A Mercedes-Benz aproveitou a pista construída ao lado do Posto Sakamoto na Via Dutra para promover um test-drive e demonstrar as vantagens do pacote de segurança que pode equipar o extrapesado Actros, seu modelo top de linha.
Denominada versão Megaspace Segurança, o conjunto de sistemas oferece o assistente ativo de frenagem (o Active Brake Assist – ABA – veja vídeo abaixo) que atua em conjunto com um sensor de proximidade e o retarder. Em caso de emergência ou distração do motorista, o sistema reduz automaticamente a velocidade do caminhão, evitando uma colisão. Além disso, um sistema orientador de faixa de rolagem avisa com um alarme sonoro quando o condutor está saindo da sua pista.
Este conjunto de equipamentos é opcional e pode ser adquirido por R$ 15 mil, cerca de 4% do valor médio do caminhão. Segundo testes realizados pela Associação das Seguradoras Alemãs, esta tecnologia de frenagem autônoma pode reduzir em 50% o risco de colisões traseiras.
Ela já é um indicativo do que acontecerá com o caminhão no futuro. No ano passado, durante o Salão de Veículos Comerciais de Hanover na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou seu protótipo de caminhão autônomo, o Future Truck. Um Actros 1845 com sistema autônomo de direção, que o permite rodar a 80 km/h em estradas de longa distância sem que o motorista precise dirigir, embora tenha que estar presente.
Por intermédio de recursos eletrônicos, o caminhão “vê” o que se passa ao seu redor. Radares, câmeras, sensores e a interligação com a rede de dados e internet fazem a leitura de obstáculos, condições da pista, veículos, acidentes e condições climáticas. O sistema analisa esses dados e toma decisões como frear, reduzir, acelerar, desviar e até mesmo levar o veículo para o acostamento para que ele seja parado.
Antes de cada mudança na condução do caminhão, o motorista é avisado através de mensagens. Se sua intervenção for necessária, o sistema também avisa. É mais ou menos a mesma coisa que acontece com os pilotos, nos aviões de grande porte. A Mercedes-Benz já tem o protótipo e acredita que até 2020 o caminhão de direção autônoma será uma realidade. Saiba mais CLICANDO AQUI
DE SÉRIE – O Actros já vem equipado com o gerenciamento inteligente de frenagem, que proporciona respostas até 20% mais rápidas e conta com ABS, ASR, EBD, freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento em rampa e freios a disco. Para operações em estradas de terra, a Mercedes-Benz também disponibiliza a opção do freio a tambor.
Os eixos traseiros sem redução nos cubos para o Actros 2546 6×2 e Actros 2646 6×4 atende as configurações de bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas. A melhora no rendimento mecânico resulta em menor consumo de combustível.
O câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem e sem anéis sincronizadores, vem equipado com sensor de inclinação de via, que proporciona troca de marchas mais rápida e inteligente contribuindo também para a redução do consumo de combustível.
A cabina Megaspace, com piso totalmente plano, tem altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros. O exclusivo ar condicionado noturno, que funciona com o motor desligado, sem consumir combustível, é ideal nas paradas para descanso ou em filas de espera. Essa cabina oferece ainda assento do acompanhante rebatível, rádio e volante multifuncional e 34 porta-objetos.
Equipamento reduz pela metade risco de colisão traseira
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