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Alta dos custos pode provocar queda na venda de caminhões

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Na visão da Volvo, pressão nos preços de insumos e juros de longo prazo altos são fatores de atenção

A Volvo reuniu a imprensa nesta quinta-feira (16) em São Paulo para apresentar seu balanço de 2022 quando a marca manteve a liderança em pesados, considerando caminhões que transportam acima de 16 toneladas, com destaque para o FH 540, o caminhão mais vendido do Brasil. Mas usou de cautela para falar do mercado em 2023.

A estimativa da montadora é que os números sejam menores que 2022 quando as vendas foram turbinadas pela pré-compra de modelos Euro 5 ante a chegada dos Euro 6 em janeiro deste ano. No ano passado as vendas totais dos modelos acima de 16 toneladas somaram 98 mil unidades. Este ano a previsão nesta faixa de potência é de 75 mil unidades, número que ainda assim é considerado positivo considerando ser este “um ano de acomodação”.

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina

“O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas desse ano. Além disso, pesam também as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Em caminhões a Volvo teve mais um ano histórico. Além de liderar o mercado de pesados, pela primeira vez a marca ficou à frente também na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados. No total, a Volvo entregou 24.093 caminhões (crescimento de 10%), sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados. “Ficamos com 29% de market share, quase um terço do mercado de pesados. É uma marca histórica”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.

Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.

Com 8.317 unidades emplacadas na versão 540cv, o modelo Volvo FH foi mais uma vez o caminhão mais vendido do Brasil. Além disso, o modelo ocupou o topo do ranking de vendas de caminhões pesados no País pela 10ª vez, sendo a quinta consecutiva, período em que também liderou em todas as categorias de peso. Em semipesados, o Volvo VM 270 brilhou como o modelo mais emplacado em sua categoria, com 4.732 unidades licenciadas.

Na América Latina outros mercados de destaque foram o Peru, com 1.902 entregas (crescimento de 17%) e Chile, com 1.687 entregas (crescimento de 25%). Ao todo, a Volvo entregou mais de 31 mil caminhões nos diversos países do continente, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% desse volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo.

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A divisão de serviços financeiros da Volvo (VFS) repetiu

Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul

os bons resultados que vêm alcançando nos últimos anos, fechando 2023 com uma carteira total de R$ 18,3 bilhões em ativos, uma elevação de 45% na comparação com o exercício anterior. Com uma participação de 38% nas entregas da Volvo, a VFS experimentou um aumento de 37% nos financiamentos, tendo inclusive um crescimento nas operações voltadas para peças e serviços. Mais uma vez houve recorde na comercialização de seguros, com R$ 152 milhões em prêmios. Outro destaque foi a criação da Locadora Volvo, que firmou contratos de 200 unidades logo nos primeiros meses de operação. “Somos a divisão de serviços financeiros da marca e estamos sempre oferecendo novas soluções completas e flexíveis que atendam às demandas do mercado”, declara Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul.

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