DAF - Oportunidade 2024

Volvo mantém plano de investir R$ 1 bi

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Previsão do presidente da montadora, Wilson Lirmann, é de crescimento de 10% nas vendas em 2017 no Brasil

Desenvolvimento de novos produtos e modernização da rede de concessionários. Estes são os principais focos do investimento de R$ 1 bilhão que a Volvo fará até 2019 na América Latina. O Brasil deve ficar com pelo menos 90% do total.

A previsão foi apresentada pelo presidente da Volvo, Wilson Lirmann, na tradicional coletiva anual de balanço e perspectivas que foi realizada em fevereiro, em São Paulo: “Mantivemos em 2016 nossa posição de liderança em segmentos importantes, mesmo num ambiente econômico muito difícil e de forte retração. Mantemos nossa confiança no mercado e acreditamos em um crescimento de 10% nas vendas para 2017”, afirmou Lirmann.

As expectativas de recorde na safra de grãos, queda nos juros, previsão de crescimento de 1% na indústria (houve queda de mais de 6% no ano passado) e retomada dos investimentos pela Petrobras são indicadores que permitem prever um movimento de retomada nos negócios e na economia, na visão de Lirmann.
“Acredito que a safra recorde de grãos, mesmo já estando em curso, e a safrinha, que vem a seguir, vão alavancar a venda de pesados. Muitos empresários estão interessados na renovação de veículos adquiridos há três ou quatro anos para reduzir o custo de manutenção que já começa a pressionar”, avaliou.
BALANÇO – Na avaliação dos resultados da marca em 2016 no Brasil, o FH foi líder de vendas no segmento de pesados. Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 460 cv e o FH 540 cv foram os veículos pesados mais vendidos do Brasil, com 1.426 e 1.344 unidades respectivamente. Com um detalhe importante: a montadora também foi líder em preço dos produtos, ou seja, não conquistou a liderança baixando abusivamente os preços.

Lirmann: confiança no mercado está crescendo

“O mercado reconhece a qualidade, a produtividade e a disponibilidade dos caminhões Volvo. Estamos sempre investindo em nossa linha de produtos e soluções para oferecer veículos que garantam mais rentabilidade na operação”, observou Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

A rede Volvo conta atualmente com 94 unidades e em breve vai inaugurar às margens da Rodovia Castelo Branco sua maior concessionária no País: “São casas novas, maiores, com muito mais estrutura para receber os caminhões e os motoristas, melhor localizadas, com técnicos e mecatrônicos altamente capacitados”, disse o presidente Wilson Lirmann.

Braço financeiro do Grupo, a Volvo Financial Services Brasil bateu recorde de vendas em consórcio, alcançando a casa de R$ 1,15 bilhão. Com a alta dos juros do Finame, que ainda teve um peso de 80% nas vendas, o consórcio vem ganhando importância, principalmente entre os clientes que têm alguma dificuldade para aprovação de crédito. Em 2016, o banco da marca financiou cerca de 50% das vendas de veículos.
No segmento de ônibus, a Volvo Bus Latin America ganhou participação nos rodoviários e urbanos e ainda teve boa performance na exportação para países hispânicos que representou mais da metade dos negócios da marca. Ainda no transporte de passageiros, um dos destaques foi o uso dos ônibus elétricos híbridos em Curitiba. Comparado com os ônibus a diesel, o veículo obteve uma redução de 65% de consumo de combustível.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário