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Scania apresenta novos motores de 13 litros

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Consorcio-Fenatran2024

Sem perder as características tradicionais da marca, a Scania escolheu o Brasil – seu principal mercado – e a Fenatran para o lançamento mundial de sua nova plataforma de motores de nove e 13 litros, preparada para atender a todas as normas de emissões vigentes no mundo, inclusive a mais avançada, a Euro 6.

Os motores também são mais econômicos e potentes. Na versão de nove litros com cinco cilindros, as potências são de 250 e 310 cv, com torques de 1.150 e 1.550 Nm.

Já os motores de 13 litros têm seis cilindros e potências de 360, 400, 440 e 480 cv, com torques de 1.850, 2.100, 2.300 e 2.400 Nm, a partir de 1.000 rpm. Uma ligeira alteração no diâmetro e no curso dos pistões, além de um aumento na cilindrada, proporcionaram um ganho de 9% no torque e 5% na potência.

As características tradicionais dos motores Scania, já conhecidas nos atuais propulsores de nove, 11 e 12 litros, não foram alteradas. Assim, permanecem os cabeçotes independentes, o eixo de comando localizado em uma posição elevada no bloco e as engrenagens de sincronização na parte traseira. Muitos componentes são compartilhados tanto pelos motores em linha quanto pelos V8, o que contribui para facilitar a reposição de peças.

Outra novidade da linha 2012 é a terceira geração da caixa automatizada Opticruise, que facilita a troca de marchas e a correção de eventuais desvios na condução. A versão chega com um software mais inteligente e reduzido número de componentes.

“O software foi baseado no comportamento de bons motoristas ao volante e procura antecipar o que estes motoristas fariam em determinada situação, considerando velocidade, inclinação, carga e outras variáveis”, explicou Celso Mendonça, gerente de Pré-vendas da Scania.

Os controles são integrados na alavanca à direita do volante e a caixa pode vir equipada com ou sem pedal de embreagem, dependendo da aplicação ou da preferência do cliente.

O sistema de freio auxiliar Retarder ganhou maior potência de frenagem. O torque máximo aumentou para 3.500 Nm e em baixos níveis de giro aumentou 40%.

A garantia de dirigibilidade e desempenho em baixos níveis de giro, incluindo as mudanças de marcha, também são características dos novos motores e proporcionam melhoras no consumo de combustível em velocidade de cruzeiro.

A Scania também passa a ter o caminhão mais potente do mercado, mantendo os motores V8 de 16 litros e duas opções de potência, de 560 e 620 cv, com torques de 2.700 e 3.000 Nm respectivamente.

CAMINHÃO A ETANOL – A Scania apresenta também o semipesado P 270, único caminhão do Brasil movido apenas a etanol. Com ignição por compressão e desempenho típico dos motores a diesel, o caminhão é equipado com motor de nove litros de 270 cv e 1.250 Nm de torque já a partir de 1.100 rpm.

Alimentado pelo combustível E95, mistura de 95% de álcool hidratado com 5% de aditivo que atua como ignitor da combustão, o caminhão atende a legislação de emissão de poluentes Euro 5 e ainda emite até 90% menos gás carbônico.

Seu destino são os chamados “clientes verdes”, que querem ou precisam associar suas marcas à responsabilidade ambiental e estão dispostos a pagar de 15% a 18% a mais que num modelo a diesel. O consumo também chega a ser 40% maior.

A exemplo do que já acontece em São Paulo desde maio com os primeiros 50 ônibus brasileiros movidos a etanol, os caminhões terão que ter abastecimento dedicado em garagens ou pontos de apoio.

Truckscontrol
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4 Comentários

  1. ola tenho uma duvida se o motor é movido a etanol  entao ele o consumo é amais do que o motor a diesel então a vantagem é o diesel por que ele reduz as paradas para abastecer o etanol aumenta mais o etanol e mais puro e polui menos 

  2. ola, o dia que eu ficar rico, Deus me ajudar, quero uma scania igual a essa só pra eu usar como veiculo de passeio e demostrar o que uma marca de sucesso faz para tem tanto sucesso…

  3. vinicius roberto diniz silva on

    Até quem fim as montadoras estão colocando no nosso pais caminhoes de maior potencia, carretas de até 74 toneladas sendo puchados muitas veses por cavalos de até 420 só, temos mercado para caminhoes acima de 500 cv a maisde 10 anos, pena que só agora elas resolveram traser esses motores, mais atés tarde do que nunca, fica aqui meu recado.

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