VWCO Meteor da Paixão

DAF quer 10% do mercado em cinco anos

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

 

Nelson Bortolin

Chegar a 10% de participação no mercado brasileiro de caminhões em cinco anos foi a ambiciosa meta anunciada nesta segunda-feira (9) pelos executivos do grupo norte-americano Paccar. Eles estiveram em Ponta Grossa (PR) para lançar a pedra fundamental de sua primeira fábrica no País.

Os três modelos a serem produzidos aqui, a partir do segundo semestre de 2013 quando a unidade será inaugurada, são os caras-chatas da marca DAF, já fabricados e comercializados pelo grupo na Europa. Para o mercado norte-americano, a Paccar produz as marcas de bicudos Kenworth e Peterbilt.

Em seu discurso, o CEO Mark Pigott afirmou que, numa parceria com o governo do Paraná, a DAF irá buscar a liderança do mercado nacional brasileiro e da América do Sul. “Esta é uma jornada que será medida em décadas”, declarou. A fábrica começa a ser construída na próxima semana num terreno de 500 hectares, às margens da PR 151, a cerca de 215 quilômetros de Paranaguá.

Os investimentos do grupo, que tem 16% de market share na Europa e 25% nos Estados Unidos, serão de R$ 360 milhões.

O presidente da DAF no Brasil, Marco Antônio Dávila, disse que a fábrica terá capacidade para produzir 20 mil veículos anualmente, mas irá fabricar de 800 a mil caminhões no seu primeiro ano.

Seus principais fornecedores serão ZF (transmissões), Meritor (eixos), Automotiva Usiminas (cabines) e Randon (suspensão, freios e quinta-roda).

Questionado sobre a chegada ao Brasil também de várias marcas chinesas, Dávila afirmou que os caminhões DAF têm uma “filosofia muito distinta”. “Trabalhamos com alta qualidade e conforto para o motorista. Ficamos num mercado diferente. Não estamos preocupados em competir com preço. Nossos clientes apreciam qualidade e valor de revenda”, defendeu.

O diretor comercial, Michael Kuester, garantiu que, até a inauguração da fábrica, haverá entre 60 e 70 concessionárias em todo o País. “Estamos negociando com 50 grupos”, contou.

Clique aqui e conheça os modelos DAF que serão produzidos no Brasil, apresentados na última Fenatran.

Governador do Paraná, Beto Richa, entrega licença ambiental ao CEO Mark Pigott

Marco Antonio Dávila, presidente da DAF do Brasil

Truckscontrol
Compartilhar

5 Comentários

  1. numero de revendas e primeiro passo para o sucesso mas o principal sera abertura para mannutençao nos fim de semana nem para isto pare na segunda e asociarce em atender outras marcas junto manutençao de semi reboques ( carretas )todos por um e um porm todos um chopin de consertos cold express ladair michelon rua carlos jose michelon ,293 sao pauloconsultor em modais para transportes

  2. Que bom mais uma montadora de caminhoes para o mercado brasileiro isso é muito bom. Eu ja fui dono de o2 bi-trens e hoje gostaria de conhecer outras marcas. Seja bem vindos ao parana e boa sorte. Me convide para inauguraçao

Deixe um comentário