O Cargo Power 2431 6×2 está à frente das grandes ambições da Ford para 2018
A Ford Caminhões lançou o trucado estradeiro Cargo Power 2431 6×2, que promete oferecer a melhor combinação de desempenho e economia aos transportadores, na sua condição de caminhão médio, com peso bruto total de 24 toneladas, mas equipado com o novo motor Cummins ISB 6.7, de 306 cv, anunciado como o mais potente do mercado na faixa de até 7 litros.
O Cargo Power 2431 conta com a opção de transmissão manual ou automatizada Torqshift. Traz também aprimoramentos no cardã, no eixo traseiro e na embreagem, reforçados para trabalhar com o torque maior do motor. Na prática, segundo a Ford, suas vantagens se traduzem em maior agilidade nas retomadas e segurança nas ultrapassagens, que aumentam a produtividade das viagens com a mesma eficiência no consumo de combustível.
“O Cargo Power 2431 é um lançamento que reforça a nossa proposta de trazer produtos inovadores para o mercado, com soluções focadas nas suas reais necessidades”, diz João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul. “O seu projeto foi desenvolvido a partir do desejo dos clientes de ter um veículo mais potente e eficiente sem abrir mão da economia, para ser líder do segmento.”
OFERTA – Como oferta especial de lançamento, a Ford colocou à venda os primeiros 500 caminhões 2431, com seus 306 cv, pelo mesmo preço do modelo de 290 cv. Além disso, a marca tem um programa de financiamento subsidiado para toda a sua linha 6×2: na modalidade de crédito direto ao consumidor (CDC), a taxa é de 0,96% para pagamento em 48 meses, com entrada de 20% e 90 dias de carência.
A VOZ – O Cargo Power 2431 é produzido nas versões com transmissão manual de 9 marchas ou transmissão automatizada Torqshift de 10 marchas. Ele foi desenvolvido a partir de uma extensa pesquisa com transportadores nas principais rotas do Brasil, aprimorando as características que eles mais buscam no desempenho do veículo.
De acordo com a Ford, seu projeto é resultado de um trabalho de dois anos que envolveu 400 mil km de testes de desenvolvimento e durabilidade, tanto no Brasil como em regiões de altitude da América do Sul, usando a experiência da engenharia da Ford Caminhões.
O motor ISB 6.7, com 306 cv (a 2.100 rpm) e torque de 1.100 Nm, é o mais potente do mercado na faixa de 7 litros e oferece torque elevado já em baixa rotação, disponível numa faixa ampla de 1.100 a 1.900 rpm. Com isso, proporciona agilidade nas retomadas e segurança nas ultrapassagens, com consumo igual ou menor que os modelos concorrentes.
Outra característica do novo motor é o sistema de tratamento de emissões com Arla, o que representa, afirma a Ford, maior tolerância à variabilidade do combustível e um custo total menor comparado aos concorrentes com sistema EGR.
ASSISTÊNCIA – O Cargo Power 2431 conta com a assistência pós-venda dos mais de 100 distribuidores da Rede Ford Caminhões no Brasil. O modelo dispõe do pacote de manutenção Ford Service que oferece três opções de contrato ao cliente, incluindo revisões (Class), revisões e itens de desgaste (Plus) ou assistência completa (Prime).
O Cargo Power também já vem de fábrica com o sistema de telemetria Fordtrac ativado, que inclui funções de monitoramento e segurança, e contará futuramente com uma central de monitoramento para acompanhar o veículo em tempo real com equipe de apoio técnico.
A LINHA COMPLETA – O 2431 é o carro-chefe de uma linha de médios e pesados Cargo Power da Ford composta por seis modelos equipados com o novo motor de 306 cv e capacidade de 17 a 31 toneladas de peso bruto total, com tração 4×2, 6×2, 6×4 e o inédito 8×2, que será apresentado em breve.
Ela inclui os modelos: Cargo Power 1731 rígido, Cargo Power 1731T cavalo mecânico, Cargo Power 2631 6×4, Cargo Power 3131 6×4 e Cargo Power 3031 8×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift. A Ford também continuará a oferecer a opção do Cargo 2429 6×2 com motor de 290 cv, que foi o terceiro mais vendido do segmento no ano passado, com 1.007 unidades.
“Nosso objetivo com o lançamento da linha Cargo Power é conquistar a liderança do segmento 6×2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, afirma Guilherme Teles, gerente de marketing da Ford Caminhões.
A marca trabalha este ano com uma projeção de crescimento da ordem de 22% no segmento de caminhões com chassi rígido e estima um avanço de 43,5% no total da indústria, com 74 mil veículos.