DAF - Oportunidade 2024

Transit elétrica tem custo operacional 40% mais baixo

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Consorcio-Fenatran2024

Veículo da Ford também conta com sistema de proteção em casos de alagamentos

A Ford Transit Elétrica – a E-Transit – oferece um custo operacional 40% inferior quando comparada com sua versão a combustão. O gerente de Desenvolvimento de Produtos da montadora, Daniel Santos, explica como é possível chegar a essa economia em entrevista para a Revista Carga Pesada.

“Quando a gente fala em 40% menos de custo de operação, de onde vem isso? Primeiro, quando nós comparamos um veículo a diesel versus um veículo elétrico, eu tenho 86% a menos de componentes. menos desgaste, menos necessidade de parada, menos manutenção. Não preciso trocar filtro de óleo, filtro de ar, um monte de coisa que um veículo a combustão precisa. É por isso que a gente realmente consegue reduzir bastante esse custo.”

Ele também mostra como é a solução que a Ford desenvolveu para evitar danos ao sistema elétrico nas situações em que o veículo tiver de enfrentar alagamentos. Veja no vídeo:

A E-Elétrica começará a ser comercializada a partir de R$ 542 mil durante a Fenatran, de 4 a 8 de novembro, em São Paulo.

Além do modelo furgão, que desde 2022 vem sendo testado em um programa piloto com frotistas, a van elétrica inclui uma inédita versão chassi cabine – a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 t.

“A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A eletrificação é uma tendência que vem crescendo no mundo e também no Brasil. No curto prazo, a E-Transit tem como potenciais clientes empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional.

Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação.

E-Transit Furgão e Chassi

A Ford E-Transit é oferecida em duas versões, furgão e chassi, ambas equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm. Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.

Outra vantagem é a autonomia superior à das concorrentes do mesmo segmento, de 317 km (WLTP). A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil.

Como diferenciais, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°. Também é a única com três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio –, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional.

O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.

A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg.

Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Tanto a furgão como a chassi chegam com preço a partir de R$ 542.000 e condições especiais de venda, com garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.

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