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Brasil Central escolhe Actros pela robustez

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Empresa de Rio Verde (GO) adquiriu 100 unidades do modelo 2651 Megaspace

O Actros, modelo top de linha da Mercedes-Benz, vem conquistando seu espaço no concorrido mercado dos pesados, sobretudo no agronegócio. A Transportadora Brasil Central, de Rio Verde (GO), adquiriu 100 unidades que serão entregues ao longo do ano, sendo 70 para renovação da frota e 30 para ampliação.
As condições comerciais e a possibilidade de incluir os seminovos no negócio ajudaram. Mas o diretor geral da empresa, Glorivan Parreira França, chama a atenção para o principal diferencial do caminhão: a robustez, fator decisivo para quem trafega nas difíceis condições do Centro-Oeste com rodotrem de nove eixos: “Testamos o Actros por um ano e tivemos um excelente resultado. Trefegamos por rodovias como a BR-163, que exige um esforço muito grande do caminhão. O Actros tem um chassi reforçado, além do câmbio e do diferencial que aguentam o tranco”, destacou.
Outra razão determinante foi a média de consumo, que melhorou bastante na comparação com o modelo anterior, o 2644, também testado pela empresa: “Hoje, o Actros concorre em igualdade de condições com Scania e Volvo, tanto em economia quanto em conforto para o motorista. A cabine Megaspace tem piso plano, vem com geladeira e uma cama muito boa, detalhes importantes já que o caminhão é a segunda casa do motorista”, destacou Glorivan.
Para ele, o Actros melhorou muito nos últimos anos ao atender às necessidades e sugestões de quem transporta cargas pelo País: “A Mercedes-Benz ouviu nossas opiniões e efetivamente está entregando um novo extrapesado”.
Além da cabine Megaspace, o Actros 2651 6×4 vem equipado com recursos tecnológicos que garantem mais segurança e eficiência na operação, como Controle de Proximidade, Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem e Assistência Ativa de Frenagem (ABA).
Foi o caminhão mais vendido pela Mercedes-Benz em 2018, especialmente para o agronegócio: “O setor é o que mais puxa as vendas deste extrapesado. Foram mais de três mil unidades emplacadas, o que significa 325% de crescimento em relação ao ano anterior”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.
Com uma linha completa de caminhões, dos leves aos pesados, a Mercedes-Benz também oferece aos clientes soluções em peças e serviços. São três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), Planos de Manutenção, Serviço Dedicado Conectado, sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard, financiamentos do Banco Mercedes-Benz, planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.
SAFRONA – Fundada em 1980, a Brasil Central tem uma frota de 280 caminhões tracionando basculantes e graneleiros que fazem o transporte de soja, milho e fertilizantes em nove Estados. Deste total, com a nova aquisição, 60% são da marca Mercedes-Benz. Em 2018, a empresa movimentou mais de três milhões de toneladas e estima para este ano um crescimento de 10%, tanto em faturamento quanto em volume de carga transportada.
“Houve uma redução na safra de soja do Centro-Oeste na ordem de cinco milhões de toneladas. Mas, para compensar, a soja foi colhida mais cedo e 60% da safra de milho já está plantada, o que deve compensar esta perda. O milho produz mais por hectare que a soja e, com isso, a safra de milho no Brasil já é maior, ou seja, a safrinha virou safrona”, esclarece o empresário que também atua no ramo do agronegócio.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz

A grande experiência neste tipo de operação já tem sucessor na Brasil Central. O filho Diogo França, que cuida da área operacional da empresa, apresentou um comparativo interessante que demonstra como a qualidade do pavimento influencia diretamente no consumo do caminhão. Rodando em rodovias sem pavimentação como a nova rota do Pará com os rodotrens de nove eixos, o consumo médio do caminhão vazio é de 1,7 a 1,8 quilômetro por litro. Carregado, cai para 1,45 a 1,5 quilômetro por litro. Já quando descem para Santos ou Paranaguá, os números mudam: 2,1 quilômetros com o veículo vazio e 1,8 carregado.

Mercedes-Benz investe em nova fábrica de cabines 4.0

Óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto são algumas das ferramentas inovadoras na linha de montagem de caminhões e cabines da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo. A montadora inicia no Brasil uma nova era da interação entre homens e tecnologia com o conceito 4.0 de produção.
Os colaboradores estão no comando, assegurando padrões de qualidade, produtividade e flexibilidade para atendimento aos clientes. “Há pouco menos de um ano, inauguramos nesta planta a nova linha de montagem de caminhões, trazendo grande impacto para o setor de veículos comerciais no País, com a implantação pioneira e efetiva de conceitos da indústria 4.0”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
“Agora, com a linha de cabines, estamos dando mais um passo histórico e decisivo, que terá continuidade, porque iremos avançar para a produção de agregados, como motores, câmbios e eixos, e também de chassis de ônibus.”

Nova linha de montagem: “produtividade e flexibilidade”

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