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2024 foi o segundo melhor ano para a Volvo no Brasil

DAF - Oportunidade 2024
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A montadora emplacou 23.185 veículos, um crescimento de 18% sobre o ano anterior

Reportagem: Vivian Guilhem

O ano de 2024 foi o segundo melhor para a Volvo no Brasil, perdendo apenas para 2022. A informação foi dada pelo diretor-executivo da montadora, Alcides Cavalcanti, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta quarta-feira (12).

No ano passado, a marca foi novamente líder na soma dos segmentos de caminhões semipesados e pesados no Brasil. Foram 23.185 veículos emplacados, crescimento de 18% sobre o ano anterior, assegurando uma participação de mercado de 23,7% no segmento.

Pela sexta vez consecutiva, o FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil. Foram 7.765 emplacamentos. Segundo Cavalcanti, o veículo também é o mais vendido na área de seminovos. “Exatamente porque ele é um caminhão muito robusto, tem uma liquidez muito grande na troca dos caminhões seminovos por novos”, avaliou.

Entre os pesados, o segundo lugar também ficou com um FH, o modelo 460, com 4.956 licenciamentos. Considerando apenas a classe de pesados, a Volvo emplacou 18.838 unidades, o que lhe garantiu crescimento de 20% sobre o ano anterior e 30% de participação no mercado.

Outro destaque da marca foi a linha de caminhões VM, que teve 7.462 emplacamentos. O Volvo VM 290 foi o modelo líder em vendas do País no segmento de semipesados, com 4.026 unidades. “Nossa liderança de muitos anos na soma dos segmentos de pesados e semipesados atesta a confiança dos transportadores na marca Volvo, em nossos caminhões e na estrutura de serviços de nossa rede de concessionárias”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Vocacionais

A liderança da Volvo aconteceu também entre os vocacionais pesados, aqueles caminhões fora de estrada e/ou destinados a aplicações mais severas. A marca teve a maior participação nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44% de market share) e cana-de-açúcar (29% de market share). “Além disso, o VMX, versão off road deste modelo, conquistou muito espaço. Foram 3.000 emplacamentos no ano passado, o que corresponde a 40% do volume da linha VM”, assegura Alcides Cavalcanti.

Planos de Serviços

Outro destaque da Volvo foi em serviços, realizados por meio da rede de concessionárias da marca. Em 2024, nove em cada dez do volume equivalente de caminhões entregues tinham Planos de Serviços Volvo. Atualmente são mais de 50 mil contratos ativos, numa evolução de 10% em relação ao ano anterior.

Os Planos de Serviços são uma ferramenta fundamental para redução de custos operacionais dos transportadores. Sua versão mais completa (Plano Ouro) prevê todo o suporte para a gestão e manutenção da frota, incluindo a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) – com planejamento das paradas e agendamento para manutenções preventivas –, manutenções corretivas, treinamento de motoristas, Volvo Atendimento Rápido (VOAR) e a gestão de frota via Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca. “Os Planos de Serviços não param de crescer. Pela primeira vez na história, atingimos essa marca de cobertura equivalente a 90% dos emplacamentos”, afirma Alcides Cavalcanti.

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