intervalo de manutenções de 20.000 km
• Sistema OCS – Oil Control System – que detecta o uso severo do veículo (velocidades abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo) e indica a necessidade de antecipação da revisão
• Sistema GSI – Gear Shift Indicator – indicador de momento ideal de troca de marchas, que, se usado corretamente, pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo de combustível, além de aumentar a durabilidade do conjunto mecânico.
• Fabricado nacionalmente o que reduz o tempo de imobilização do veículo por conta de troca de peças.