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Raízen compra 524 caminhões da Mercedes-Benz

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238 caminhões extrapesados Axor 3344S 6×4 já estão em operação e foram adquiridos por um pool de empresas que realizam o transporte de cana-de-açúcar para a Raízen

A Mercedes-Benz realizou a venda de 524 caminhões para operações fora de estrada na Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional. Desse volume, 286 unidades são do modelo Atego 2730 6×4 e foram vendidas à Borgato, uma das maiores locadoras de equipamentos pesados do País, para uso em serviços de apoio à produção de cana-de-açúcar. As entregas do Atego começaram em abril e vão até setembro. Além disso, 238 caminhões extrapesados Axor 3344S 6×4 já estão em operação e foram adquiridos por um pool de empresas que realizam o transporte de cana-de-açúcar para a Raízen.

Ian Dobereiner, da Raízen, e Roberto Leoncini da Mercedes-Benz

Ian Doberfiner, diretor da Raízen, explica o porquê da escolha da marca. Segundo ele, a parceria com a Mercedes-Benz converge para o objetivo da Raízen de busca incessante pela eficiência. “A decisão de comprar esses caminhões se deu em primeiro lugar devido ao reconhecimento da qualidade e excelência Mercedes-Benz. Em segundo, porque conhecemos bem a parte técnica do veículo. Tem tudo a ver com a operação dura de campo que a gente tem”, afirmou.

Em terceiro lugar, enumerou, vem a tecnologia embarcada. “A telemetria traz para a gente uma série de informações relevantes que vão ajudar a aumentar nossa eficiência na operação”, disse. Ainda citou o pós-venda. “O contrato de manutenção que a gente firmou foi decisivo na compra. E outro ponto importante é o grupo de instrutores que a Mercedes-Benz tem e que nos ajuda a tirar o melhor do equipamento”, ressaltou.

A cabine também merece destaque, segundo o diretor. “Ela oferece conforto e segurança para nosso motorista. E nós nos preocupamos muito com isso.”

RELACIONAMENTO

“Esse expressivo volume de venda é resultado do ótimo relacionamento que mantemos com a Raízen, para quem, neste caso, desenvolvemos e aprimoramos soluções focadas no transporte canavieiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A opção por caminhões da nossa marca mostra que esse trabalho está dando ótimos frutos. Além disso, a venda de um grande volume de caminhões é mais um sinal da força do agronegócio e do seu papel essencial na retomada do crescimento econômico do País”.

Com base no compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, a Empresa tem adequado seus produtos, processos e práticas de negócio com um olhar adequado a cada uma das necessidades dos clientes e isso gera confiança. Daí a indicação dos caminhões da marca para a renovação de frota pelas empresas que prestam serviços à Raízen.

Para Roberto Leoncini, também é por posturas como essa que a marca Mercedes-Benz vem ganhando cada vez mais destaque no agronegócio. “Nossos caminhões são reconhecidamente eficientes e produtivos nas atividades de transporte do setor. Além disso, oferecemos uma ampla gama de serviços para que nossos clientes potencializem o aproveitamento de suas frotas, otimizando os custos operacionais e assegurando a rentabilidade desejada”.

Gestão de frota da Raízen está focada na logística e transporte

A Raízen adotou um modelo de terceirização da prestação de serviços de transporte em suas operações, tanto para a produção de cana-de-açúcar, quanto para atividades de apoio no campo. A empresa, no entanto, é quem cuida da gestão da logística e transporte. É quem define os modelos de caminhões adequados às suas necessidades, realiza comparativos e testes e ainda estabelece os procedimentos de operação dos veículos no dia a dia. Também atua na negociação comercial dos caminhões, definindo as condições de aquisição que serão praticadas pelos transportadores ou locadores contratados.

Esse modelo de gestão permite maior foco na atividade de transporte e logística e não na propriedade dos veículos. No entanto, é a Raízen quem define todas as condições e exigências, entre elas a renovação constante de frota.

Suporte de peças e serviços pesou a favor da Mercedes-Benz

O abrangente portfólio de peças e serviços oferecido pela Mercedes-Benz, bem como o atendimento especializado oferecido pelos Concessionários, pesaram a favor da marca na escolha dos caminhões Axor e Atego para o transporte de cana-de-açúcar e a prestação de serviços no campo.Raízen indicou a contratação do Plano de Manutenção “Complete”, o mais abrangente da marca, para todos os 238 caminhões Axor, que rodam 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo menos durante 9 meses por ano, conforme as safras. Ou seja, o caminhão não pode parar ou, se for o caso, parar o mínimo necessário para reparos ou revisão.

Todos os caminhões Axor também contam com os serviços do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard da Mercedes-Benz. Isso permite uma melhor gestão dos veículos e dos motoristas. Com o monitoramento online, a Raízen pode acompanhar o desempenho do veículo, o consumo e o comportamento do motorista de forma instantânea. Anteriormente, precisava aguardar os relatórios que, às vezes, chegavam dias depois da operação. O cliente ganha tempo e otimiza as análises, com potencial de redução de consumo.

A Raízen também considerou como fatores decisivos em favor da marca o atendimento e a assistência técnica oferecidos pelos concessionários. Além de horário flexível em suas oficinas, alguns concessionários montam oficina em unidades da própria Raízen ou utilizam oficinas-volantes, sempre com o objetivo de atender o cliente com rapidez e qualidade.

Atego e Axor off-road se destacam pela alta disponibilidade

Os caminhões Axor 3344 e Atego 2730 são reconhecidos no mercado pela força, robustez, resistência e produtividade nas severas aplicações fora de estrada.

Os 286 caminhões Atego 2730 6×4 adquiridos para operação na Raízen são da versão plataforma (o modelo também é oferecido ao mercado nas versões basculante e betoneira). A fim de atender a demandas específicas das atividades de apoio no campo, os caminhões receberam tomada de força e escapamento vertical. Os veículos serão utilizados, por exemplo, para transporte de produtos e materiais até às áreas de produção de cana-de-açúcar, bem como para operação como munck, reboque, bombeiro, carro pipa e outros implementos.

Disponível nas versões cavalo mecânico, plataforma e basculante, o Axor 3344S 6×4 off-road é especialmente indicado para os setores canavieiro, madeireiro, mineração e grandes obras de infraestrutura e construção civil, bem como para operações logísticas. Como resultado do conceito ECONFORT da Mercedes-Benz – filosofia de desenvolvimento que trouxe novo padrão de economia, conforto, força e desempenho para o transporte de cargas – toda a linha Axor off-road passou a contar com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift e com os bancos mais modernos e confortáveis do mercado, assegurando um alto padrão de conforto para o motorista.

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