DAF - Oportunidade 2024

DAF aposta na Fenatran para consolidar marca

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Revista Carga Pesada

 

Presente no País há menos de cinco anos, a DAF é uma das duas únicas montadoras que confirmaram presença na Fenatran – 20º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 9 a 13 de outubro em São Paulo. Devido à crise e, alegando que o evento tem custo muito elevado, a maioria das montadoras diz que não irá participar. Além da DAF, só a Volvo confirmou que irá.

” Estamos  chegando com uma nova marca no mercado. Por isso, a gente não pode se dar o direito de não estar presente no maior evento do setor de transporte da América Latina,  nossa realidade é muito diferente da dos concorrentes”,  afirmou à Carga Pesada a gerente de Marketing da DAF, Rúbia Ribeiro. A marca só começou a produzir no Brasil, na fábrica de Ponta Grossa (PR), em 2013. E briga para obter maior participação no mercado.

A gerente considera que, por um lado, a ausência das demais marcas enfraquece a Fenatran.  Mas, por outro, a empresa terá mais oportunidades de fechar negócios. “É mais uma mostra do nosso compromisso com o mercado brasileiro”, declara.

A organização da feira afirma que ainda está negociando com as montadoras e que haverá novas confirmações. Mas, a Mercedes-Benz, por exemplo, já descartou essa possibilidade. “A Mercedes não vai participar da Fenatran”, declarou o presidente Philipp Schiemer, durante a inauguração da nova concessionária Savana de São José dos Pinhais (PR). “Estamos operando com apenas 55% da capacidade, ou seja, com ociosidade de 45%. Isto nos obrigou a fazer ajustes internos nos quadros de funcionários, portanto não é o momento de participar de feira.”

DAF (2)

Tradicionalmente, a Mercedes-Benz participa com um dos maiores estandes do evento que acontece no Anhembi em São Paulo: “Esta participação tem um custo elevadíssimo, e não consigo justificar, falando para os funcionários que temos que fazer sacrifícios e do outro lado fazer uma festa. Não tem cabimento. Decisão difícil, mas decisão tomada.”

A Fenatran é uma iniciativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea),  da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), e da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Nenhuma das entidades revela o custo da participação. Reportagem publicada recentemente pela Agência Estado diz que, dependendo da área, um estande na Fenatran custa entre R$ 5 milhões a R$ 10 milhões, valor que inclui aluguel, montagem, pessoal e infraestrutura.

Questionada pela Carga Pesada, a Anfavea respondeu por meio de sua assessoria que, “por enquanto”, o posicionamento da entidade é de apoio à feira e que “cabe a cada montadora decidir se participa ou não.” Também pela assessoria, a Reed disse que somente o presidente Juan Pablo De Vera poderia falar a respeito das críticas de que o custo para o evento é muito alto. Mas ele está em viagem ao exterior e não poderia atender a Carga Pesada.

Na mesma reportagem publicada recentemente pela Agência Estado, De Vera disse que a expectativa é de que a feira atraia 60 mil visitantes, muitos deles de outros países. “Entendo a atitude das empresas que não vão participar, mas quem estará presente saberá aproveitar a oportunidade e terá seus holofotes”, afirmou o presidente da Reed.

 

Truckscontrol
Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário